Literacia em saúde dos cuidadores informais sobre a doença de alzheimer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Beatriz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Caetano, Liliana, Serra, Maria João, Costa, Mônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0217.24987
Resumo: Introdução: Considerando o envelhecimento populacional e as projeções demográficas para Portugal é esperado um aumento do desenvolvimento de doenças crónico e degenerativas, como é o caso da doença de Alzheimer (DA). Deste modo os Cuidadores Informais (CI) têm um papel fundamental na prestação de cuidados, sendo este influenciado pelo nível de literacia desta população. Objetivo: Explorar o nível de literacia dos Cuidadores Informais sobre a doença de Alzheimer. Métodos: Estudo descritivo, exploratório e quantitativo, com uma amostra de 28 participantes. A recolha de dados decorreu através de um questionário e da Escala do Conhecimento sobre a Doença de Alzheimer, no Google Forms, após o consentimento informado. Resultados: A maioria dos CI era do sexo feminino (75%), com uma média de 54,04 anos de idade (±12,46), um elevado nível de habilitações literárias e uma relação próxima com a pessoa cuidada. Prestam cuidados em média 4,18 anos (±2,41), aproximadamente 12 horas por dia, sete dias por semana.  Sobre as dificuldades sentidas, a maioria referiu alterações neurocomportamentais na DA, gestão da vida pessoal e profissional, falta de apoio e incertezas de capacitação pessoal para cuidar. Considera-se que 57,14% dos CI têm um nível intermédio (3 numa escala de 1-5) na forma como prestam cuidados. Conclusão: Devido às dificuldades e necessidades referidas pelos CI revela-se essencial a criação de novos programas de literacia em saúde na comunidade. Em estudos futuros importa avaliar a eficácia destes programas a fim de promover estratégias de cuidados para os CI de pessoas com DA.
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spelling Literacia em saúde dos cuidadores informais sobre a doença de alzheimerAlfabetización en salud de cuidadores informales sobre la enfermedad de alzheimerLiteracia em saúde dos cuidadores informais sobre a doença de alzheimerLife and Healthcare SciencesIntrodução: Considerando o envelhecimento populacional e as projeções demográficas para Portugal é esperado um aumento do desenvolvimento de doenças crónico e degenerativas, como é o caso da doença de Alzheimer (DA). Deste modo os Cuidadores Informais (CI) têm um papel fundamental na prestação de cuidados, sendo este influenciado pelo nível de literacia desta população. Objetivo: Explorar o nível de literacia dos Cuidadores Informais sobre a doença de Alzheimer. Métodos: Estudo descritivo, exploratório e quantitativo, com uma amostra de 28 participantes. A recolha de dados decorreu através de um questionário e da Escala do Conhecimento sobre a Doença de Alzheimer, no Google Forms, após o consentimento informado. Resultados: A maioria dos CI era do sexo feminino (75%), com uma média de 54,04 anos de idade (±12,46), um elevado nível de habilitações literárias e uma relação próxima com a pessoa cuidada. Prestam cuidados em média 4,18 anos (±2,41), aproximadamente 12 horas por dia, sete dias por semana.  Sobre as dificuldades sentidas, a maioria referiu alterações neurocomportamentais na DA, gestão da vida pessoal e profissional, falta de apoio e incertezas de capacitação pessoal para cuidar. Considera-se que 57,14% dos CI têm um nível intermédio (3 numa escala de 1-5) na forma como prestam cuidados. Conclusão: Devido às dificuldades e necessidades referidas pelos CI revela-se essencial a criação de novos programas de literacia em saúde na comunidade. Em estudos futuros importa avaliar a eficácia destes programas a fim de promover estratégias de cuidados para os CI de pessoas com DA.Introduction: Considering population aging and the demographic projections for Portugal, is expected an increase in the development of chronic degenerative diseases, as is the case of Alzheimer's Disease (AD). Thus, Informal Caregivers (IC) have a fundamental role in the provision of care, which is influenced by the literacy level of such population. Objective: To explore the level of literacy of Informal Caregivers on Alzheimer's Disease. Methods: Descriptive, exploratory and quantitative study, with a sample of 28 participants. The data collection took place through a questionnaire and the Alzheimer's Disease Knowledge Scale, on Google Forms, after informed consent. Results: Most IC were female (75%), with an average of 54,04 years of age (12,46), a high level of educational qualifications and a close relationship with the person cared for. They provide care on average 4,18 years (±2,41), approximately 12 hours a day, seven days a week.  Regarding the difficulties felt, the majority reported neurobehavioral changes in AD, management of personal and professional life, lack of support and uncertainties of personal training to care. It is considered that 57,14% of IC have an intermediate level (3 on a scale of 1-5) in the way they provide care. Conclusion: Due to the difficulties and needs mentioned by IC, the creation of new health literacy programs in the community is essential. In future studies it is important to evaluate the effectiveness of these programs in order to promote care strategies for IC of people with AD.Introducción: Teniendo en cuenta el envejecimiento de la población y las proyecciones demográficas para Portugal, se espera un aumento en el desarrollo de enfermedades crónicas y degenerativas, como la Enfermedad de Alzheimer (EA). Así, los Cuidadores Informales (CI) juegan un papel fundamental en la prestación de cuidados, lo que está influenciado por el nivel de alfabetización de esta población. Objetivos: Explorar el nivel de alfabetización de Cuidadores Informales en Enfermedad de Alzheimer. Métodos: Estudio descriptivo, exploratorio y cuantitativo, con una muestra de 28 participantes. La recolección de datos se llevó a cabo a través de un cuestionario y la Escala de Conocimiento de la Enfermedad de Alzheimer, no Google Forms, posterior al consentimiento informado. Resultados: La mayoría de los CI fueron mujeres (75%), con un promedio de 54,04 años (12,46), un alto nivel de calificación educativa y una estrecha relación con la persona atendida. Brindan atención en promedio 4,18 años (±2,41), aproximadamente 12 horas al día, siete días a la semana.  En cuanto a las dificultades sentidas, la mayoría reportó cambios neuroconductuales en la DE, manejo de la vida personal y profesional, falta de apoyo e incertidumbres de entrenamiento personal para el cuidado. Se considera que el 57,14% de los CI tienen un nivel intermedio (3 en una escala de 1-5) en la forma en que brindan atención. Conclusión: Debido a las dificultades y necesidades mencionadas por los CI' s es esencial crear nuevos programas de alfabetización en salud en la comunidad. En estudios futuros es importante evaluar la efectividad de estos programas con el fin de promover estrategias de atención paralas personas con EA.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2021-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0217.24987por1647-662X0873-3015Sarmento, BeatrizCaetano, LilianaSerra, Maria JoãoCosta, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:35.771737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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