Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82545
Resumo: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
id RCAP_eaebf0eb08888fb486484fdf986435a3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildrenAVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E DA AUTO-EFICÁCIA ANTES E APÓS ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA A CRIANÇASresuscitationressuscitaçãotreinocriançasavaliaçãosuporte básico de vidatrainingschoolchildrenevaluationbasic life supportTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaBACKGROUND: Teaching basic life support to schoolchildren is well established as one of the most effective strategies in increasing bystander resuscitation rates. However, there is a lack of scientific evidence concerning the Portuguese paediatric population.OBJECTIVE: The present study aims to evaluate the outcome of a basic life support training session on theoretical knowledge and self-efficacy, immediately after the training and 6 months later, in a paediatric population.MATERIALS AND METHODS: A total of 392 pupils, aged 7 to 12 years-old, participated in this prospective longitudinal study, answering a questionnaire before, immediately after and 6 moths after receiving 120 minutes of resuscitation training from medical students.RESULTS: There was a significant increase in the knowledge and self-efficacy after one single training session. Both decreased over a period of 6 months, but remained significantly higher than the baseline. These results were homogeneous across classes.CONCLUSIONS: Medical students provided adequate basic life support training to a group of Portuguese schoolchildren, with effects in the knowledge and self-efficacy lasting for at least 6 months.______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________CONTEXTO: O ensino de suporte básico de vida a crianças em idade escolar está bem estabelecido como uma das estratégias mais eficazes no aumento das taxas de reanimação cardiorrespiratória. No entanto, há uma falta de validação científica para a população pediátrica Portuguesa.OBJETIVO: Este estudo pretende avaliar o resultado de uma sessão de treino em suporte básico de vida no conhecimento teórico e autoeficácia, imediatamente após e 6 meses depois.MATERIAIS E MÉTODOS: Um total de 392 crianças (com idades entre os 7 e os 12 anos) participaram neste estudo longitudinal prospetivo respondendo a um questionário antes, imediatamente depois e 6 meses após receberem 120 minutos de treino em reanimação cardiorrespiratória feito por estudantes de medicina.RESULTADOS: Houve um aumento significativo no conhecimento e autoeficácia nas crianças após este treino único. Ambos diminuíram num período de 6 meses, mas mantiveram-se significativamente mais altos que o valor basal. Estes resultados foram homogéneos nas diferentes turmas.CONCLUSÕES: Estudantes de medicina ministraram adequadamente o treino de Suporte Básico de Vida a um a grupo de crianças Portuguesas em idade escolar, com efeitos ao nível do conhecimento e da autoeficácia, que duram pelo menos seis meses._____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2018-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82545http://hdl.handle.net/10316/82545TID:202051358engMonteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-14T11:21:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:25.738065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E DA AUTO-EFICÁCIA ANTES E APÓS ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA A CRIANÇAS
title Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
spellingShingle Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais
resuscitation
ressuscitação
treino
crianças
avaliação
suporte básico de vida
training
schoolchildren
evaluation
basic life support
title_short Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
title_full Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
title_fullStr Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
title_full_unstemmed Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
title_sort Assessment of knowledge and self-efficacy before and after teaching basic life support to schoolchildren
author Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais
author_facet Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Maria de Lurdes Rovisco Branquinho Pais
dc.subject.por.fl_str_mv resuscitation
ressuscitação
treino
crianças
avaliação
suporte básico de vida
training
schoolchildren
evaluation
basic life support
topic resuscitation
ressuscitação
treino
crianças
avaliação
suporte básico de vida
training
schoolchildren
evaluation
basic life support
description Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82545
http://hdl.handle.net/10316/82545
TID:202051358
url http://hdl.handle.net/10316/82545
identifier_str_mv TID:202051358
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133936906928128