Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3234
Resumo: Tese de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_eb8a073d34757e657152d04ff8550f47
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António MotaMota, António, 1957-Literatura infantilLiteratura juvenilRepresentações sociaisÁreas ruraisAntónio MotaSelf-reflective readerChildren’s literaturePowerRepresentation of rural adolescenceTese de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade AbertaObjeto de um número crescente de estudos a nível nacional e internacional, os textos destinados a um potencial leitor infanto-juvenil têm conduzido ao aprofundamento de inúmeras questões na área da análise textual, da interpretação e da receção, entre outras, desenvolvidas em diferentes contextos de investigação, entre os quais o dos estudos literários e o dos estudos da criança. O presente trabalho analisa como, através de diversos dispositivos textuais, a comunicação que se efetiva entre o texto e o potencial leitor adolescente contribui para o desenvolvimento da sua capacidade reflexiva. A partir de um conjunto de seis obras juvenis de António Mota, pretende-se verificar se, e de que forma, o texto incentiva a cooperação do leitor na reconstrução do universo da adolescência rural nelas representado, tendo em mente que a comunicação texto-leitor manifesta um desequilíbrio de poder entre o autor adulto e o leitor adolescente. Após uma breve contextualização do autor no panorama da literatura infanto-juvenil contemporânea (capítulo I), reflete-se sobre as abordagens teóricas que colocam em evidência o caráter dialógico da representação e a caracterização do texto como lugar de aprendizagem do poder através do discurso (capítulo II). A análise do corpus (capítulo III) procura identificar os dispositivos que concorrem para o empoderamento do adolescente, possibilitando concluir de que forma a representação da adolescência na ruralidade contribui para a formação de um leitor reflexivo e progressivamente consciente da sua própria identidade (capítulo IV).The increasingly wider research into texts intended for adolescent readers have led to a great number of questions raised in different areas. The textual analysis, hermeneutics and reception of children’s and young readers’ literature are issues that have been studied both into the context of literary studies and also into the more comprehensive area of children’s studies. This research analyses how the use of certain textual devices enables the communication between the text and the potential adolescent reader, thus setting in motion the development of a constructive and self-reflective reader. Within a selection of six books for young readers written by António Mota, the purpose of this dissertation is to verify if and how the text invites the reader to cooperate in the reconstruction of the rural universe therein represented, bearing in mind that the imbalance between the adult author and the young reader is a constant trait in this form of communication. A brief description of the author in the context of the Portuguese children’s literature (chapter I) is followed by a review of the theoretical studies focused both on the dialogical character of textual representation and on the text as a place for the apprenticeship of power relations through discourse (chapter II). The textual analysis of the selected works of António Mota (chapter III) aims at the identification of the textual devices which enable adolescent empowerment and thereby sustain the conclusion that the representation of rural adolescence paves the way for the development of self-reflective readers who will be increasingly conscious of their own identities (chapter IV).Duarte, Maria do Rosário da CunhaRepositório AbertoAlves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão2014-05-22T16:26:36Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3234TID:201139456porAlves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão - Texto, poder e leitor [Em linha] : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota. Coimbra : [s.n.], 2014. 161 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:31.420648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
title Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
spellingShingle Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão
Mota, António, 1957-
Literatura infantil
Literatura juvenil
Representações sociais
Áreas rurais
António Mota
Self-reflective reader
Children’s literature
Power
Representation of rural adolescence
title_short Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
title_full Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
title_fullStr Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
title_full_unstemmed Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
title_sort Texto, poder e leitor : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota
author Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão
author_facet Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria do Rosário da Cunha
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão
dc.subject.por.fl_str_mv Mota, António, 1957-
Literatura infantil
Literatura juvenil
Representações sociais
Áreas rurais
António Mota
Self-reflective reader
Children’s literature
Power
Representation of rural adolescence
topic Mota, António, 1957-
Literatura infantil
Literatura juvenil
Representações sociais
Áreas rurais
António Mota
Self-reflective reader
Children’s literature
Power
Representation of rural adolescence
description Tese de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-22T16:26:36Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3234
TID:201139456
url http://hdl.handle.net/10400.2/3234
identifier_str_mv TID:201139456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Elsa Maria Cecílio de Sousa Botão - Texto, poder e leitor [Em linha] : elementos para a representação da adolescência na ruralidade em António Mota. Coimbra : [s.n.], 2014. 161 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135015451230208