A Escola do Ponto de Vista das Crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9234 |
Resumo: | O artigo analisa a relação das crianças com a escola, considerando as apreciações que fazem da escola que frequentam e da interacção com os seus professores, os sentimentos que experimentam no quotidiano escolar e ainda as representações que têm da escolaridade, incluindo a importância que lhe atribuem para a vida adulta. A informação resultou da aplicação de um inquérito por questionário a 837 alunos do 2º ciclo da escolaridade obrigatória, realizado no início do ano de 2003 em oito escolas dos concelhos de Loures e de Lisboa que concentravam um contingente significativo de descendentes de imigrantes. De um modo geral, os alunos inquiridos neste estudo deixaram transparecer uma vivência positiva da escolaridade, apesar dos aspectos críticos que assinalaram em relação à escola que frequentam; a escola aparece com centralidade entre o que consideram ser importante para a sua vida e a maioria gostaria de conseguir tirar um curso superior. De entre as variáveis consideradas na pesquisa- o sexo e trajectória escolar do aluno, a condição social e a origem nacional dos pais - a (in)experiência da reprovação e o sexo foram as que revelaram maior potencial diferenciador dos modos de viver a escola. |
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A Escola do Ponto de Vista das CriançasA Escola do Ponto de Vista das CriançasArticleO artigo analisa a relação das crianças com a escola, considerando as apreciações que fazem da escola que frequentam e da interacção com os seus professores, os sentimentos que experimentam no quotidiano escolar e ainda as representações que têm da escolaridade, incluindo a importância que lhe atribuem para a vida adulta. A informação resultou da aplicação de um inquérito por questionário a 837 alunos do 2º ciclo da escolaridade obrigatória, realizado no início do ano de 2003 em oito escolas dos concelhos de Loures e de Lisboa que concentravam um contingente significativo de descendentes de imigrantes. De um modo geral, os alunos inquiridos neste estudo deixaram transparecer uma vivência positiva da escolaridade, apesar dos aspectos críticos que assinalaram em relação à escola que frequentam; a escola aparece com centralidade entre o que consideram ser importante para a sua vida e a maioria gostaria de conseguir tirar um curso superior. De entre as variáveis consideradas na pesquisa- o sexo e trajectória escolar do aluno, a condição social e a origem nacional dos pais - a (in)experiência da reprovação e o sexo foram as que revelaram maior potencial diferenciador dos modos de viver a escola.The article analyzes the relationship between children and school, considering their appreciation of the school they attend and the interaction with their teachers, the feelings they experience in everyday school life and their representations of schooling, including the importance they attribute to it for adult life. The information resulted from the application of a questionnaire survey to 837 students of the second cycle of compulsory schooling, conducted in early 2003 in eight schools in the counties of Loures and Lisbon that concentrated a significant contingent of descendants of immigrants. In general, the students interviewed in this study showed a positive experience of schooling, despite the critical aspects they pointed out in relation to the school they attend; the school comes up as central between what they consider to be important for their lives and most would like to be able to take an upper course. Among the variables considered in the research - the student's gender and school trajectory, the social condition and the national origin of the parents - the (in)experience of disapproval and gender were the ones that revealed greater potential for differentiating ways of living the school.DINÂMIA'CET-Iscte2006-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9234por2182-3030Seabra, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-23T16:02:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:51.514983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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