A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toste, Tomás Almada Pires
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31272
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como campo de estudo o desenvolvimento do raciocínio criativo, e a influência da própria criatividade, na produção criativa de elementos visuais bidimensionais. Dada as diferentes naturezas e possibilidades da composição visual, o seguinte estudo é focado sobre duas áreas da produção visual: Pintura e Publicidade. É então, o objetivo desta investigação, comparar o raciocínio criativo, e o seu desenvolvimento, nas duas áreas, e assim averiguar se existem similaridades e/ou divergências entre cada uma das mesmas, sendo que ambas têm como objetivo a produção de um elemento de comunicação visual, seja este de natureza artística ou comercial. A investigação teve como base a definição e estudo da criatividade, quer como capacidade cognitiva, como estudo filosófico, sendo analisadas diversas características subjacentes à mesma. Depois do levantamento do enquadramento teórico, apresentam-se os conceitos mais relevantes para o tópico de investigação, as principais ideias de suporte à reflexão crítica, assim como algumas questões inerentes à análise sintática do processo criativo. Como casos de estudo, foi realizada uma investigação e análise de dados relacionados com a produção criativa de oito indivíduos, dos quais: quatro pintores e quatro criativos publicitários (três designers com trabalho de publicidade e propaganda, e um diretor de arte). Tendo em conta o objetivo, esses casos de estudo, focam-se em duas características do desenvolvimento criativo inerentes a cada indivíduo: perfil criativo e processo criativo. As conclusões retiradas da comparação, entre esses casos, dão então resposta às questões de investigação inicialmente propostas.
id RCAP_ea7219e9eb52f92dc169118e65c3e1b5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade na composição visual: pintura e design publicitárioCriatividadeProcesso criativoPerfil criativoComposição visualComunicação visualPinturaPublicidadeArtes plásticasDesignA presente dissertação de mestrado tem como campo de estudo o desenvolvimento do raciocínio criativo, e a influência da própria criatividade, na produção criativa de elementos visuais bidimensionais. Dada as diferentes naturezas e possibilidades da composição visual, o seguinte estudo é focado sobre duas áreas da produção visual: Pintura e Publicidade. É então, o objetivo desta investigação, comparar o raciocínio criativo, e o seu desenvolvimento, nas duas áreas, e assim averiguar se existem similaridades e/ou divergências entre cada uma das mesmas, sendo que ambas têm como objetivo a produção de um elemento de comunicação visual, seja este de natureza artística ou comercial. A investigação teve como base a definição e estudo da criatividade, quer como capacidade cognitiva, como estudo filosófico, sendo analisadas diversas características subjacentes à mesma. Depois do levantamento do enquadramento teórico, apresentam-se os conceitos mais relevantes para o tópico de investigação, as principais ideias de suporte à reflexão crítica, assim como algumas questões inerentes à análise sintática do processo criativo. Como casos de estudo, foi realizada uma investigação e análise de dados relacionados com a produção criativa de oito indivíduos, dos quais: quatro pintores e quatro criativos publicitários (três designers com trabalho de publicidade e propaganda, e um diretor de arte). Tendo em conta o objetivo, esses casos de estudo, focam-se em duas características do desenvolvimento criativo inerentes a cada indivíduo: perfil criativo e processo criativo. As conclusões retiradas da comparação, entre esses casos, dão então resposta às questões de investigação inicialmente propostas.The present master's thesis has as field of study the development of creative thinking, and the influence of creativity itself, in the creative production of two-dimensional visual elements. Given the different natures and possibilities of visual composition, the following study focuses on two areas of visual production: Painting and Advertising. It is the purpose of this investigation to compare creative thinking and its development in the two areas, and to ascertain if there are similarities and / or divergences between each one of them, both of which are aimed at producing an element of visual communication, be it of an artistic or commercial nature. The research was based on the definition and study of creativity, both as cognitive ability and as a philosophical study. After the theoretical framework, the most relevant concepts for the topic of research are presented, which are the main ideas of support for critical reflection, as well as some issues inherent to the syntactic analysis of the creative process. As case studies, an investigation and analysis of data related to the creative production of eight individuals was carried out, including four painters and four advertising creatives (three designers with advertising and publicity work, and one art director). Taking into account the purpose of this dissertation, these case studies focus on two characteristics of creative development inherent to each individual: creative profile and creative process. The conclusions drawn from the comparison between these cases, will then respond to the originally proposed research questions.Santos, Sílvia Maria Rala dosRepositório ComumToste, Tomás Almada Pires2020-02-07T18:35:56Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31272202435210enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:24.168512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
title A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
spellingShingle A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
Toste, Tomás Almada Pires
Criatividade
Processo criativo
Perfil criativo
Composição visual
Comunicação visual
Pintura
Publicidade
Artes plásticas
Design
title_short A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
title_full A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
title_fullStr A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
title_full_unstemmed A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
title_sort A criatividade na composição visual: pintura e design publicitário
author Toste, Tomás Almada Pires
author_facet Toste, Tomás Almada Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sílvia Maria Rala dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Toste, Tomás Almada Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Processo criativo
Perfil criativo
Composição visual
Comunicação visual
Pintura
Publicidade
Artes plásticas
Design
topic Criatividade
Processo criativo
Perfil criativo
Composição visual
Comunicação visual
Pintura
Publicidade
Artes plásticas
Design
description A presente dissertação de mestrado tem como campo de estudo o desenvolvimento do raciocínio criativo, e a influência da própria criatividade, na produção criativa de elementos visuais bidimensionais. Dada as diferentes naturezas e possibilidades da composição visual, o seguinte estudo é focado sobre duas áreas da produção visual: Pintura e Publicidade. É então, o objetivo desta investigação, comparar o raciocínio criativo, e o seu desenvolvimento, nas duas áreas, e assim averiguar se existem similaridades e/ou divergências entre cada uma das mesmas, sendo que ambas têm como objetivo a produção de um elemento de comunicação visual, seja este de natureza artística ou comercial. A investigação teve como base a definição e estudo da criatividade, quer como capacidade cognitiva, como estudo filosófico, sendo analisadas diversas características subjacentes à mesma. Depois do levantamento do enquadramento teórico, apresentam-se os conceitos mais relevantes para o tópico de investigação, as principais ideias de suporte à reflexão crítica, assim como algumas questões inerentes à análise sintática do processo criativo. Como casos de estudo, foi realizada uma investigação e análise de dados relacionados com a produção criativa de oito indivíduos, dos quais: quatro pintores e quatro criativos publicitários (três designers com trabalho de publicidade e propaganda, e um diretor de arte). Tendo em conta o objetivo, esses casos de estudo, focam-se em duas características do desenvolvimento criativo inerentes a cada indivíduo: perfil criativo e processo criativo. As conclusões retiradas da comparação, entre esses casos, dão então resposta às questões de investigação inicialmente propostas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07T18:35:56Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31272
202435210
url http://hdl.handle.net/10400.26/31272
identifier_str_mv 202435210
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130001367367680