Design de Padrões Criação, Metodologia e Implementação de Padrões em Tecido
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5811 |
Resumo: | O foco deste trabalho de investigação é a área do Design de Padrões. Tem a particularidade de abordar o plano teórico e pragmático pois orienta-se pelos caminhos da cultura de projeto e não de dissertação. Tem como objetivo dar contributos para a temática e segue etapas que exploram o tema, focando-o no universo da moda em que se destaca o tecido como arte final, contribuindo para o processo criativo na criação de padrões. Deste modo, através da revisão da literatura, formou-se uma base cronológica do conhecimento construído sobre a criação de arte/design para aplicação em tecido, nas vertentes do tingimento, desenho e estamparia, mostrando diversos meios do processo de design, de implementação da cor e do desenho como imagem. A realização de uma história sobre os processos de impressão de tecido e algumas das suas tendências, serve como guia para o designer ter conhecimento do que existe e as evoluções que ocorreram. Estudando casos de designers que abordam a temática e analisando o seu procedimento, foi possível confrontar a teoria e a prática e posteriormente responder gerar conteúdos para responder à questão desta Investigação. Extraído o conteúdo do Estado da Arte procedeu-se com o projeto de criação de uma pequena coleção de lenços estampados, detalhando os métodos usados, definição do tema da coleção, o procedimento da criação do desenho, definindo tamanho, cores e resolução adequada das imagens. A metodologia usada é uma metodologia não interventiva para a revisão da literatura, uma metodologia mista para o estudo de casos, e uma metodologia interventiva que direciona o projeto. |
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Design de Padrões Criação, Metodologia e Implementação de Padrões em TecidoDesign de ModaDesign de PadrõesDesign GráficoPadrãoProcesso de Criação.Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaO foco deste trabalho de investigação é a área do Design de Padrões. Tem a particularidade de abordar o plano teórico e pragmático pois orienta-se pelos caminhos da cultura de projeto e não de dissertação. Tem como objetivo dar contributos para a temática e segue etapas que exploram o tema, focando-o no universo da moda em que se destaca o tecido como arte final, contribuindo para o processo criativo na criação de padrões. Deste modo, através da revisão da literatura, formou-se uma base cronológica do conhecimento construído sobre a criação de arte/design para aplicação em tecido, nas vertentes do tingimento, desenho e estamparia, mostrando diversos meios do processo de design, de implementação da cor e do desenho como imagem. A realização de uma história sobre os processos de impressão de tecido e algumas das suas tendências, serve como guia para o designer ter conhecimento do que existe e as evoluções que ocorreram. Estudando casos de designers que abordam a temática e analisando o seu procedimento, foi possível confrontar a teoria e a prática e posteriormente responder gerar conteúdos para responder à questão desta Investigação. Extraído o conteúdo do Estado da Arte procedeu-se com o projeto de criação de uma pequena coleção de lenços estampados, detalhando os métodos usados, definição do tema da coleção, o procedimento da criação do desenho, definindo tamanho, cores e resolução adequada das imagens. A metodologia usada é uma metodologia não interventiva para a revisão da literatura, uma metodologia mista para o estudo de casos, e uma metodologia interventiva que direciona o projeto.The focus of this research is the area of Design Patterns. It has the particularity to address the theoretical and pragmatic plan, as it is guided by the project of culture ways and not as dissertation. It aims to provide input to the topic and follows steps, which explore the theme, focusing on the world of fashion, which highlights the fabric, as final artwork, contributing to the creative process in patterns conception. Thus, through the literature review, it was formed a chronological knowledge base built on the creation of art / design for use on fabric, in dyeing sheds, design and printing, showing various means of the design process, color implementation and design as an image. The story performing about the fabric printing process and some of its trends, serves as a guide for the designer have knowledge of what exists and developments that have occurred. Studying designers cases, which addresses the topic -and analyzing its procedure, it was possible to confront theory and practice and then answer and generate contents to answer the question of this research. Drawn the State of the Art content, it has proceeded with the creation project of a small collection of printed scarves, detailing the used methods, theme definition of the collection, the design creation procedure by setting the size, colors and the proper resolution of the images. The methodology used is a non-interventionist approach to the literature review, a mixed methodology for the case studies, and an interventional methodology that directs the project.Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deOliveira, Fernando Jorge Matias SanchesuBibliorumPaulo, Renata Matias2018-08-28T15:50:27Z2016-6-62016-07-112016-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5811TID:201771349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:38.940196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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