Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Samuel Custódio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29129
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, sendo composto por duas secções: Prática de Ensino Supervisionada e Investigação. A primeira secção teve como base a observação e lecionação da atividade docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, no decorrer do ano letivo 2017-2018. Para além da caracterização da instituição supramencionada, são caracterizados os alunos cujas aulas foram assistidas e onde o mestrando desempenhou funções docentes. Nesta secção é apresentada uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido com os alunos. A segunda secção consiste numa investigação sobre a importância das escalas no ensino básico do clarinete. A escolha do tema prendeu-se com a relevância do estudo de escalas para o desenvolvimento de jovens músicos, tendo-se centrado numa abordagem teórica do tema. Nesta secção são apresentadas breves considerações teóricas sobre conceitos relacionados com a aprendizagem, bem como a importância do estudo diário de escalas, exemplos de exercícios a adotar no ensino básico do clarinete e a sua aplicabilidade no estudo do reportório. O mestrando contou com o apoio dos professores orientadores: Mário Marques, enquanto orientador interno, e Luís Gomes como orientador cooperante; Abstract: Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: the importance of the scales at clarinet basic education The current Supervised Teaching Report is part of the Master in Music Teaching, and includes two sections: Supervised Teaching Practice, and Research. The first section is based on the observation and teaching experiences of the lectures at the Artistic Music School of the National Conservatory, during the academic year 2017- 2018. Besides a characterisation of the institution previously mentioned, it includes a characterisation of the students whose classes the Author observed and lectured. This section concludes with an analysis of and a reflection upon the work developed with the students. The second section consists in a research concerning the importance of music scales in the basic education of clarinet. This topic was chosen due the perception of how relevant scales’ teaching is for the development of young musicians. The research hereby presented is focused on a theoretical approach of the topic. In this section we’ll present brief theoretical considerations concerning learning, as well as with the importance of daily practice of scales, together with some basic exercises which ought to be introduced in basic education of clarinet, and how they can be applied in the study of repertoire. The Author had the support of both is supervising teachers: Mário Marques, as intern supervisor, and Luís Gomes, as assistant supervisor.
id RCAP_ea9e625e709f211273713a1c504d6b2c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarineteClarineteEnsinoEscalasMúsicaTécnicaClarinetTeachingScalesMusicTechniqueO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, sendo composto por duas secções: Prática de Ensino Supervisionada e Investigação. A primeira secção teve como base a observação e lecionação da atividade docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, no decorrer do ano letivo 2017-2018. Para além da caracterização da instituição supramencionada, são caracterizados os alunos cujas aulas foram assistidas e onde o mestrando desempenhou funções docentes. Nesta secção é apresentada uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido com os alunos. A segunda secção consiste numa investigação sobre a importância das escalas no ensino básico do clarinete. A escolha do tema prendeu-se com a relevância do estudo de escalas para o desenvolvimento de jovens músicos, tendo-se centrado numa abordagem teórica do tema. Nesta secção são apresentadas breves considerações teóricas sobre conceitos relacionados com a aprendizagem, bem como a importância do estudo diário de escalas, exemplos de exercícios a adotar no ensino básico do clarinete e a sua aplicabilidade no estudo do reportório. O mestrando contou com o apoio dos professores orientadores: Mário Marques, enquanto orientador interno, e Luís Gomes como orientador cooperante; Abstract: Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: the importance of the scales at clarinet basic education The current Supervised Teaching Report is part of the Master in Music Teaching, and includes two sections: Supervised Teaching Practice, and Research. The first section is based on the observation and teaching experiences of the lectures at the Artistic Music School of the National Conservatory, during the academic year 2017- 2018. Besides a characterisation of the institution previously mentioned, it includes a characterisation of the students whose classes the Author observed and lectured. This section concludes with an analysis of and a reflection upon the work developed with the students. The second section consists in a research concerning the importance of music scales in the basic education of clarinet. This topic was chosen due the perception of how relevant scales’ teaching is for the development of young musicians. The research hereby presented is focused on a theoretical approach of the topic. In this section we’ll present brief theoretical considerations concerning learning, as well as with the importance of daily practice of scales, together with some basic exercises which ought to be introduced in basic education of clarinet, and how they can be applied in the study of repertoire. The Author had the support of both is supervising teachers: Mário Marques, as intern supervisor, and Luís Gomes, as assistant supervisor.Universidade de Évora2021-02-17T17:21:55Z2021-02-172021-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29129http://hdl.handle.net/10174/29129TID:202638634porDepartamento de Músicasamuelmatos.music@gmail.com203Matos, Samuel Custódioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:56.767105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
Matos, Samuel Custódio
Clarinete
Ensino
Escalas
Música
Técnica
Clarinet
Teaching
Scales
Music
Technique
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: a importância da realização de escalas no ensino básico do clarinete
author Matos, Samuel Custódio
author_facet Matos, Samuel Custódio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Samuel Custódio
dc.subject.por.fl_str_mv Clarinete
Ensino
Escalas
Música
Técnica
Clarinet
Teaching
Scales
Music
Technique
topic Clarinete
Ensino
Escalas
Música
Técnica
Clarinet
Teaching
Scales
Music
Technique
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, sendo composto por duas secções: Prática de Ensino Supervisionada e Investigação. A primeira secção teve como base a observação e lecionação da atividade docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, no decorrer do ano letivo 2017-2018. Para além da caracterização da instituição supramencionada, são caracterizados os alunos cujas aulas foram assistidas e onde o mestrando desempenhou funções docentes. Nesta secção é apresentada uma análise e reflexão sobre o trabalho desenvolvido com os alunos. A segunda secção consiste numa investigação sobre a importância das escalas no ensino básico do clarinete. A escolha do tema prendeu-se com a relevância do estudo de escalas para o desenvolvimento de jovens músicos, tendo-se centrado numa abordagem teórica do tema. Nesta secção são apresentadas breves considerações teóricas sobre conceitos relacionados com a aprendizagem, bem como a importância do estudo diário de escalas, exemplos de exercícios a adotar no ensino básico do clarinete e a sua aplicabilidade no estudo do reportório. O mestrando contou com o apoio dos professores orientadores: Mário Marques, enquanto orientador interno, e Luís Gomes como orientador cooperante; Abstract: Supervised Teaching Report held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: the importance of the scales at clarinet basic education The current Supervised Teaching Report is part of the Master in Music Teaching, and includes two sections: Supervised Teaching Practice, and Research. The first section is based on the observation and teaching experiences of the lectures at the Artistic Music School of the National Conservatory, during the academic year 2017- 2018. Besides a characterisation of the institution previously mentioned, it includes a characterisation of the students whose classes the Author observed and lectured. This section concludes with an analysis of and a reflection upon the work developed with the students. The second section consists in a research concerning the importance of music scales in the basic education of clarinet. This topic was chosen due the perception of how relevant scales’ teaching is for the development of young musicians. The research hereby presented is focused on a theoretical approach of the topic. In this section we’ll present brief theoretical considerations concerning learning, as well as with the importance of daily practice of scales, together with some basic exercises which ought to be introduced in basic education of clarinet, and how they can be applied in the study of repertoire. The Author had the support of both is supervising teachers: Mário Marques, as intern supervisor, and Luís Gomes, as assistant supervisor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-17T17:21:55Z
2021-02-17
2021-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29129
http://hdl.handle.net/10174/29129
TID:202638634
url http://hdl.handle.net/10174/29129
identifier_str_mv TID:202638634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
samuelmatos.music@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136671297437696