Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Águeda Maria Inácio Caleiras
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16266
Resumo: O presente estudo insere-se num campo de investigação cujo enfoque se situa numa unidade organizacional: O Agrupamento Vertical de Escolas. Este modelo organizacional, onde para cada uma das crianças se desenvolverá a escolaridade básica, é a estrutura coerente com essa escolaridade, na perspetiva de construirmos uma equipa educativa coesa com o propósito de acompanhar as crianças as suas dificuldades e transições, de forma que aprendam mais e de um modo mais significativo. A prática pedagógica dos professores do Ensino Básico, com vista à construção do caminho de sucesso de todos os alunos, toma-se mais viável, pelas oportunidades de formação e socialização em contexto de trabalho. Face ao pressuposto referenciado, foi nosso objetivo verificar se esta nova cultura organizacional, introduzida pelo Decreto-Lei n°115-A/98, de 4 de Maio, está a ser consubstanciada nos agrupamentos de escolas, ou se, pelo contrário as mudanças pretendidas ainda se situam ao nível das intenções. De uma forma geral, podemos concluir que os professores concordam com os pressupostos definidos no decreto supracitado, mas quando questionados sobre a situação real vivenciada no seu agrupamento de escolas, os resultados são contraditórios. Em nosso entender, a investigação desenvolvida contribuiu para uma melhor compreensão desta realidade organizacional, mas tendo em conta as implicações desta problemática no todo sistémico da profissão docente, este poderá ser um ponto de partida para investigações futuras./ABSTRACT - The following study appears in an investigation area which consists in na organization’s unit: the Vertical Grouping of Schools. This organizational model, where each child will develop its basic academic studies, is the coherent structure according to that academic level. Its goal is building a strong educational team, with the purpose of accompanying the children in its difficulties and transitions, so they will learn more and better. The educational practice of the First School Base teachers, with the objective of building a way of success for all students, becomes more viable through the opportunities of learning e socialization while on the job. In the face of this, it was our objective to verify if this new culture organization, introduced by Law Decree n. °115-A/98, of 4 of May, is being related to by the Vertical Grouping of Schools, or if; on the other hand, the wanted changes are still in the intention fields. Generally, we can conclude that teachers agree with the assumptions defined in the previously referred decree, but when questioned about the real live situation in their own Vertical Grouping of Schools, the results are contradictory. It is our belief that the investigation developed has contributed to a better understanding of this organizational reality, considering the systemic whole in the teaching profession this could be a starting point for future investigations.
id RCAP_eb4f57688a241e3ed282dab570383495
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticasModelo organizacionalCultura/mudança organizacionalAtitude docentePrática pedagógicaOrganizational modelOrganizational culture/changeTeaching attitudeEducational practiceO presente estudo insere-se num campo de investigação cujo enfoque se situa numa unidade organizacional: O Agrupamento Vertical de Escolas. Este modelo organizacional, onde para cada uma das crianças se desenvolverá a escolaridade básica, é a estrutura coerente com essa escolaridade, na perspetiva de construirmos uma equipa educativa coesa com o propósito de acompanhar as crianças as suas dificuldades e transições, de forma que aprendam mais e de um modo mais significativo. A prática pedagógica dos professores do Ensino Básico, com vista à construção do caminho de sucesso de todos os alunos, toma-se mais viável, pelas oportunidades de formação e socialização em contexto de trabalho. Face ao pressuposto referenciado, foi nosso objetivo verificar se esta nova cultura organizacional, introduzida pelo Decreto-Lei n°115-A/98, de 4 de Maio, está a ser consubstanciada nos agrupamentos de escolas, ou se, pelo contrário as mudanças pretendidas ainda se situam ao nível das intenções. De uma forma geral, podemos concluir que os professores concordam com os pressupostos definidos no decreto supracitado, mas quando questionados sobre a situação real vivenciada no seu agrupamento de escolas, os resultados são contraditórios. Em nosso entender, a investigação desenvolvida contribuiu para uma melhor compreensão desta realidade organizacional, mas tendo em conta as implicações desta problemática no todo sistémico da profissão docente, este poderá ser um ponto de partida para investigações futuras./ABSTRACT - The following study appears in an investigation area which consists in na organization’s unit: the Vertical Grouping of Schools. This organizational model, where each child will develop its basic academic studies, is the coherent structure according to that academic level. Its goal is building a strong educational team, with the purpose of accompanying the children in its difficulties and transitions, so they will learn more and better. The educational practice of the First School Base teachers, with the objective of building a way of success for all students, becomes more viable through the opportunities of learning e socialization while on the job. In the face of this, it was our objective to verify if