Recursos piscatórios: análise das condicionantes do consumo e das percepções da sustentabilidade dos recursos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15358 |
Resumo: | O presente estudo insere-se na problemática do papel do consumidor de peixe na sustentabilidade dos recursos piscatórios. Tem por objetivo caracterizar o consumo, as atitudes e conhecimentos dos consumidores de peixe em face dos recursos piscatórios e chegar a uma tipologia de consumidores. Para tal, procedeu-se à realização de um inquérito aplicado a uma amostra de 200 consumidores da cidade de Lisboa. De acordo com as atitudes, comportamentos e conhecimentos revelados pelos inquiridos e com o auxílio de uma análise de clusters, chegou-se a dois tipos de grupos de consumidores. No geral, foi observado que os inquiridos consomem peixe com frequência e diferenciado, mas que o seu conhecimento acerca dos recursos piscatórios é reduzido. Este estudo pode fornecer informação necessária ao delineamento de estratégias de educação ambiental. Estratégias estas que devem abordar diferentes técnicas para ir ao encontro de diferentes tipos de consumidor; ABSTRACT:This study falls upon the role of fish consumers towards the sustainability of fishing resources. The main goal is to set the profile for the consumption, the attitudes, and the knowledge of fish consumers regarding fishing resources and to come up with a consumer typology. In order to do that, there was an inquest made to a sample of 200 consumers from Lisbon, Portugal. According to the attitudes, behaviours and knowledge demonstrated by the people inquired, and with the aid of cluster analysis, one came up with two consumer groups. Overall, it was possible to determine that the people inquired consume fish at a frequent and differentiated rate, but their knowledge on fishing resources is narrow. This study may provide the information needed to design strategies of environmental education, which must approach different techniques in order to respond to different consumer types. |
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O presente estudo insere-se na problemática do papel do consumidor de peixe na sustentabilidade dos recursos piscatórios. Tem por objetivo caracterizar o consumo, as atitudes e conhecimentos dos consumidores de peixe em face dos recursos piscatórios e chegar a uma tipologia de consumidores. Para tal, procedeu-se à realização de um inquérito aplicado a uma amostra de 200 consumidores da cidade de Lisboa. De acordo com as atitudes, comportamentos e conhecimentos revelados pelos inquiridos e com o auxílio de uma análise de clusters, chegou-se a dois tipos de grupos de consumidores. No geral, foi observado que os inquiridos consomem peixe com frequência e diferenciado, mas que o seu conhecimento acerca dos recursos piscatórios é reduzido. Este estudo pode fornecer informação necessária ao delineamento de estratégias de educação ambiental. Estratégias estas que devem abordar diferentes técnicas para ir ao encontro de diferentes tipos de consumidor; ABSTRACT:This study falls upon the role of fish consumers towards the sustainability of fishing resources. The main goal is to set the profile for the consumption, the attitudes, and the knowledge of fish consumers regarding fishing resources and to come up with a consumer typology. In order to do that, there was an inquest made to a sample of 200 consumers from Lisbon, Portugal. According to the attitudes, behaviours and knowledge demonstrated by the people inquired, and with the aid of cluster analysis, one came up with two consumer groups. Overall, it was possible to determine that the people inquired consume fish at a frequent and differentiated rate, but their knowledge on fishing resources is narrow. This study may provide the information needed to design strategies of environmental education, which must approach different techniques in order to respond to different consumer types. |
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