Site Com Design Responsivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11870 |
Resumo: | O aumento considerável de Smartphones alterou o modo como as pessoas acedem à web. Com isto, tais dispositivos mudaram a forma como os sites são projetados e estes passaram a ter um design responsivo. É preciso, no entanto que os sites sejam atraentes e funcionais para despertar o interesse dos usuários. O objetivo deste artigo é testar os sites das Instituições de Ensino Superior de Portugal (IESP) para averiguar se utilizam Site Com Design Responsivo. Também apurar, sob as percepções dos respondentes, se os sites das IESP estão a satisfazer o usuário de Smartphone e verificar se as IESP estão a beneficiar-se com as experiências de usabilidade no site das mesmas, de modo a atraírem novos alunos. A pesquisa baseou-se em uma pesquisa descritiva-quantitativa. Foram testados 105 sites ativos das IESP. Também foi enviado um questionário para os emails de 105 IESP, as quais remeteram para os emails de seus alunos, e com isto, foram obtidas 421 respostas. Posteriormente, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória. O resultado deste trabalho revelou que 79% das IES de Portugal utilizam Sites Com Design responsivo. Entretanto, o resultado desta pesquisa revelou que os respondentes usam tanto o Portátil quanto o Smartphone para aceder ao site da IESP na qual estudam, e que existe uma parcela significante de alunos que não estão satisfeitos com o site da mesma. Já em relação as percepções dos respondentes, a maioria destes acreditam que a IES a qual não utiliza Site Com Design Responsivo, não proporciona uma satisfação aos usuários de Smartphones e promove uma má experiência de usabilidade aos mesmos. Como consequência, esta IES não está a beneficiar-se, de modo que não consegue atrair novos alunos, pois estes candidatos estão a aceder um site que não contém um design atraente, ágil e, portanto, funcional. Pensa-se que esta dissertação contribuirá para testes de usabilidade realizados em sites de IES, por demais investigadores da área. |
id |
RCAP_ea97cb871895c2167c7fa30b499bc66f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11870 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Site Com Design ResponsivoAnalises da Experiência do Usuário de Smartphone e Sites das Instituições de Ensino Superior de PortugalExperiência do UsuárioInstituição de Ensino Superior de PortugalPercepção do UsuárioSite Com Design ResponsivoSmartphoneDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO aumento considerável de Smartphones alterou o modo como as pessoas acedem à web. Com isto, tais dispositivos mudaram a forma como os sites são projetados e estes passaram a ter um design responsivo. É preciso, no entanto que os sites sejam atraentes e funcionais para despertar o interesse dos usuários. O objetivo deste artigo é testar os sites das Instituições de Ensino Superior de Portugal (IESP) para averiguar se utilizam Site Com Design Responsivo. Também apurar, sob as percepções dos respondentes, se os sites das IESP estão a satisfazer o usuário de Smartphone e verificar se as IESP estão a beneficiar-se com as experiências de usabilidade no site das mesmas, de modo a atraírem novos alunos. A pesquisa baseou-se em uma pesquisa descritiva-quantitativa. Foram testados 105 sites ativos das IESP. Também foi enviado um questionário para os emails de 105 IESP, as quais remeteram para os emails de seus alunos, e com isto, foram obtidas 421 respostas. Posteriormente, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória. O resultado deste trabalho revelou que 79% das IES de Portugal utilizam Sites Com Design responsivo. Entretanto, o resultado desta pesquisa revelou que os respondentes usam tanto o Portátil quanto o Smartphone para aceder ao site da IESP na qual estudam, e que existe uma parcela significante de alunos que não estão satisfeitos com o site da mesma. Já em relação as percepções dos respondentes, a maioria destes acreditam que a IES a qual não utiliza Site Com Design Responsivo, não proporciona uma satisfação aos usuários de Smartphones e promove uma má experiência de usabilidade aos mesmos. Como consequência, esta IES não está a beneficiar-se, de modo que não consegue atrair novos alunos, pois estes candidatos estão a aceder um site que não contém um design atraente, ágil e, portanto, funcional. Pensa-se que esta dissertação contribuirá para testes de usabilidade realizados em sites de IES, por demais investigadores da área.The considerable increase in Smartphones has changed the way people access the web. With this, such devices changed the way websites are designed and they started to have a responsive design. It is necessary, however, that the sites are attractive and functional to arouse the interest of users. The purpose of this article is to test the websites of the Portuguese Higher Education Institutions (PHEI) to find out if they use a Responsive Web Design. Also check, from the respondents' perceptions, if the websites of the PHEI are satisfying the Smartphone user and check if the PHEI are benefiting from the usability experiences on their website, in order to attract new students. The research was based on a descriptive-quantitative research. 