A especialização em enfermagem como garantia de cuidados mais seguros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33750 |
Resumo: | O documento que se segue foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e demonstra o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica ao longo dos módulos de Estágio. Estes módulos decorreram no Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos e numa Unidade de Cuidados Intensivos, entre 7 de setembro e 19 de dezembro de 2020. Com a sua realização pretende-se: avaliar de forma crítica o atingimento dos objetivos definidos no projeto de estágio; analisar de forma global e crítica o processo de desenvolvimento de competências durante o estágio e justificar as opções e atividades desenvolvidas com base na evidência científica resultante das revisões de literatura realizadas, nos critérios éticos aplicáveis e na gestão eficiente dos recursos disponíveis. Na sua elaboração, adotei uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Para além destes recursos, saliento as oportunidades de aprendizagem, no contexto da prática. O presente relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução faz-se um enquadramento do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as especificidades dos diferentes locais de estágio; no terceiro capítulo procede-se à descrição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com o intuito de alcançar os objetivos previamente delineados, e à aquisição das competências comuns do enfermeiro especialista e especificas do Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, instituídas pela Ordem dos Enfermeiros. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são narradas e dissecadas situações que abordam o respeito pela autonomia e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade são evidenciadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, em simultâneo, são identificadas oportunidades de melhoria e enunciadas estratégias de resolução, no âmbito da prevenção e controlo de infeção, metodologia de trabalho, formação em serviço e prática baseada na evidência. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são enumeradas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Na conclusão abordo o meu desenvolvimento profissional à luz das competências adquiridas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as oportunidades de melhoria, elaborei dois posters sobre a “Utilização segura de elevadores”. Planeei e desenvolvi também uma ação de formação sobre a “Resistência aos antimicrobianos – Nova Delhi Metalo-Betalactamases. Criei também uma instrução de trabalho sobre a “descontaminação por Peroxido de Hidrogénio. Por ultimo, redigi uma revisão da literatura sobre “O uso de Helmet CPAP na ventilação em doentes COVID- 19” Concluído o percurso, julgo ser capaz de prestar cuidados especializados em Enfermagem Médico Cirúrgica, alicerçados na prática baseada na evidência científica. |
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A especialização em enfermagem como garantia de cuidados mais segurosEspecializaçãoQualidadeSegurançaCompetênciasSpecializationQualitySafetySkillsDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO documento que se segue foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e demonstra o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica ao longo dos módulos de Estágio. Estes módulos decorreram no Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos e numa Unidade de Cuidados Intensivos, entre 7 de setembro e 19 de dezembro de 2020. Com a sua realização pretende-se: avaliar de forma crítica o atingimento dos objetivos definidos no projeto de estágio; analisar de forma global e crítica o processo de desenvolvimento de competências durante o estágio e justificar as opções e atividades desenvolvidas com base na evidência científica resultante das revisões de literatura realizadas, nos critérios éticos aplicáveis e na gestão eficiente dos recursos disponíveis. Na sua elaboração, adotei uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Para além destes recursos, saliento as oportunidades de aprendizagem, no contexto da prática. O presente relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução faz-se um enquadramento do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as especificidades dos diferentes locais de estágio; no terceiro capítulo procede-se à descrição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com o intuito de alcançar os objetivos previamente delineados, e à aquisição das competências comuns do enfermeiro especialista e especificas do Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, instituídas pela Ordem dos Enfermeiros. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são narradas e dissecadas situações que abordam o respeito pela autonomia e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade são evidenciadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, em simultâneo, são identificadas oportunidades de melhoria e enunciadas estratégias de resolução, no âmbito da prevenção e controlo de infeção, metodologia de trabalho, formação em serviço e prática baseada na evidência. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são enumeradas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Na conclusão abordo o meu desenvolvimento profissional à luz das competências adquiridas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as oportunidades de melhoria, elaborei dois posters sobre a “Utilização segura de elevadores”. Planeei e desenvolvi também uma ação de formação sobre a “Resistência aos antimicrobianos – Nova Delhi Metalo-Betalactamases. Criei também uma instrução de trabalho sobre a “descontaminação por Peroxido de Hidrogénio. Por ultimo, redigi uma revisão da literatura sobre “O uso de Helmet CPAP na ventilação em doentes COVID- 19” Concluído o percurso, julgo ser capaz de prestar cuidados especializados em Enfermagem Médico Cirúrgica, alicerçados na prática baseada na evidência científica.The following document was prepared under the Master's Degree in Nursing with a Specialization in Medical-Surgical Nursing and aim to demonstrate the development of specialized skills in medical-surgical nursing throughout the Internship modules. These modules took place in the Local Coordinating Group of the Program for the Prevention and Control of Infections and Antimicrobial Resistance and in an Intensive Care Unit, between 7 September and 9 December 2020. With yours it is intended: to critically assess the achievement of the