Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Márcia de Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15523
Resumo: O objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação.
id RCAP_eae8de965df4e9d65fc805498eac101c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distânciaEducação a distância onlineLiteracia digitalTecnologias da informação e comunicaçãoEnsino remoto de emergênciaDesenvolvimento profissional docenteODS::04:Educação de QualidadeO objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação.EduSoC Lab, Universidad Complutense de MadridRepositório AbertoVieira, Márcia de Freitas2024-01-19T11:35:09Z2023-04-302023-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15523porde Freitas Vieira, M. (2023). Development of Teachers’ Digital Skills: possibilities in Distance Education. Revista De Estilos De Aprendizaje, 16(31), 33–44. https://doi.org/10.55777/rea.v16i31.54081988-899610.55777/rea.v16i31.54082332-8533info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:49:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:42.923763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
title Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
spellingShingle Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
Vieira, Márcia de Freitas
Educação a distância online
Literacia digital
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino remoto de emergência
Desenvolvimento profissional docente
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
title_full Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
title_fullStr Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
title_sort Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
author Vieira, Márcia de Freitas
author_facet Vieira, Márcia de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Márcia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância online
Literacia digital
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino remoto de emergência
Desenvolvimento profissional docente
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Educação a distância online
Literacia digital
Tecnologias da informação e comunicação
Ensino remoto de emergência
Desenvolvimento profissional docente
ODS::04:Educação de Qualidade
description O objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-30
2023-04-30T00:00:00Z
2024-01-19T11:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15523
url http://hdl.handle.net/10400.2/15523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv de Freitas Vieira, M. (2023). Development of Teachers’ Digital Skills: possibilities in Distance Education. Revista De Estilos De Aprendizaje, 16(31), 33–44. https://doi.org/10.55777/rea.v16i31.5408
1988-8996
10.55777/rea.v16i31.5408
2332-8533
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid
publisher.none.fl_str_mv EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554452212613120