this new culture organization, introduced by Law Decree n. °115-A/98, of 4 of May, is being related to by the Vertical Grouping of Schools, or if; on the other hand, the wanted changes are still in the intention fields. Generally, we can conclude that teachers agree with the assumptions defined in the previously referred decree, but when questioned about the real live situation in their own Vertical Grouping of Schools, the results are contradictory. It is our belief that the investigation developed has contributed to a better understanding of this organizational reality, considering the systemic whole in the teaching profession this could be a starting point for future investigations.Universidade de Évora2015-11-11T15:07:10Z2015-11-112007-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16266http://hdl.handle.net/10174/16266pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt676Madeira, Águeda Maria Inácio Caleirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:40.684102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
title Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
spellingShingle Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
Madeira, Águeda Maria Inácio Caleiras
Modelo organizacional
Cultura/mudança organizacional
Atitude docente
Prática pedagógica
Organizational model
Organizational culture/change
Teaching attitude
Educational practice
title_short Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
title_full Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
title_fullStr Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
title_full_unstemmed Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
title_sort Atitude dos professores face à verticalização do ensino básico: da teoria às práticas
author Madeira, Águeda Maria Inácio Caleiras
author_facet Madeira, Águeda Maria Inácio Caleiras
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Águeda Maria Inácio Caleiras
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo organizacional
Cultura/mudança organizacional
Atitude docente
Prática pedagógica
Organizational model
Organizational culture/change
Teaching attitude
Educational practice
topic Modelo organizacional
Cultura/mudança organizacional
Atitude docente
Prática pedagógica
Organizational model
Organizational culture/change
Teaching attitude
Educational practice
description O presente estudo insere-se num campo de investigação cujo enfoque se situa numa unidade organizacional: O Agrupamento Vertical de Escolas. Este modelo organizacional, onde para cada uma das crianças se desenvolverá a escolaridade básica, é a estrutura coerente com essa escolaridade, na perspetiva de construirmos uma equipa educativa coesa com o propósito de acompanhar as crianças as suas dificuldades e transições, de forma que aprendam mais e de um modo mais significativo. A prática pedagógica dos professores do Ensino Básico, com vista à construção do caminho de sucesso de todos os alunos, toma-se mais viável, pelas oportunidades de formação e socialização em contexto de trabalho. Face ao pressuposto referenciado, foi nosso objetivo verificar se esta nova cultura organizacional, introduzida pelo Decreto-Lei n°115-A/98, de 4 de Maio, está a ser consubstanciada nos agrupamentos de escolas, ou se, pelo contrário as mudanças pretendidas ainda se situam ao nível das intenções. De uma forma geral, podemos concluir que os professores concordam com os pressupostos definidos no decreto supracitado, mas quando questionados sobre a situação real vivenciada no seu agrupamento de escolas, os resultados são contraditórios. Em nosso entender, a investigação desenvolvida contribuiu para uma melhor compreensão desta realidade organizacional, mas tendo em conta as implicações desta problemática no todo sistémico da profissão docente, este poderá ser um ponto de partida para investigações futuras./ABSTRACT - The following study appears in an investigation area which consists in na organization’s unit: the Vertical Grouping of Schools. This organizational model, where each child will develop its basic academic studies, is the coherent structure according to that academic level. Its goal is building a strong educational team, with the purpose of accompanying the children in its difficulties and transitions, so they will learn more and better. The educational practice of the First School Base teachers, with the objective of building a way of success for all students, becomes more viable through the opportunities of learning e socialization while on the job. In the face of this, it was our objective to verify if this new culture organization, introduced by Law Decree n. °115-A/98, of 4 of May, is being related to by the Vertical Grouping of Schools, or if; on the other hand, the wanted changes are still in the intention fields. Generally, we can conclude that teachers agree with the assumptions defined in the previously referred decree, but when questioned about the real live situation in their own Vertical Grouping of Schools, the results are contradictory. It is our belief that the investigation developed has contributed to a better understanding of this organizational reality, considering the systemic whole in the teaching profession this could be a starting point for future investigations.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-01T00:00:00Z
2015-11-11T15:07:10Z
2015-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16266
http://hdl.handle.net/10174/16266
url http://hdl.handle.net/10174/16266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136569463930880