Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Miguel Correia da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19251
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_eb1c310783f5ab6a88acea4edc022803
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugarMestrado em MarketingO turismo cresce no mundo, em Portugal e nas nossas cidades. Estudar o seu impacto tanto do ponto de vista social como do ambiental é pertinente e atual. Este trabalho consiste num caso de estudo sobre os impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e uma análise da relação entre o place marketing da cidade e os impactos na satisfação destes residentes. A ligação entre os conceitos de qualidade de vida e o place marketing pode-se verificar através de dois pontos de vista: a competitividade de mercado; e a perceção dos habitantes face ao place image. Trabalhar a gestão da imagem de um país ou cidade como marca, influencia a escolha dos turistas face ao destino, moldando também o seu comportamento e a sua experiência turística. Neste estudo adaptou-se um modelo que permite estudar o impacto do turismo na qualidade de vida e consequentemente na satisfação global dos residentes de um lugar. O trabalho foi realizado em Lisboa nas quatro freguesias que revelam ter mais impactos provocados pelo turismo, que são Santa Maria Maior, Misericórdia, Santo António e São Vicente. Os resultados obtidos indicam que a perceção dos impactos económicos e ambientais do turismo afeta a perceção de bem-estar material e de saúde e segurança respetivamente, e que a perceção de bem-estar emocional e de saúde e segurança afeta a satisfação global.Tourism grows in the world, in Portugal and in our cities. Studying its impact from both a social and environmental point of view is pertinent and current. This paper is a case study on the impacts of tourism on the quality of life of Lisbon residents and an analysis of the relationship between the place marketing of the city and its impact on the residents satisfaction. The link between quality of life concepts and place marketing can be verified through two points of view: market competitiveness; and the inhabitants' perception of the place image. Working to manage the image of a country or city as a brand influences the choice of tourists in relation to their destination, also shaping their behavior and their tourist experience. In this study we adapted a model that allows us to study the impact of tourism on the quality of life and consequently on the overall satisfaction of the residents of a place. The work was carried out in Lisbon in the four parishes that reveal to have more impacts caused by tourism, that are Santa Maria Maior, Misericórdia, Santo António and São Vicente. The results indicate that the perception of the economic and environmental impacts of tourism affects the perception of material well-being and health and safety respectively, and that the perception of emocional well-being and health and safety affects the overall satisfaction.Ricardo Miguel Correia da SilvaSardinha, IdalinhaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Ricardo Miguel Correia da2020-01-07T15:48:40Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19251porSilva, Ricardo Miguel Correia da (2019). "Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:10.484772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
title Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
spellingShingle Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
Silva, Ricardo Miguel Correia da
title_short Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
title_full Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
title_fullStr Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
title_full_unstemmed Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
title_sort Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar
author Silva, Ricardo Miguel Correia da
author_facet Silva, Ricardo Miguel Correia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Idalinha
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ricardo Miguel Correia da
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-01-07T15:48:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19251
url http://hdl.handle.net/10400.5/19251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Ricardo Miguel Correia da (2019). "Impactos do turismo na qualidade de vida dos residentes de Lisboa e a sua relação com o marketing de lugar". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ricardo Miguel Correia da Silva
publisher.none.fl_str_mv Ricardo Miguel Correia da Silva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131133774921728