Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15523 |
Resumo: | O objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação. |
id |
RCAP_eae8de965df4e9d65fc805498eac101c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15523 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distânciaEducação a distância onlineLiteracia digitalTecnologias da informação e comunicaçãoEnsino remoto de emergênciaDesenvolvimento profissional docenteODS::04:Educação de QualidadeO objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação.EduSoC Lab, Universidad Complutense de MadridRepositório AbertoVieira, Márcia de Freitas2024-01-19T11:35:09Z2023-04-302023-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15523porde Freitas Vieira, M. (2023). Development of Teachers’ Digital Skills: possibilities in Distance Education. Revista De Estilos De Aprendizaje, 16(31), 33–44. https://doi.org/10.55777/rea.v16i31.54081988-899610.55777/rea.v16i31.54082332-8533info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:49:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:42.923763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância |
title |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância Vieira, Márcia de Freitas Educação a distância online Literacia digital Tecnologias da informação e comunicação Ensino remoto de emergência Desenvolvimento profissional docente ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância |
title_full |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância |
title_sort |
Desenvolvimento de competências digitais docentes: possibilidades na educação a distância |
author |
Vieira, Márcia de Freitas |
author_facet |
Vieira, Márcia de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Márcia de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância online Literacia digital Tecnologias da informação e comunicação Ensino remoto de emergência Desenvolvimento profissional docente ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Educação a distância online Literacia digital Tecnologias da informação e comunicação Ensino remoto de emergência Desenvolvimento profissional docente ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
O objetivo desta investigação é compreender como a educação a distância onlinepode contribuir para promover o desenvolvimento de competências digitais, em especial, as competências digitais docentes. A sociedade contemporânea demandacada vez mais o uso das tecnologiasdigitais nos diversos âmbitos da vida, inclusive noprocesso ensino e aprendizagem,ainda mais evidenciadanocontexto pandêmicopor COVID-19, que provocoua suspensãodas aulas presenciais a nível mundialeimpôs um novo modelo educacional, facilitado pelas tecnologias digitais e pautado nas metodologias da educação online, designado como ensino remoto de emergência. Entre os muitos desafios, os docentes tiveram que adaptar e reformularas suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, muitas vezes sem possuir competências digitais fundamentaispara promover uma aprendizagem de qualidade. Por meio de uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e metodologia qualitativa, foram identificados estudos, programas emodelos que poderão ser utilizados como referência para viabilizar proposições formativas para desenvolvimentode competências digitais docentes, fator primordial para a inovação pedagógica na educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-30 2023-04-30T00:00:00Z 2024-01-19T11:35:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15523 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15523 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
de Freitas Vieira, M. (2023). Development of Teachers’ Digital Skills: possibilities in Distance Education. Revista De Estilos De Aprendizaje, 16(31), 33–44. https://doi.org/10.55777/rea.v16i31.5408 1988-8996 10.55777/rea.v16i31.5408 2332-8533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid |
publisher.none.fl_str_mv |
EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554452212613120 |