Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osterne, Luiziany Pontes Rios
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Z?lia Maria de Sousa Ara?jo, Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira, Branco, July Grassiely de Oliveira, Osterne, Emanuelly Pontes Rios, Filho, Manoel Pereira de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
Resumo: Contexto e Objetivo: Cuidar de adultos mais velhos dependentes no domic?lio ? uma realidade cada vez mais frequente na atual sociedade envelhecida, advindo da? a necessidade de dotar os cuidadores com pr?ticas e saberes que, tradicionalmente, n?o estavam nos dom?nios das fam?lias. Esta investiga??o tem como objetivo analisar a efic?cia de uma Tecnologia Educativa na capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes em ambiente domiciliar. M?todos: Participaram 12 familiares cuidadores que acompanharam adultos mais velhos internados numa institui??o hospitalar de refer?ncia em traumas, situada em Fortaleza-Cear?-Brasil, um m?s ap?s o retorno ao domic?lio. Tratou-se de um estudo qualitativo assente na investiga??o-a??o mediante constru??o, aplica??o e avalia??o de uma tecnologia educativa (TE). A TE constru?da para o efeito, teve por base a Teoria das Necessidades Humanas B?sicas de Maslow e os pressupostos da educa??o para a sa?de. Resultados: Oito familiares cuidadores relataram a experi?ncia pr?via no cuidado aos adultos mais velhos no domic?lio e quatro revelaram um conhecimento superficial sobre o cuidar. A aquisi??o de conhecimento mediado pela aplica??o da Tecnologia Educativa conduziu ? ocorr?ncia de mudan?as no atendimento ?s necessidades humanas b?sicas de adultos mais velhos no cuidado domiciliar, designadamente, compreens?o do processo de envelhecimento, adapta??o do ambiente f?sico, adequa??o da alimenta??o, toler?ncia, resgate da autonomia e envolvimento da fam?lia. Conclus?es: A aplica??o da TE teve impacto na pr?xis do familiar cuidador, materializado no suprimento das necessidades b?sicas humanas da pessoa idosa cuidada. Esta ferramenta, desponta como complemento ?til para o refor?o das compet?ncias do cuidador informal do adulto mais velho dependente. / Backgroundand Aim: Caring for dependent older adults at home is an increasingly frequent reality in today's ageing society, resulting in the need to provide careers with the skills and knowledge which were not traditionally part of the family realm. This research aims to analyze the effectiveness of an Educational Technology in the training process of careers of dependent older adults at home. Method: Participants were 12 family caregivers who accompanied older adults admitted to a reference hospital in trauma, located in Fortaleza-Cear?-Brazil, a month after returning home. Eight family caregivers reported previous experience caring for older adults at home, and four revealed to have a superficial knowledge of the matter. This was a qualitative study based on action research through the creation, application and assessment of an educational program. The Educational Technology built for this purpose was based on the Theory of Basic Human Needs and the assumptions of health education. Results: Knowledge acquisition mediated by the application of Educational Technology led to changes in providing basic human needs of older adults' in homecare, namely the understanding of the ageing process, adaptation of the physical environment, nutritional adequacy, tolerance, autonomy and family involvement. Conclusions: The use of Educational Technology had an impact on the praxis of the family caregiver through the supply of the basic human needs of the older person being cared for. This tool emerges as a useful complement to strengthen the abilities of the informal caregiver of the dependent older adult.
id RCAP_eba33590b44b536b803f8ed1f27b7040
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentesEducational Technology intraining family caregivers of older peopleCuidador informal - Informal caregiverSa?de do adulto mais velho - Health of the older adultTecnologia educativa - Educational technologyEduca??o para a sa?de - Health educationContexto e Objetivo: Cuidar de adultos mais velhos dependentes no domic?lio ? uma realidade cada vez mais frequente na atual sociedade envelhecida, advindo da? a necessidade de dotar os cuidadores com pr?ticas e saberes que, tradicionalmente, n?o estavam nos dom?nios das fam?lias. Esta investiga??o tem como objetivo analisar a efic?cia de uma Tecnologia Educativa na capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes em ambiente domiciliar. M?todos: Participaram 12 familiares cuidadores que acompanharam adultos mais velhos internados numa institui??o hospitalar de refer?ncia em traumas, situada em Fortaleza-Cear?-Brasil, um m?s ap?s o retorno ao domic?lio. Tratou-se de um estudo qualitativo assente na investiga??o-a??o mediante constru??o, aplica??o e avalia??o de uma tecnologia educativa (TE). A TE constru?da para o efeito, teve por base a Teoria das Necessidades Humanas B?sicas de Maslow e os pressupostos da educa??o para a sa?de. Resultados: Oito familiares cuidadores relataram a experi?ncia pr?via no cuidado aos adultos mais velhos no domic?lio e quatro revelaram um conhecimento superficial sobre o cuidar. A aquisi??o de conhecimento mediado pela aplica??o da Tecnologia Educativa conduziu ? ocorr?ncia de mudan?as no atendimento ?s necessidades humanas b?sicas de adultos mais velhos no cuidado domiciliar, designadamente, compreens?o do processo de envelhecimento, adapta??o do ambiente f?sico, adequa??o da alimenta??o, toler?ncia, resgate da autonomia e envolvimento da fam?lia. Conclus?es: A aplica??o da TE teve impacto na pr?xis do familiar cuidador, materializado no suprimento das necessidades b?sicas humanas da pessoa idosa cuidada. Esta ferramenta, desponta como complemento ?til para o refor?o das compet?ncias do cuidador informal do adulto mais velho dependente. / Backgroundand Aim: Caring for dependent older adults at home is an increasingly frequent reality in today's ageing society, resulting in the need to provide careers with the skills and knowledge which were not traditionally part of the family realm. This research aims to analyze the effectiveness of an Educational Technology in the training process of careers of dependent older adults at home. Method: Participants were 12 family caregivers who accompanied older adults admitted to a reference hospital in trauma, located in Fortaleza-Cear?