Reorganização do autoconhecimento e adaptação psicológica na adolescência
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26426 https://doi.org/Carapeto, M. J. (2019). Reorganização do autoconhecimento e adaptação psicológica na adolescência. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 2, 137-146. DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1682 https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v1.1682 |
Resumo: | A reorganização do autoconhecimento tem sido considerada um dos temas mais importantes do desenvolvimento psicológico na adolescência. Considerando o autoconhecimento como teoria (ou teorias) pessoal com funções adaptativas, estas reorganizações podem ser vistas como movimentos adaptativos face às numerosas transformações primárias da adolescência. De um modo geral, dispersas na literatura, encontram-se referências a transformações físicas e a uma diversida- de de novos contextos sociais com os quais o adolescente se depara e que requerem dele a cons- trução de novas teorias, novos guiões pessoais para a sua atuação no mundo. É também referida na literatura a emergência de novas habilidades cognitivas e a possibilidade de construções cognitivas mais sofisticadas e flexíveis. Neste trabalho procede-se a uma revisão não sistemática de algumas das mais importantes transformações físicas, cognitivas e sociais da adolescência, e sua relação com mudanças no autoconhecimento. São abordados: (a) a emergência da sexualidade genital e as alterações da forma e do tamanho do corpo, e sua importância na construção de um autoconceito sexual e em alterações na imagem corporal; (b) as expetativas sociais relativamente aos adolescentes que contribuem para a criação de um sentido de identidade pessoal, bem como a circulação por um número crescente de contextos sociais favorece a construções de uma diversidade de eus relacionais (ou de eus em diferentes papeis sociais), e a influência que as redes sociais têm na construção de um “eu embrulho”; (c) a emergência de habilidades cognitivas abstratas, que possibilitam a diferenciação de múltiplos eus ou o crescimento das autodiscrepâncias (e.g., eu real – eu ideal), mas dão também lugar a conflitos no seio do self, antes de se poder alcançar um autoconhecimento mais coerente. É também sublinhada a interligação entre estas transformações (corporais, sociais e cognitivas) na construção do autoconhecimento. / The reorganization of self-knowledge has been considered one of the most important issues of psychological development in adolescence. Considering self-knowledge as personal theory (or theories) with adaptive functions, these reorganizations can be seen as adaptive movements before a diversity of primary transformations of adolescence. Dispersed in the literature, there are references to adoles- cents facing physical transformations and a diversity of new social contexts, which require from them the construction of new theories, new personal scrips for their action in the world. Also mentioned in the literature is the emergence of new cognitive skills and the possibility of more sophisticated and flexible cognitive construing. In this work we present a non-systematic review of some of the most important physical, cognitive and social transformations of adolescence and their relationship to changes in self-knowledge. The following issues are addressed: (a) the emergence of genital sexuality and changes in body shape and size, and their importance in building a sexual self-concept and in promoting changes in body image; (b) social expectations for adolescents that contribute to the creation of a sense of personal identity, the circulation through an increasing number of social contexts that favor the construction of a diversity of relational selves (or selves in different social roles), and the influence that social networks have on the construing of a “package self ”; (c) the emergence of abstract cognitive abilities, which enable the differentiation of multiple selves or the growth of self-discrepancies (e.g., Actual - Ideal self), but also give rise to conflicts within the self, before a more coherent self-knowledge can be achieved. The interconnection between these transformations (physical, social and cognitive) in the construction of self-knowledge is also high- light. |
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The interconnection between these transformations (physical, social and cognitive) in the construction of self-knowledge is also high- light.International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología2020-01-14T11:48:36Z2020-01-142019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26426https://doi.org/Carapeto, M. J. (2019). Reorganização do autoconhecimento e adaptação psicológica na adolescência. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 2, 137-146. 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A reorganização do autoconhecimento tem sido considerada um dos temas mais importantes do desenvolvimento psicológico na adolescência. Considerando o autoconhecimento como teoria (ou teorias) pessoal com funções adaptativas, estas reorganizações podem ser vistas como movimentos adaptativos face às numerosas transformações primárias da adolescência. De um modo geral, dispersas na literatura, encontram-se referências a transformações físicas e a uma diversida- de de novos contextos sociais com os quais o adolescente se depara e que requerem dele a cons- trução de novas teorias, novos guiões pessoais para a sua atuação no mundo. É também referida na literatura a emergência de novas habilidades cognitivas e a possibilidade de construções cognitivas mais sofisticadas e flexíveis. Neste trabalho procede-se a uma revisão não sistemática de algumas das mais importantes transformações físicas, cognitivas e sociais da adolescência, e sua relação com mudanças no autoconhecimento. São abordados: (a) a emergência da sexualidade genital e as alterações da forma e do tamanho do corpo, e sua importância na construção de um autoconceito sexual e em alterações na imagem corporal; (b) as expetativas sociais relativamente aos adolescentes que contribuem para a criação de um sentido de identidade pessoal, bem como a circulação por um número crescente de contextos sociais favorece a construções de uma diversidade de eus relacionais (ou de eus em diferentes papeis sociais), e a influência que as redes sociais têm na construção de um “eu embrulho”; (c) a emergência de habilidades cognitivas abstratas, que possibilitam a diferenciação de múltiplos eus ou o crescimento das autodiscrepâncias (e.g., eu real – eu ideal), mas dão também lugar a conflitos no seio do self, antes de se poder alcançar um autoconhecimento mais coerente. É também sublinhada a interligação entre estas transformações (corporais, sociais e cognitivas) na construção do autoconhecimento. / The reorganization of self-knowledge has been considered one of the most important issues of psychological development in adolescence. Considering self-knowledge as personal theory (or theories) with adaptive functions, these reorganizations can be seen as adaptive movements before a diversity of primary transformations of adolescence. Dispersed in the literature, there are references to adoles- cents facing physical transformations and a diversity of new social contexts, which require from them the construction of new theories, new personal scrips for their action in the world. Also mentioned in the literature is the emergence of new cognitive skills and the possibility of more sophisticated and flexible cognitive construing. In this work we present a non-systematic review of some of the most important physical, cognitive and social transformations of adolescence and their relationship to changes in self-knowledge. The following issues are addressed: (a) the emergence of genital sexuality and changes in body shape and size, and their importance in building a sexual self-concept and in promoting changes in body image; (b) social expectations for adolescents that contribute to the creation of a sense of personal identity, the circulation through an increasing number of social contexts that favor the construction of a diversity of relational selves (or selves in different social roles), and the influence that social networks have on the construing of a “package self ”; (c) the emergence of abstract cognitive abilities, which enable the differentiation of multiple selves or the growth of self-discrepancies (e.g., Actual - Ideal self), but also give rise to conflicts within the self, before a more coherent self-knowledge can be achieved. The interconnection between these transformations (physical, social and cognitive) in the construction of self-knowledge is also high- light. |
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