Entre Telas Retangulares e Esféricas: Uma exploração metodológica para a análise de decupagem em conteúdos imersivos
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.962 |
Resumo: | Embora as principais janelas de captação e exibição de cinema e restante audiovisual sejam retangulares, dispositivos capazes de produzir e exibir filmes imersivos têm se tornado mais presentes na última década. Questionamos o que muda na decupagem e montagem de cenas quando uma obra narrativa transita de um suporte retangular para um suporte esférico imersivo, como aqueles vistos em dispositivos de Realidade Virtual. Para a análise, escolhemos dois curtas-metragens de animação, que têm versões oficiais tanto para janelas tradicionais quanto imersivas, disponíveis na plataforma Google Spotlight Stories: Pearl (2016) e Rain or Shine (2016). Como resultados e contribuições do artigo, propomos uma metodologia de análise, aplicamo-la e apresentamos seus resultados no final: o conceito de diegese de atenção, em que os detalhes relevantes de uma narrativa devem ser completados pelo olhar voluntário do espectador imerso. |
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Entre Telas Retangulares e Esféricas: Uma exploração metodológica para a análise de decupagem em conteúdos imersivosBetween Rectangular and Spherical Screens: A Methodological Exploration for the Analysis of Decoupage in Immersive ContentAudiovisualVirtual Realityanimationscene blockingimmersive videoAudiovisualRealidade Virtualanimaçãodecupagemvídeo imersivoEmbora as principais janelas de captação e exibição de cinema e restante audiovisual sejam retangulares, dispositivos capazes de produzir e exibir filmes imersivos têm se tornado mais presentes na última década. Questionamos o que muda na decupagem e montagem de cenas quando uma obra narrativa transita de um suporte retangular para um suporte esférico imersivo, como aqueles vistos em dispositivos de Realidade Virtual. Para a análise, escolhemos dois curtas-metragens de animação, que têm versões oficiais tanto para janelas tradicionais quanto imersivas, disponíveis na plataforma Google Spotlight Stories: Pearl (2016) e Rain or Shine (2016). Como resultados e contribuições do artigo, propomos uma metodologia de análise, aplicamo-la e apresentamos seus resultados no final: o conceito de diegese de atenção, em que os detalhes relevantes de uma narrativa devem ser completados pelo olhar voluntário do espectador imerso.Although the primary shooting and exhibition windows in cinema and remaining audiovisual media are rectangular in shape, devices capable of producing and displaying immersive films have become more present throughout the last decade. We question which changes take place in the scene blocking and editing when a narrative work switches from a rectangular display to an immersive spherical one, such as those in Virtual Reality devices. We choose to analyze two animated short films that have official versions for both traditional and immersive windows, available on Google Spotlight Stories platform: Pearl (2016) and Rain or Shine (2016). As a contribution to the field, we propose an analysis methodology. We apply this methodology and present the results at the end: the concept of diegesis of attention, in which the relevant narrative details must be completed by the voluntary gaze of the immersed spectator.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.962https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.962Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 1 (2023): Immersion and Expanded Spectatorships; 187-204Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 1 (2023): Imersão e Experiências de Recepção Expandidas ; 187-2042183-175010.14591/aniki.v10n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/962http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/962/506Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Barros, TaisTietzmann, Roberto2024-01-26T02:03:36Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:25.548817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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