105 active PHEI sites were tested. A questionnaire was also sent to the emails of 105 PHEI, which they sent to the emails of their students, and with this, 421 responses were obtained. Subsequently, an Exploratory Factor Analysis was carried out. The result of this work revealed that 79% of the HEIs in Portugal use Responsive Web Design. However, the result of this survey revealed that respondents use both the Laptop and the Smartphone to access the PHEI website in which they study, and that there is a significant portion of students who are not satisfied with the PHEI website. Regarding the respondents' perceptions, most of them believe that the HEI, which does not use a Responsive Web Design, does not provide satisfaction to Smartphone users and promotes a bad usability experience for them. As a result, this HEI is not benefiting, so it cannot attract new students, as these candidates are accessing a website that does not contain an attractive, agile and therefore functional design. It is thought that this dissertation will contribute to usability tests carried out on HEI websites, by other researchers in the area.Pinheiro, Paulo GonçalvesuBibliorumPaiva, Sara Machado de Oliveira2022-01-17T17:04:08Z2021-07-062021-06-162021-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11870TID:202856380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:33.629675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Site Com Design Responsivo Analises da Experiência do Usuário de Smartphone e Sites das Instituições de Ensino Superior de Portugal |
title |
Site Com Design Responsivo |
spellingShingle |
Site Com Design Responsivo Paiva, Sara Machado de Oliveira Experiência do Usuário Instituição de Ensino Superior de Portugal Percepção do Usuário Site Com Design Responsivo Smartphone Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Site Com Design Responsivo |
title_full |
Site Com Design Responsivo |
title_fullStr |
Site Com Design Responsivo |
title_full_unstemmed |
Site Com Design Responsivo |
title_sort |
Site Com Design Responsivo |
author |
Paiva, Sara Machado de Oliveira |
author_facet |
Paiva, Sara Machado de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Paulo Gonçalves uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Sara Machado de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência do Usuário Instituição de Ensino Superior de Portugal Percepção do Usuário Site Com Design Responsivo Smartphone Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Experiência do Usuário Instituição de Ensino Superior de Portugal Percepção do Usuário Site Com Design Responsivo Smartphone Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O aumento considerável de Smartphones alterou o modo como as pessoas acedem à web. Com isto, tais dispositivos mudaram a forma como os sites são projetados e estes passaram a ter um design responsivo. É preciso, no entanto que os sites sejam atraentes e funcionais para despertar o interesse dos usuários. O objetivo deste artigo é testar os sites das Instituições de Ensino Superior de Portugal (IESP) para averiguar se utilizam Site Com Design Responsivo. Também apurar, sob as percepções dos respondentes, se os sites das IESP estão a satisfazer o usuário de Smartphone e verificar se as IESP estão a beneficiar-se com as experiências de usabilidade no site das mesmas, de modo a atraírem novos alunos. A pesquisa baseou-se em uma pesquisa descritiva-quantitativa. Foram testados 105 sites ativos das IESP. Também foi enviado um questionário para os emails de 105 IESP, as quais remeteram para os emails de seus alunos, e com isto, foram obtidas 421 respostas. Posteriormente, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória. O resultado deste trabalho revelou que 79% das IES de Portugal utilizam Sites Com Design responsivo. Entretanto, o resultado desta pesquisa revelou que os respondentes usam tanto o Portátil quanto o Smartphone para aceder ao site da IESP na qual estudam, e que existe uma parcela significante de alunos que não estão satisfeitos com o site da mesma. Já em relação as percepções dos respondentes, a maioria destes acreditam que a IES a qual não utiliza Site Com Design Responsivo, não proporciona uma satisfação aos usuários de Smartphones e promove uma má experiência de usabilidade aos mesmos. Como consequência, esta IES não está a beneficiar-se, de modo que não consegue atrair novos alunos, pois estes candidatos estão a aceder um site que não contém um design atraente, ágil e, portanto, funcional. Pensa-se que esta dissertação contribuirá para testes de usabilidade realizados em sites de IES, por demais investigadores da área. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 2021-06-16 2021-07-06T00:00:00Z 2022-01-17T17:04:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/11870 TID:202856380 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/11870 |
identifier_str_mv |
TID:202856380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136404624637952 |