Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz Vásquez, Gabriela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Arena, Adriana Pastorello Buim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.11937
Resumo:   O presente texto tem como objetivo oferecer ao leitor alguns apontamentos dos conceitos que envolvem a temática da investigação narrativa em educação e na pesquisa qualitativa. Quando se discute sobre esta modalidade de fazer investigação, há sempre dúvidas quanto a sua validade, geradas pela forte tradição positivista que predomina desde o nascimento do método científico. Com a intenção de complexificar a discussão sobre a natureza da pesquisa qualitativa, educativa e narrativa, este trabalho apoia-se em autores que problematizam os termos experiência, tempo, espaço, palavra e investigação narrativa, a partir da investigação e da literatura. Nas conclusões faz-se uma reflexão sobre a investigação narrativa como um giro metodológico qualitativo que possibilita uma rica geração de dados para o entendimento e a interpretação de níveis mais profundos da complexa subjetividade humana e da prática educativa. Palavras-chave: Experiência; Tempo-Espaço; Palavra; Investigação narrativa    ABSTRACT This text aims to offer the reader some notes about concepts involving the theme of narrative research in education and in qualitative research. When discussing this mode of doing research, there are always doubts about its validity, generated by a strong positivist tradition that prevails since the birth of the scientific method. With the intention to deepen the discussion on the nature of qualitative research, of an educational and narrative nature, this work is based on literary analysis and on authors who problematize the terms experience, time, space, word and narrative research. A reflection on the methodological qualities of narrative research is made in the conclusions, as a qualitative methodology that makes possible a rich generation of data for understanding and interpreting deeper levels of the complex human subjectivity and of the educative practice.  Keywords: Experience; Time-Space; Word; Narrative research  
id RCAP_eaa4593bd130f7af4aa8f9803518e5d3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educaçãoArtigos  O presente texto tem como objetivo oferecer ao leitor alguns apontamentos dos conceitos que envolvem a temática da investigação narrativa em educação e na pesquisa qualitativa. Quando se discute sobre esta modalidade de fazer investigação, há sempre dúvidas quanto a sua validade, geradas pela forte tradição positivista que predomina desde o nascimento do método científico. Com a intenção de complexificar a discussão sobre a natureza da pesquisa qualitativa, educativa e narrativa, este trabalho apoia-se em autores que problematizam os termos experiência, tempo, espaço, palavra e investigação narrativa, a partir da investigação e da literatura. Nas conclusões faz-se uma reflexão sobre a investigação narrativa como um giro metodológico qualitativo que possibilita uma rica geração de dados para o entendimento e a interpretação de níveis mais profundos da complexa subjetividade humana e da prática educativa. Palavras-chave: Experiência; Tempo-Espaço; Palavra; Investigação narrativa    ABSTRACT This text aims to offer the reader some notes about concepts involving the theme of narrative research in education and in qualitative research. When discussing this mode of doing research, there are always doubts about its validity, generated by a strong positivist tradition that prevails since the birth of the scientific method. With the intention to deepen the discussion on the nature of qualitative research, of an educational and narrative nature, this work is based on literary analysis and on authors who problematize the terms experience, time, space, word and narrative research. A reflection on the methodological qualities of narrative research is made in the conclusions, as a qualitative methodology that makes possible a rich generation of data for understanding and interpreting deeper levels of the complex human subjectivity and of the educative practice.  Keywords: Experience; Time-Space; Word; Narrative research  Instituto de Educação - Universidade do Minho2017-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.11937por2183-04520871-9187Cruz Vásquez, GabrielaArena, Adriana Pastorello Buiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/11937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:46.774717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
title Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
spellingShingle Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
Cruz Vásquez, Gabriela
Artigos
title_short Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
title_full Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
title_fullStr Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
title_full_unstemmed Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
title_sort Universos do conhecimento. Reflexões sobre a investigação narrativa na educação
author Cruz Vásquez, Gabriela
author_facet Cruz Vásquez, Gabriela
Arena, Adriana Pastorello Buim
author_role author
author2 Arena, Adriana Pastorello Buim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz Vásquez, Gabriela
Arena, Adriana Pastorello Buim
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description   O presente texto tem como objetivo oferecer ao leitor alguns apontamentos dos conceitos que envolvem a temática da investigação narrativa em educação e na pesquisa qualitativa. Quando se discute sobre esta modalidade de fazer investigação, há sempre dúvidas quanto a sua validade, geradas pela forte tradição positivista que predomina desde o nascimento do método científico. Com a intenção de complexificar a discussão sobre a natureza da pesquisa qualitativa, educativa e narrativa, este trabalho apoia-se em autores que problematizam os termos experiência, tempo, espaço, palavra e investigação narrativa, a partir da investigação e da literatura. Nas conclusões faz-se uma reflexão sobre a investigação narrativa como um giro metodológico qualitativo que possibilita uma rica geração de dados para o entendimento e a interpretação de níveis mais profundos da complexa subjetividade humana e da prática educativa. Palavras-chave: Experiência; Tempo-Espaço; Palavra; Investigação narrativa    ABSTRACT This text aims to offer the reader some notes about concepts involving the theme of narrative research in education and in qualitative research. When discussing this mode of doing research, there are always doubts about its validity, generated by a strong positivist tradition that prevails since the birth of the scientific method. With the intention to deepen the discussion on the nature of qualitative research, of an educational and narrative nature, this work is based on literary analysis and on authors who problematize the terms experience, time, space, word and narrative research. A reflection on the methodological qualities of narrative research is made in the conclusions, as a qualitative methodology that makes possible a rich generation of data for understanding and interpreting deeper levels of the complex human subjectivity and of the educative practice.  Keywords: Experience; Time-Space; Word; Narrative research  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.11937
url https://doi.org/10.21814/rpe.11937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130224106930176