O design como meio de desenvolvimento de um produto de calçado aliado com a cultura militar presente na história de Ponte de Lima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marta Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2328
Resumo: O presente relatório de estágio inserido no âmbito de Design de Calçado, tem como objetivo aliar os fundamentos históricos da Cultura Militar do Alto Minho com o calçado clássico feminino. O projeto baseia-se na materialização de um produto na área do calçado, de forma a integrar a produção nacional em conexão com as diversidades produtivas, com o intuito de enaltecer a forma e a função. Para tal, o presente documento subdivide-se em 2 partes essenciais para uma eficiente análise contextual e produtiva, em que uma remete para um conteúdo teórico e outra para um conteúdo prático. Numa primeira fase, demonstram-se diversas pesquisas inerentes à indústria do calçado como principais ferramentas para a construção de conteúdos portadores de abordagens de técnicas e materiais. Posteriormente, é construída uma linha de pensamento e pesquisa de mercado que apresentam a evolução e a transversalidade do design do calçado, fornecendo pontos cruciais para a intervenção deste projeto. Juntamente nesta fase, apresenta-se o estudo da identidade do Alto Minho, região que atravessou um período de guerra, que provocou devastações estruturais em diversas comunidades, sendo que estas são recordadas no espaço museológico Centro de Interpretação da Cultura Militar, Ponte de Lima. Neste percurso são expostas armas, armaduras e trajes da época. É através das características dos trajes e do primeiro Plano de Uniformes Português que a moda se ergue, validando assim um acréscimo do valor emocional ao presente projeto. A segunda fase foca a diversidade empírica do projeto final e integra-se na dinâmica criativa da empresa parceira, PORTSIDE, localizada em Lousada, que se dedica à fabricação de produtos de calçado, produtos estes maioritariamente destinados a um público-alvo masculino. Esta, possibilitou a aprendizagem de conteúdos que provou como a fabricação do produto de calçado é capaz de representar a Cultura Militar de Ponte de Lima. O produto cujo público-alvo é o feminino, procura enaltecer os antepassados, tendo em conta questões ergonómicas, a durabilidade, o meio ambiente e a personalização. Tomando como premissa a questão: Como se desenvolve um calçado clássico feminino para uma empresa de calçado existente em contexto real de trabalho?, consistindo assim numa metodologia obtida através de investigação e, essencialmente, da ação prática. Esta metodologia dinâmica funciona como um ciclo de planificação, onde a ação remete para a comprovação de fatos produtivos através do desenvolvimento de um calçado. A análise e a reconceptualização da questão inicial, são implementadas e avaliadas juntamente com a empresa parceira, PORTSIDE.
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Numa primeira fase, demonstram-se diversas pesquisas inerentes à indústria do calçado como principais ferramentas para a construção de conteúdos portadores de abordagens de técnicas e materiais. Posteriormente, é construída uma linha de pensamento e pesquisa de mercado que apresentam a evolução e a transversalidade do design do calçado, fornecendo pontos cruciais para a intervenção deste projeto. Juntamente nesta fase, apresenta-se o estudo da identidade do Alto Minho, região que atravessou um período de guerra, que provocou devastações estruturais em diversas comunidades, sendo que estas são recordadas no espaço museológico Centro de Interpretação da Cultura Militar, Ponte de Lima. Neste percurso são expostas armas, armaduras e trajes da época. É através das características dos trajes e do primeiro Plano de Uniformes Português que a moda se ergue, validando assim um acréscimo do valor emocional ao presente projeto. A segunda fase foca a diversidade empírica do projeto final e integra-se na dinâmica criativa da empresa parceira, PORTSIDE, localizada em Lousada, que se dedica à fabricação de produtos de calçado, produtos estes maioritariamente destinados a um público-alvo masculino. Esta, possibilitou a aprendizagem de conteúdos que provou como a fabricação do produto de calçado é capaz de representar a Cultura Militar de Ponte de Lima. O produto cujo público-alvo é o feminino, procura enaltecer os antepassados, tendo em conta questões ergonómicas, a durabilidade, o meio ambiente e a personalização. Tomando como premissa a questão: Como se desenvolve um calçado clássico feminino para uma empresa de calçado existente em contexto real de trabalho?, consistindo assim numa metodologia obtida através de investigação e, essencialmente, da ação prática. Esta metodologia dinâmica funciona como um ciclo de planificação, onde a ação remete para a comprovação de fatos produtivos através do desenvolvimento de um calçado. A análise e a reconceptualização da questão inicial, são implementadas e avaliadas juntamente com a empresa parceira, PORTSIDE.The current report is on the scope of shoe design, it has as objective to ally the fundamental history of the military culture from Alto Minho regarding the classic feminine shoe. The project is based on the materialization of a product in the shoe industry, while incorporating a national production with diverse production with the intent of embracing form and function. With that being said, this document is subdivided into two essential parts in order to do a thorough contextualization and productive analysis, in which one references a theoretical content and the other practical. In a first phase, several researches inherent to the footwear industry are demonstrated as the main tools for the construction of content bearing techniques and materials approaches. Subsequently, a line of thought is built, that analyzes case studies that present the evolution and versatility of footwear design, providing crucial points for the intervention of this project. Along with this phase, we present the study of the identity of the Alto Minho, during which it went through a period of war, which caused structural devastation in several communities, and these are remembered in a museum space, at the Interpretation Center for Military Culture, in Ponte de Lima. In this route are exposed weapons, armor and costumes of the time. It is through the characteristics of the costumes and the first Portuguese Uniform Plan that fashion arises, thus validating an addition of emotional value to the present project. The second phase focuses on the epirical diversity of the final project and is part of the creative dynamic of the partner company, PORTSIDE, located in Lousada, which is dedicated to the manufacture of footwear products, which are mainly intended for a male audience. This enabled learning, such as the manufacture of the footwear products capable of representing the Military Culture of Ponte de Lima. The product whose target audience is the female audience, seeks to extol the ancestors, taking into account ergonomic issues, durability, the environment and personalization. Taking as its premise the question: How is a classic women's footwear developed for an existing footwear company in a real work context? This dynamic methodology works as a planning cycle, where the action refers to the verification of productive facts through the development of footwear. The analysis and the reconceptualization of the initial question are implemented and evaluated together with the partner company, PORTSIDE.2020-05-27T14:39:16Z2019-11-13T00:00:00Z2019-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2328TID:202483231porOliveira, Marta Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:00Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:31.435064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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