A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66011 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_eb255918d52aa1ccb8e0138673bcd736 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundárioThe caricature as historical evidence: a study with high school studentsCaricaturaEducação históricaEvidênciaCaricatureEvidenceHistorical educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório apresenta um projeto desenvolvido em contexto real de aprendizagem na disciplina de História A, numa turma de 12º ano do Ensino Recorrente, do curso de Línguas e Humanidades. Este projeto teve como objetivo principal proporcionar tarefas aos alunos que lhes permitam a construção do seu conhecimento histórico. Para além dos conhecimentos substantivos a desenvolver de acordo com os documentos orientadores pretende-se que os alunos desenvolvam as suas ideias relativamente ao conceito metahistórico de evidência. Entre os vários suportes de evidência histórica foi escolhida a caricatura, que permite para além do desenvolvimento da literacia histórica, que é o nosso objetivo primordial, fomentar a sensibilidade estética e artística, que de forma genérica se refere a literacia visual. Assim, a nossa prática pautou-se por responder às seguintes questões: Que conceções os alunos apresentam sobre o período da Guerra Fria, sobre o que entendem por evidência histórica e como utilizam a caricatura para a construção de evidência histórica? Que evidência histórica produzem os alunos interpretando caricaturas? Como é que o conhecimento substantivo e o uso da caricatura como evidência histórica evoluiu? Este estudo é qualitativo, contou com a participação de nove alunos, e os dados que emergiram das respostas às tarefas propostas foram analisados de forma descritiva em linha com a Grounded Theory seguindo a tradição de investigação em educação histórica. A seleção das caricaturas foi norteada por dois critérios. O primeiro critério obedeceu à temática das aulas que iriam ser lecionadas. Em segundo lugar, no desenvolvimento das sessões letivas foram selecionadas caricaturas que apresentassem uma diversidade de estratégias para a compreensão da fonte histórica e da construção da evidência. Os instrumentos de recolha de dados foram, um questionário de levantamento de ideias prévias, um conjunto de três fichas de trabalho para os respetivos conteúdos e dois questionários de metacognição, em linha com o que é proposto pela investigação em educação histórica. Através da análise das ideias que emergiram das respostas dos alunos às tarefas/questões propostas, este estudo de investigação permitiu identificar dificuldades e apontar algumas soluções para a análise de fontes históricas, como a caricatura, que reforcem a análise de intencionalidades e significados, para uma melhor compreensão da evidência histórica. Os resultados da metodologia implementada revelaram evolução das ideias dos alunos.This report presents a project developed in the real context of learning in the History A subject, in a 12th grade recurrent class, in the Languages and Humanities course. This project aimed to provide students with tasks that allow them to build their historical knowledge. In addition to the substantive knowledge to be developed in accordance with the guidance documents, it is intended that students develop their ideas regarding the metahistorical concept of evidence. Among the various supports of historical evidence, the caricature was chosen, which allows beyond the development of historical literacy, which is our primary objective, to foster aesthetic and artistic sensibility, which generally refers to visual literacy. Thus, our practice was based on answering the following questions: What conceptions do students have about the Cold War period, what do they mean by historical evidence, and how they use caricature to construct historical evidence? What historical evidence do students produce, interpreting caricatures? How has substantive knowledge and use of caricature as historical evidence evolved? This qualitative study was attended by nine students, and the data that emerged from the answers to the proposed tasks were analyzed descriptively in line with Grounded Theory following the tradition of research in historical education. The selection of caricatures was guided by two criteria. The first criterion followed the theme of the classes that would be taught. Secondly, in the development of the teaching sessions, caricatures were presented that presented a variety of strategies for understanding the historical source and the construction of evidence. The data collection instruments were a survey questionnaire of previous ideas, a set of three worksheets for their contents and two metacognition questionnaires, in line with what is proposed by research in historical education. The analysis of the ideas that emerged from the students' answers to the tasks/questions proposed this research study allowed us to identify difficulties and point out some solutions for the analysis of historical sources, such as caricature, which reinforce the analysis of intentionality’s and meanings, for a better understanding of historical evidence. The results of the methodology implemented revealed an evolution of students' ideas.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoOliveira, Sara Cristina Ribeiro de20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66011por202366782info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:30:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:51.945867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário The caricature as historical evidence: a study with high school students |
title |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário |
spellingShingle |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário Oliveira, Sara Cristina Ribeiro de Caricatura Educação histórica Evidência Caricature Evidence Historical education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário |
title_full |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário |
title_fullStr |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário |
title_sort |
A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário |
author |
Oliveira, Sara Cristina Ribeiro de |
author_facet |
Oliveira, Sara Cristina Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gago, Marília Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sara Cristina Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caricatura Educação histórica Evidência Caricature Evidence Historical education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Caricatura Educação histórica Evidência Caricature Evidence Historical education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/66011 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/66011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202366782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132744324743168 |