objectives defined in the internship project; globally and critically analyse the skills development process during the internship and justify the options and activities developed in the scientific evidence resulting from the literature reviews carried out, in the applicable ethical criteria and in the efficient management of available resources. In its elaboration, I adopted a descriptive and critical-reflexive methodology, supported by bibliographic research, using databases, periodical publications and research work. In addition to these resources, I highlight learning opportunities in the context of practice. This report is divided into four chapters. In the introduction, the stage and objectives are framed; in the second chapter, the specifics of the different internship locations are described; in the third chapter, a critical-reflexive description and analysis of the activities carried out is carried out, in order to achieve the previously outlined objectives, and the acquisition of the common skills of the specialist nurse and specifics of the Medical Surgical Nursing Specialist, instituted by the Order of Nurses . In the domain of professional, ethical and legal responsibility, situations that address respect for the patient's autonomy and intimacy, the duty of professional secrecy, the duty to inform, and presumed consent are narrated and dissected. In the field of continuous quality improvement, activities aiming at the quality and safety of care are highlighted, simultaneously, opportunities for improvement are identified and resolution strategies are set out, within the scope of infection prevention and control, work methodology, training in evidence-based service and practice. In the field of care management, collaboration and interest in understanding the whole process of managing a service is highlighted, and finally, in the domain of the development of professional learning, the activities aimed at the development of communication skills are listed, and the process of personal and professional self-development, as well as, it seeks to demonstrate the ability to react to unforeseen and complex situations. Finally, at the conclusion I approach my professional development in the light of the acquired skills. As a contribution to the contexts of the practice, after identifying the opportunities for improvement, I created two posters on the “Safe use of elevators”. I also planned and developed a training course on “Resistance to antimicrobials - New Delhi Metalo-betalactamase. I also created a working instruction on “Hydrogen Peroxide decontamination. Finally, I wrote an integrative literature review on “The use of Helmet CPAP in ventilation in COVID-19 patients” Having completed the course, I believe I am able to provide specialized care in Medical-Surgical Nursing, based on practice based on scientific evidence.Neves, Vasco Manuel da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMaia, Patrícia Vanessa Moreira2021-06-18T15:11:45Z2021-05-1720212021-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33750TID:202726355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:05.378122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O documento que se segue foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica e demonstra o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica ao longo dos módulos de Estágio. Estes módulos decorreram no Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos e numa Unidade de Cuidados Intensivos, entre 7 de setembro e 19 de dezembro de 2020. Com a sua realização pretende-se: avaliar de forma crítica o atingimento dos objetivos definidos no projeto de estágio; analisar de forma global e crítica o processo de desenvolvimento de competências durante o estágio e justificar as opções e atividades desenvolvidas com base na evidência científica resultante das revisões de literatura realizadas, nos critérios éticos aplicáveis e na gestão eficiente dos recursos disponíveis. Na sua elaboração, adotei uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Para além destes recursos, saliento as oportunidades de aprendizagem, no contexto da prática. O presente relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução faz-se um enquadramento do estágio e dos objetivos; no segundo capítulo, descreve-se as especificidades dos diferentes locais de estágio; no terceiro capítulo procede-se à descrição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com o intuito de alcançar os objetivos previamente delineados, e à aquisição das competências comuns do enfermeiro especialista e especificas do Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, instituídas pela Ordem dos Enfermeiros. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, são narradas e dissecadas situações que abordam o respeito pela autonomia e intimidade do doente, o dever de sigilo profissional, o dever de informar, e o consentimento presumido. No domínio da melhoria contínua da qualidade são evidenciadas as atividades que visam a qualidade e a segurança dos cuidados, em simultâneo, são identificadas oportunidades de melhoria e enunciadas estratégias de resolução, no âmbito da prevenção e controlo de infeção, metodologia de trabalho, formação em serviço e prática baseada na evidência. No domínio da gestão de cuidados, realça-se a colaboração e o interesse em perceber todo o processo de gestão de um serviço, e por último, no domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, são enumeradas as atividades que visaram o desenvolvimento de competências comunicacionais, e o próprio processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional, bem como, procura-se demonstrar a capacidade de reagir perante situações imprevistas e complexas. Na conclusão abordo o meu desenvolvimento profissional à luz das competências adquiridas. Como contributo para os contextos da prática, depois de identificadas as oportunidades de melhoria, elaborei dois posters sobre a “Utilização segura de elevadores”. Planeei e desenvolvi também uma ação de formação sobre a “Resistência aos antimicrobianos – Nova Delhi Metalo-Betalactamases. Criei também uma instrução de trabalho sobre a “descontaminação por Peroxido de Hidrogénio. Por ultimo, redigi uma revisão da literatura sobre “O uso de Helmet CPAP na ventilação em doentes COVID- 19” Concluído o percurso, julgo ser capaz de prestar cuidados especializados em Enfermagem Médico Cirúrgica, alicerçados na prática baseada na evidência científica. |
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