Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Lucinda Fernandes, 1962-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7586
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_eb1b7c6cdd131ea3b5338d8d943a2fd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolarTutores e tutoria (Educação)Trabalhos de projecto de mestrado - 2012Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A assunção de que o conhecimento escolar é por si só a aprendizagem necessária e indelével da vida, distancia-se das novas abordagens de aprendizagem pela vida que associam a experiência pessoal reflexiva à formação. Desde que nascemos, desenvolvemos a perceção de tudo aquilo que nos rodeia e formulamos as nossas próprias aprendizagens e significações. Serão essas significações que nos percursos de vida de cada ser humano, assumirão, particular relevância na forma como desenvolverão o seu percurso e aplicarão os seus “vividos” no desenvolvimento da sua identidade como ser social e profissional. Somos aquilo que vivemos. Caberá à escola legitimar essas experiencias e erguer novas estruturas de aprendizagem que valorizem esses saberes, conduzindo a uma espiral que permita atingir outros patamares do saber. O que fazemos é o reflexo do que aprendemos, desaprendemos e voltámos a aprender. Assume assim, particular importância o momento de reflexão sobre cada momento da nossa vida, pois será dessa reflexão que criaremos em nós as condições para enfrentar novos caminhos e entender os já percorridos. Da escola se espera que responda aos desafios da diversidade de público que a frequenta e responda aos fenómenos sociais que nas últimas décadas têm atravessado a sociedade e que transpuseram os seus muros. Estes requerem da escola uma maior sensibilização e adequação às necessidades individuais dos alunos. Caber-lhe-á agir rápida e adequadamente, para que que seja possível a anulação de fatores que poderão direcionar para a exclusão escolar e consequentemente para a exclusão social muitos dos que, por alguma razão, não se revêm na sua forma de ensinar. O acompanhamento tutorial poderá, de alguma forma, ser um caminho que permita minimizar as desigualdades em contexto escolar e traçar caminhos e alternativas futuras.L'hypothèse que les savoirs scolaires sont eux, et seulement eux, nécessaire à un apprentissage, s´éloigne des nouvelles approches d'apprentissage par expérience personnelle impliquant une formation réflexive. Dès la naissance, nous développons la perception de tout ce qui nous entoure et formulons nos apprentissages en leur donnant un significat. Les différents apprentissages sont faits dès la première enfance, ce qui nous permettra de développer une identité à un niveau social et professionnel. Nous sommes ce que nous avons vécu. L'école devra valider les expériences individuelles et construire de nouvelles structures qui puissent favoriser l'apprentissage, de manière à obtenir une spirale pour atteindre de nouvelles connaissances. Ce que nous faisons est un reflet de ce que nous apprenons, de ce que nos oublions et de ce que nous irons de nouveau apprendre. C’est ainsi, particulièrement important d’analyser chaque moment de notre vie, car c’est à partir de cette analyse et réflexion que nous aurons acquis les conditions nécessaires à de nouveaux défis d’apprentissages, ainsi qu’à comprendre ceux que nous avons déjà réalisés. Les phénomènes sociaux, que dans les dernières décennies, ont traversés la société et qui ont transposés les murs de l'école, exigent à l’école une plus grande sensibilisation et adaptation aux besoins individuels des élèves. À l'école sera demandée d'agir rapidement et de façon appropriée, afin d'annuler les facteurs qui peuvent conduire à l'exclusion scolaire et ainsi à l'exclusion sociale de ceux qui ne se revoient pas dans la façon d’enseigner de l’école. La protection tutélaire peut permettre minimiser les inégalités, dans le contexte scolaire, dessinant un nouveau parcours pour les élèves.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaLourenço, Lucinda Fernandes, 1962-2013-01-25T10:05:37Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:22.153879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
title Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
spellingShingle Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
Lourenço, Lucinda Fernandes, 1962-
Tutores e tutoria (Educação)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
title_short Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
title_full Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
title_fullStr Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
title_full_unstemmed Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
title_sort Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
author Lourenço, Lucinda Fernandes, 1962-
author_facet Lourenço, Lucinda Fernandes, 1962-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Lucinda Fernandes, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Tutores e tutoria (Educação)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
topic Tutores e tutoria (Educação)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-25T10:05:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7586
url http://hdl.handle.net/10451/7586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134216384937984