Protocolo de exploración podológico infantil para pacientes con trastornos del desarrollo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galicia Sitja, Montserrat Elisabet
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/4227
Resumo: Este projeto corresponde ao trabalho final do Mestrado em Podologia Pediátrica da CESPU. Os estágios decorreram em Barcelona através do programa ERASMUS e a experiência é compilada neste trabalho. A motivação deste trabalho reside na inexistência prévia de um protocolo de podologia pediátrica específico para pacientes com Distúrbios do Neurodesenvolvimento. Objetivo: Realizar um protocolo de exame podológico pediátrico para pacientes com Distúrbios do Neurodesenvolvimento e testar sua aplicabilidade no contexto clínico. Metodologia: estudo exploratório. Na primeira parte, há uma revisão sistemática dos testes existentes para avaliação motora das extremidades inferiores e na segunda, a implementação do protocolo e sua aplicação em uma amostra de 27 sujeitos com distúrbios do neurodesenvolvimento na escola de educação especial Can Rigol. São determinados os procedimentos estatísticos para a coleta de dados, bem como a análise qualitativa das notas de campo realizadas durante as explorações. Resultados: Determina-se a elaboração completa do protocolo de exploração em suas duas partes e a necessidade de modificação de quatro itens para melhorar sua aplicabilidade. Conclusões: é apresentado um protocolo de exame podológico pediátrico para pacientes com Distúrbios do Neurodesenvolvimento (DRK). Respondendo ao objetivo secundário de testar a aplicabilidade do Protocolo, podemos afirmar que há indícios para pensar que o protocolo pode ser aplicado, embora sejam necessários estudos mais conclusivos e maiores para melhorar sua aplicabilidade.
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