Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Rita Alexandra Vieira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8199
Resumo: Dissertação de Mestrado em estudos da Criança - Área de Especialização em Análise Textual e Literatura Infantil
id RCAP_eaf64874b2451209010291e7cd6ab94b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico82-9382.0Dissertação de Mestrado em estudos da Criança - Área de Especialização em Análise Textual e Literatura InfantilAs obras metaficcionais tendencialmente procuram ensinar ao leitor algo acerca da literatura e do seu funcionamento, ajudando-o a reflectir acerca das formas de interagir com o texto, prestando atenção à informação não explicitada. Graças a este procedimento técnicodiscursivo, o leitor aprende a ler de forma não ingénua, adquirindo competências de tipo crítico que lhe permitirão olhar os textos na pluralidade dos seus contextos e funções, incluindo também a função ideológica (Freire,1987). São estes saberes que, segundo a investigação mais recente (Moss,1992; Waugh,1995; Ortega,2003), constituem instrumentos úteis para o desenvolvimento de um leitor mais competente. Tendo estas obras um carácter desconstrutor e lúdico, pareceunos pertinente associá-las a um Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Tompkins & McGee,1993; Huck & Hickman,2001; Galda & Cullinan,1998; Yopp & Yopp,2001), programa presentemente desenvolvido nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, e no qual língua e literatura são perspectivadas como actividades integradas e importantes na formação de leitores críticos e competentes. Desta feita, foi nossa intenção elaborar actividades didácticas a partir de obras metaficcionais seleccionadas, tendo por base as propostas do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura. De seguida, implementamos estas actividades em contexto sala de aula, numa escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, situadas na área de influência do Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho. Por fim, procedemos a uma análise qualitativa dos conteúdos, métodos, materiais e resultados da implementação deste projecto buscando perceber as formas como as obras de cariz metaficcional contribuem para o desenvolvimento de leitores mais críticos e competentes.The metafictional texts seek to teach reader something on the literature and its functioning, helping him to reflect about the ways of interacting with them, paying attention to the information that it is not directly explained. Thanks to this discursive technical procedure the reader learns to read in a way that it is not naive, acquiring critical skills that will enable him to look at the plurality of contexts and functions of the texts, including the ideological function (Freire, 1987). These are the knowledges that, according to the most recent research (Moss,1992; Waugh,1995; Ortega,2003), are useful tools for the development of a more competent reader. Being these texts deconstructive, it seemed to us relevant to associate them to a Reading Program Based on Literature (Tompkins & McGee,1993; Huck & Hickman,2001; Galda & Cullinan,1998; Yopp & Yopp,2001), currently developed in the United States of America, Canada and Brazil, and in which language and literature are considered as integrated activities, important in the formation of critical and competent readers. So, it is our intention to construct activities on selected metafictional texts based on the suggestions of a Reading Program Based on Literature. Then we intend to implement these activities in a classroom context, in an Elementary School, located in the area of influence of Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho. Finally, we would make a qualitative analysis of the contents, methods, materials and results of the implementation of this project seeking to realize how metafictional texts can contribute to the development of more competent and critical readers.Azevedo, Fernando José Fraga deSouza, Renata Junqueira deUniversidade do MinhoSimões, Rita Alexandra Vieira2008-05-232008-05-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:56.248994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
title Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
spellingShingle Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
Simões, Rita Alexandra Vieira
82-93
82.0
title_short Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
title_full Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
title_fullStr Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
title_full_unstemmed Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
title_sort Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico
author Simões, Rita Alexandra Vieira
author_facet Simões, Rita Alexandra Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando José Fraga de
Souza, Renata Junqueira de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Rita Alexandra Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv 82-93
82.0
topic 82-93
82.0
description Dissertação de Mestrado em estudos da Criança - Área de Especialização em Análise Textual e Literatura Infantil
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-23
2008-05-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8199
url http://hdl.handle.net/1822/8199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133040939630592