Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82545 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
id |
RCAP_eaebf0eb08888fb486484fdf986435a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/82545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildrenAVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E DA AUTO-EFICÁCIA ANTES E APÓS ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA A CRIANÇASresuscitationressuscitaçãotreinocriançasavaliaçãosuporte básico de vidatrainingschoolchildrenevaluationbasic life supportTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaBACKGROUND: Teaching basic life support to schoolchildren is well established as one of the most effective strategies in increasing bystander resuscitation rates. However, there is a lack of scientific evidence concerning the Portuguese paediatric population.OBJECTIVE: The present study aims to evaluate the outcome of a basic life support training session on theoretical knowledge and self-efficacy, immediately after the training and 6 months later, in a paediatric population.MATERIALS AND METHODS: A total of 392 pupils, aged 7 to 12 years-old, participated in this prospective longitudinal study, answering a questionnaire before, immediately after and 6 moths after receiving 120 minutes of resuscitation training from medical students.RESULTS: There was a significant increase in the knowledge and self-efficacy after one single training session. Both decreased over a period of 6 months, but remained significantly higher than the baseline. These results were homogeneous across classes.CONCLUSIONS: Medical students provided adequate basic life support training to a group of Portuguese schoolchildren, with effects in the knowledge and self-efficacy lasting for at least 6 months.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________CONTEXTO: O ensino de suporte básico de vida a crianças em idade escolar está bem estabelecido como uma das estratégias mais eficazes no aumento das taxas de reanimação cardiorrespiratória. No entanto, há uma falta de validação científica para a população pediátrica Portuguesa.OBJETIVO: Este estudo pretende avaliar o resultado de uma sessão de treino em suporte básico de vida no conhecimento teórico e autoeficácia, imediatamente após e 6 meses depois.MATERIAIS E MÉTODOS: Um total de 392 crianças (com idades entre os 7 e os 12 anos) participaram neste estudo longitudinal prospetivo respondendo a um questionário antes, imediatamente depois e 6 meses após receberem 120 minutos de treino em reanimação cardiorrespiratória feito por estudantes de medicina.RESULTADOS: Houve um aumento significativo no conhecimento e autoeficácia nas crianças após este treino único. Ambos diminuíram num período de 6 meses, mas mantiveram-se significativamente mais altos que o valor basal. Estes resultados foram homogéneos nas diferentes turmas.CONCLUSÕES: Estudantes de medicina ministraram adequadamente o treino de Suporte Básico de Vida a um a grupo de crianças Portuguesas em idade escolar, com efeitos ao nível do conhecimento e da autoeficácia, que duram pelo menos seis meses._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2018-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82545http://hdl.handle.net/10316/82545TID:202051358engMonteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-14T11:21:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:25.738065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E DA AUTO-EFICÁCIA ANTES E APÓS ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA A CRIANÇAS |
title |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren |
spellingShingle |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais resuscitation ressuscitação treino crianças avaliação suporte básico de vida training schoolchildren evaluation basic life support |
title_short |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren |
title_full |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren |
title_fullStr |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren |
title_full_unstemmed |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren |
title_sort |
Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren |
author |
Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais |
author_facet |
Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
resuscitation ressuscitação treino crianças avaliação suporte básico de vida training schoolchildren evaluation basic life support |
topic |
resuscitation ressuscitação treino crianças avaliação suporte básico de vida training schoolchildren evaluation basic life support |
description |
Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/82545 http://hdl.handle.net/10316/82545 TID:202051358 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/82545 |
identifier_str_mv |
TID:202051358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133936906928128 |