Aplicação de um sistema híbrido TLS a uma linha de montagem multimodelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/97938 |
Resumo: | Num momento em que o mercado automóvel é cada vez mais competitivo e exigente, e em que os sistemas produtivos se tornaram mais flexíveis e evoluídos tecnologicamente, torna-se cada vez mais importante a satisfação do Cliente da forma mais eficiente possível. Neste sentido, torna-se essencial a integração da filosofia da Melhoria Contínua nas organizações, de modo a solucionar os problemas nos sistemas produtivos. Assim, vários são os autores que defendem que a solução destes problemas passa pela redução de variabilidade e desperdícios, com foco nos elementos que impedem a organização de evoluir. Nesta ótica, a presente dissertação tem como principal objetivo propor um modelo híbrido integrador das metodologias Teoria das Restrições, Lean e Seis Sigma para linhas multimodelo, validando os impactos organizacionais conseguidos com a implementação dos modelos híbridos TLS de suporte à melhoria contínua em geral. Outro objetivo da dissertação é o de avaliar a contribuição de uma análise SMED (Single Minute Exchange of Die) na fase de subordinação do sistema. Modelo este baseado nos cinco passos da Teoria das Restrições mas em que a exploração da Restrição é realizada através da aplicação de ferramentas Lean e Seis Sigma e em que para a sua aplicação se recomenda a utilização de um software de simulação, capaz de identificar a restrição e testar as melhorias sugeridas durante a exploração da restrição e a aplicação do DBR, e um software de estatística de modo a estudar se tempos de ciclo de diferentes modelos pertencem ou não à mesma população, especialmente importante na aplicação do modelo desenvolvido a linhas mistas ou multimodelo. O estudo inerente à aplicação do modelo TLS foi desenvolvido na Visteon Portuguesa, na fábrica de Palmela, numa linha de montagem multimodelo com tecnologia SMT. Os resultados do estudo verificam um aumento de capacidade da linha de 6,39%, permitindo a produção de 140 peças adicionais por turno, o através da implementação do modelo híbrido TLS desenvolvido, e ainda a importância da utilização da simulação como ferramenta de apoio à decisão na melhoria contínua. |
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