A diacronia do encontro de Ulisses com o ciclope no repertório iconográfico “lychnológico”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/30929 |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar as representações do encontro de Ulisses com Polifemo numa perspectiva diacrónica, ao mesmo tempo que se apresentam interpretações possíveis sobre a sua representação iconográfica nas lucernas. Antes de analisar a tipologia e a cronologia destas lucernas, tecemos algumas considerações que julgamos importantes para a interpretação de uma narrativa “lychnológica”, plasmada em diferentes relevos. A longevidade da reprodução literária e iconográfica das façanhas de Ulisses é um indício claro da sua importância nos contextos culturais helénico e romano. Das várias formas de transmissão, entre elas a via oral, não devemos esquecer a importância da arte como veículo de propagação de conhecimento. |
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A diacronia do encontro de Ulisses com o ciclope no repertório iconográfico “lychnológico”Diachrony of the Meeting of Ulysses with the Cyclops in the Lynchnological Iconographic RepertoireLucernas romanasRoman lampsAlto-ImpérioHigh-empireIconografiaIconographyUlissesOdysseusPolifemoPolyphemusEste trabalho pretende analisar as representações do encontro de Ulisses com Polifemo numa perspectiva diacrónica, ao mesmo tempo que se apresentam interpretações possíveis sobre a sua representação iconográfica nas lucernas. Antes de analisar a tipologia e a cronologia destas lucernas, tecemos algumas considerações que julgamos importantes para a interpretação de uma narrativa “lychnológica”, plasmada em diferentes relevos. A longevidade da reprodução literária e iconográfica das façanhas de Ulisses é um indício claro da sua importância nos contextos culturais helénico e romano. Das várias formas de transmissão, entre elas a via oral, não devemos esquecer a importância da arte como veículo de propagação de conhecimento.The purpose of this paper is to present an interpretation for the iconography of Odysseus’ encounter with Polifemus, in a diachronical perspective. At the same time, we tend to present possible interpretations for the iconography of roman lamps. We discuss, before a typological and chronological analysis of these lamps, some important questions for the interpretation of a lychnological narrative, which manifests itself in different reliefs. Diachronically, the literary and iconographical reproduction of Odysseus’ exploits reveals its importance in the Hellenic and Roman contexts. The transmission of these Homeric episodes, in oral or written record, cannot make us forget the importance of Art in the dissemination of knowledge.Universidad de Sevilla, Secretariado de PublicacionesRepositório da Universidade de LisboaPereira, CarlosAlbuquerque, Pedro2018-01-24T21:56:56Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30929porPEREIRA, Carlos; ALBUQUERQUE, Pedro (2014) - A diacronia do encontro de Ulisses com o ciclope no repertório iconográfico “lychnológico”. "HABIS" ISSN 0210-7694. 45 (2014), p. 7-28.0210-7694info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:27.798897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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