Análise da sustentabilidade dos materiais de construção: Definição de uma matriz de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Luis Miguel Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8142
Resumo: Na área da construção, existem muitas empresas de pequena dimensão ou de dimensão familiar, onde uma análise ambiental do produto pode marcar a diferença entre ganhar ou perder um trabalho, perante um cliente que considere esta questão fulcral. O apuramento do impacto ambiental associado a um material de construção pode ter alguma dificuldade associada, não só pela falta ou omissão de informação, mas também pela triagem necessária fazer ao excesso de informação (desinformação), por vezes deliberadas por parte dos fabricantes para o efeito que se pretende. Mas de onde surgiu toda esta preocupação com o ambiente, o que é a consciência ecológica e o que significa desenvolvimento sustentável? Ao longo deste trabalho, procuramos dar resposta a estas questões, explicar porque é que a ACV – Análise de Ciclo de Vida é dos métodos mais utilizados em todo o mundo e que outros tipos de informação ecológica, como rótulos ambientais, podem acompanhar um produto. Baseando-se em critérios pormenorizadamente analisados ao longo deste documento, a matriz desenvolvida permite quantificar e qualificar cada um destes critérios, possibilitando ainda que cada uma das avaliações a eles efetuada possa ser sujeita a ponderações devidamente fundamentadas, devolvendo no final uma qualificação dos produtos analisados, tendo em conta a importância que o utilizador pretende dar, por exemplo, ao custo ou à exigência funcional de um material. Resumidamente, este trabalho pretende ser uma ferramenta de apoio, com base em informação acessível, para fazer uma análise com base em critérios sustentáveis e com hipótese de adequar a ponderação de acordo com o interesse do utilizador da matriz. No final da análise, pretende-se que a informação resultante ajude na decisão de compra dos produtos analisados.
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