Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/7270 |
Resumo: | Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_eb049cf088f907dea1e1566ea871e8c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7270 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de CaneçasCondução do ensinoDificuldadesEducação físicaEstágio pedagógicoEstratégiasFormaçãoProcesso de ensino-aprendizagemReflexãoMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório é o resultado de uma análise crítico-construtiva do processo formativo de Estágio Pedagógico concretizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Caneças. O Estágio, que se encontra inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, tal como o relatório são orientados pelas indicações integradas no Guia de Estágio Pedagógico 2012/13, que se divide em quatro áreas: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1); Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2); Participação na Escola (Área 3) e; Relações com a Comunidade (Área 4). O estágio em questão evidenciou-se pelo particular percurso que tomou. Ao passar por três instituições de ensino, exigiu que todos os elementos envolvidos demonstrassem uma grande capacidade de resolução de problemas e aptidão para se adaptarem facilmente aos vários contextos proporcionados. Apesar disso, o estágio destacou-se fundamentalmente pela variedade formativa que conseguiu oferecer ao professor e pelas aprendizagens efetivas que se verificaram ao longo do ano. Em termos profissionais, aperfeiçoou e realçou as minhas competências ao nível da condução do ensino e corrigiu algumas dificuldades na conceção e organização dos processos avaliativos. Pessoalmente, este processo formativo foi essencial para comprovar o meu gosto pelo ensino e para me motivar na manutenção desta atividade profissional no futuro. No decorrer do documento desejei criar equilíbrio entre o conhecimento pessoal e o técnico através do confronto das experiências adquiridas com as referências consultadas; verificar explicações causais e projeções formativas para as dificuldades sentidas e; analisar o estágio como um processo uno de formação com áreas complementares de intervenção. No final realizei uma reflexão sobre a contribuição que todo o processo de estágio teve na minha formação enquanto futuro professor e quais as necessidades profissionais que persistem.Pedro, Maria da Conceição Ribeiro RexeloMateus, Luís Jorge Nogueira LousteauRepositório da Universidade de LisboaDuarte, Paulo Sérgio Silva2014-10-10T15:18:26Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7270porDuarte, Paulo (2014) - Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:28.952455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças |
title |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças Duarte, Paulo Sérgio Silva Condução do ensino Dificuldades Educação física Estágio pedagógico Estratégias Formação Processo de ensino-aprendizagem Reflexão |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças |
author |
Duarte, Paulo Sérgio Silva |
author_facet |
Duarte, Paulo Sérgio Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexelo Mateus, Luís Jorge Nogueira Lousteau Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Paulo Sérgio Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Condução do ensino Dificuldades Educação física Estágio pedagógico Estratégias Formação Processo de ensino-aprendizagem Reflexão |
topic |
Condução do ensino Dificuldades Educação física Estágio pedagógico Estratégias Formação Processo de ensino-aprendizagem Reflexão |
description |
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-10T15:18:26Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/7270 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/7270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Duarte, Paulo (2014) - Relatório final de estágio pedagógico, Escola Secundária com 3º ciclo de Caneças. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131020773031936 |