A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Inês Mergulhão Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3301
Resumo: O Investimento Direto Estrangeiro (IDE) é uma das formas que as empresas têm de internacionalização e que tem vindo, a ser cada vez mais estudada. Existem, no entanto, vários fatores que podem influenciar a opção de IDE em determinado país e neste estudo dar-se-á maior atenção à distância cultural (DC), isto porque, a cultura de uma nação tem vindo a mostrar ter grande impacto no modo como as negociações ocorrem. Existem vários modelos que medem a DC e nesta dissertação optou-se pelo mais utilizado na literatura da área, o de Geert Hofstede (1980, 1991, 2010). Foi considerado o mais antigo e também aquele que mais contribuiu para o desenvolvimento do investimento estrangeiro devido à sua dimensão. O autor subdivide a DC em seis dimensões com base nas quais procurámos perceber a influência que cada uma exerce sobre o IDE feito por Portugal nos mercados de destino. Trata-se de uma análise empírica com aplicação aos 41 países recetores de IDE Português no ano de 2013. As hipóteses foram testadas com recurso a informação secundária, por regressão linear múltipla e utilizando o software SPSS 23 (Statistical Package for the Social Sciences). Era esperado que a maioria das dimensões de Hofstede (2010) tivessem influência no IDE feito por Portugal no país de destino, assim como o índice global da distância cultural, mas apenas se comprovou que o individualismo possa exercer positivamente efeito sobre esse fluxo. A distância geográfica ao país de destino e os laços coloniais com os mesmos também têm influência na escolha do local onde Portugal efetua IDE. O estudo contribui para que essencialmente os gestores das empresas, aquando da escolha do mercado onde vão fazer IDE, possam estar atentos quanto às limitações por vezes criadas pelas diferenças culturais, promovendo um investimento consciente, rentável e duradouro.
id RCAP_eb80795a744b7fba10bb2968e70041d9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissorDistância culturalHofstedePortugalIDEInternacionalizaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO Investimento Direto Estrangeiro (IDE) é uma das formas que as empresas têm de internacionalização e que tem vindo, a ser cada vez mais estudada. Existem, no entanto, vários fatores que podem influenciar a opção de IDE em determinado país e neste estudo dar-se-á maior atenção à distância cultural (DC), isto porque, a cultura de uma nação tem vindo a mostrar ter grande impacto no modo como as negociações ocorrem. Existem vários modelos que medem a DC e nesta dissertação optou-se pelo mais utilizado na literatura da área, o de Geert Hofstede (1980, 1991, 2010). Foi considerado o mais antigo e também aquele que mais contribuiu para o desenvolvimento do investimento estrangeiro devido à sua dimensão. O autor subdivide a DC em seis dimensões com base nas quais procurámos perceber a influência que cada uma exerce sobre o IDE feito por Portugal nos mercados de destino. Trata-se de uma análise empírica com aplicação aos 41 países recetores de IDE Português no ano de 2013. As hipóteses foram testadas com recurso a informação secundária, por regressão linear múltipla e utilizando o software SPSS 23 (Statistical Package for the Social Sciences). Era esperado que a maioria das dimensões de Hofstede (2010) tivessem influência no IDE feito por Portugal no país de destino, assim como o índice global da distância cultural, mas apenas se comprovou que o individualismo possa exercer positivamente efeito sobre esse fluxo. A distância geográfica ao país de destino e os laços coloniais com os mesmos também têm influência na escolha do local onde Portugal efetua IDE. O estudo contribui para que essencialmente os gestores das empresas, aquando da escolha do mercado onde vão fazer IDE, possam estar atentos quanto às limitações por vezes criadas pelas diferenças culturais, promovendo um investimento consciente, rentável e duradouro.Santos, João Neves de CarvalhoIC-OnlineVitorino, Inês Mergulhão Dias2018-06-22T13:55:31Z2018-05-042018-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3301TID:201947340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:53Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:26.750932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
title A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
spellingShingle A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
Vitorino, Inês Mergulhão Dias
Distância cultural
Hofstede
Portugal
IDE
Internacionalização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
title_full A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
title_fullStr A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
title_full_unstemmed A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
title_sort A influência da distância cultural no IDE: o caso de Portugal como país emissor
author Vitorino, Inês Mergulhão Dias
author_facet Vitorino, Inês Mergulhão Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, João Neves de Carvalho
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Inês Mergulhão Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Distância cultural
Hofstede
Portugal
IDE
Internacionalização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Distância cultural
Hofstede
Portugal
IDE
Internacionalização
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O Investimento Direto Estrangeiro (IDE) é uma das formas que as empresas têm de internacionalização e que tem vindo, a ser cada vez mais estudada. Existem, no entanto, vários fatores que podem influenciar a opção de IDE em determinado país e neste estudo dar-se-á maior atenção à distância cultural (DC), isto porque, a cultura de uma nação tem vindo a mostrar ter grande impacto no modo como as negociações ocorrem. Existem vários modelos que medem a DC e nesta dissertação optou-se pelo mais utilizado na literatura da área, o de Geert Hofstede (1980, 1991, 2010). Foi considerado o mais antigo e também aquele que mais contribuiu para o desenvolvimento do investimento estrangeiro devido à sua dimensão. O autor subdivide a DC em seis dimensões com base nas quais procurámos perceber a influência que cada uma exerce sobre o IDE feito por Portugal nos mercados de destino. Trata-se de uma análise empírica com aplicação aos 41 países recetores de IDE Português no ano de 2013. As hipóteses foram testadas com recurso a informação secundária, por regressão linear múltipla e utilizando o software SPSS 23 (Statistical Package for the Social Sciences). Era esperado que a maioria das dimensões de Hofstede (2010) tivessem influência no IDE feito por Portugal no país de destino, assim como o índice global da distância cultural, mas apenas se comprovou que o individualismo possa exercer positivamente efeito sobre esse fluxo. A distância geográfica ao país de destino e os laços coloniais com os mesmos também têm influência na escolha do local onde Portugal efetua IDE. O estudo contribui para que essencialmente os gestores das empresas, aquando da escolha do mercado onde vão fazer IDE, possam estar atentos quanto às limitações por vezes criadas pelas diferenças culturais, promovendo um investimento consciente, rentável e duradouro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-22T13:55:31Z
2018-05-04
2018-05-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3301
TID:201947340
url http://hdl.handle.net/10400.8/3301
identifier_str_mv TID:201947340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136968847654912