Oportunidade de escolha em contexto familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Susana Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9839
Resumo: Baseado nos princípios subjacentes às práticas pedagógicas centradas na criança, este estudo tem por objetivo (a) analisar as perceções dos pais sobre a importância e facilidade na implementação de oportunidades de escolha em contexto familiar, comparando famílias de crianças em situação de incapacidade com aquelas cujas crianças apresentam desenvolvimento típico; e (b) examinar o impacte da implementação, em contexto familiar, de um programa de intervenção focado na expansão de oportunidades de escolha, na participação de uma criança com necessidades adicionais de suporte. A fim de responder ao primeiro objetivo, foi auscultada a opinião de 74 pais (26de famílias de crianças com incapacidade e 48 de crianças sem incapacidade), através de uma pesquisa por inquérito. Já para a averiguação dos efeitos do programa de intervenção, foi desenvolvido um estudo de caso único, tipo AB, avaliando o seu impacte na participação de uma criança de 2 anos com Síndrome de Down. Os resultados sugerem que os pais atribuem importância a práticas que promovam os princípios relacionados com práticas centradas na criança embora a facilidade na sua implementação registe níveis significativamente mais baixos, especialmente no caso das famílias de crianças com incapacidade. As barreiras na implementação de oportunidades de escolha situam-se em aspetos ligados à dinâmica da rotina familiar, às características da criança e à necessidade de instrução. No estudo de caso único, a criação de oportunidades de escolha promover o envolvimento e interação da criança. Os dados recolhidos parecem sublinhar a importância de apoiar a estruturação de rotinas familiares que integrem oportunidades de escolha bem como a identificação de estratégias que suportem a feitura de escolhas.
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