-Brazil, a month after returning home. Eight family caregivers reported previous experience caring for older adults at home, and four revealed to have a superficial knowledge of the matter. This was a qualitative study based on action research through the creation, application and assessment of an educational program. The Educational Technology built for this purpose was based on the Theory of Basic Human Needs and the assumptions of health education. Results: Knowledge acquisition mediated by the application of Educational Technology led to changes in providing basic human needs of older adults' in homecare, namely the understanding of the ageing process, adaptation of the physical environment, nutritional adequacy, tolerance, autonomy and family involvement. Conclusions: The use of Educational Technology had an impact on the praxis of the family caregiver through the supply of the basic human needs of the older person being cared for. This tool emerges as a useful complement to strengthen the abilities of the informal caregiver of the dependent older adult.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2022-01-21T15:23:39Z2022-01-212021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208por2183-4938http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1372Osterne, Luiziany Pontes RiosSantos, Z?lia Maria de Sousa Ara?joCapelo, Maria Regina Teixeira FerreiraBranco, July Grassiely de OliveiraOsterne, Emanuelly Pontes RiosFilho, Manoel Pereira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:21Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:59.587439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
Educational Technology intraining family caregivers of older people
title Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
spellingShingle Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
Osterne, Luiziany Pontes Rios
Cuidador informal - Informal caregiver
Sa?de do adulto mais velho - Health of the older adult
Tecnologia educativa - Educational technology
Educa??o para a sa?de - Health education
title_short Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
title_full Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
title_fullStr Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
title_full_unstemmed Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
title_sort Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
author Osterne, Luiziany Pontes Rios
author_facet Osterne, Luiziany Pontes Rios
Santos, Z?lia Maria de Sousa Ara?jo
Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
Branco, July Grassiely de Oliveira
Osterne, Emanuelly Pontes Rios
Filho, Manoel Pereira de Sousa
author_role author
author2 Santos, Z?lia Maria de Sousa Ara?jo
Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
Branco, July Grassiely de Oliveira
Osterne, Emanuelly Pontes Rios
Filho, Manoel Pereira de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osterne, Luiziany Pontes Rios
Santos, Z?lia Maria de Sousa Ara?jo
Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
Branco, July Grassiely de Oliveira
Osterne, Emanuelly Pontes Rios
Filho, Manoel Pereira de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidador informal - Informal caregiver
Sa?de do adulto mais velho - Health of the older adult
Tecnologia educativa - Educational technology
Educa??o para a sa?de - Health education
topic Cuidador informal - Informal caregiver
Sa?de do adulto mais velho - Health of the older adult
Tecnologia educativa - Educational technology
Educa??o para a sa?de - Health education
description Contexto e Objetivo: Cuidar de adultos mais velhos dependentes no domic?lio ? uma realidade cada vez mais frequente na atual sociedade envelhecida, advindo da? a necessidade de dotar os cuidadores com pr?ticas e saberes que, tradicionalmente, n?o estavam nos dom?nios das fam?lias. Esta investiga??o tem como objetivo analisar a efic?cia de uma Tecnologia Educativa na capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes em ambiente domiciliar. M?todos: Participaram 12 familiares cuidadores que acompanharam adultos mais velhos internados numa institui??o hospitalar de refer?ncia em traumas, situada em Fortaleza-Cear?-Brasil, um m?s ap?s o retorno ao domic?lio. Tratou-se de um estudo qualitativo assente na investiga??o-a??o mediante constru??o, aplica??o e avalia??o de uma tecnologia educativa (TE). A TE constru?da para o efeito, teve por base a Teoria das Necessidades Humanas B?sicas de Maslow e os pressupostos da educa??o para a sa?de. Resultados: Oito familiares cuidadores relataram a experi?ncia pr?via no cuidado aos adultos mais velhos no domic?lio e quatro revelaram um conhecimento superficial sobre o cuidar. A aquisi??o de conhecimento mediado pela aplica??o da Tecnologia Educativa conduziu ? ocorr?ncia de mudan?as no atendimento ?s necessidades humanas b?sicas de adultos mais velhos no cuidado domiciliar, designadamente, compreens?o do processo de envelhecimento, adapta??o do ambiente f?sico, adequa??o da alimenta??o, toler?ncia, resgate da autonomia e envolvimento da fam?lia. Conclus?es: A aplica??o da TE teve impacto na pr?xis do familiar cuidador, materializado no suprimento das necessidades b?sicas humanas da pessoa idosa cuidada. Esta ferramenta, desponta como complemento ?til para o refor?o das compet?ncias do cuidador informal do adulto mais velho dependente. / Backgroundand Aim: Caring for dependent older adults at home is an increasingly frequent reality in today's ageing society, resulting in the need to provide careers with the skills and knowledge which were not traditionally part of the family realm. This research aims to analyze the effectiveness of an Educational Technology in the training process of careers of dependent older adults at home. Method: Participants were 12 family caregivers who accompanied older adults admitted to a reference hospital in trauma, located in Fortaleza-Cear?-Brazil, a month after returning home. Eight family caregivers reported previous experience caring for older adults at home, and four revealed to have a superficial knowledge of the matter. This was a qualitative study based on action research through the creation, application and assessment of an educational program. The Educational Technology built for this purpose was based on the Theory of Basic Human Needs and the assumptions of health education. Results: Knowledge acquisition mediated by the application of Educational Technology led to changes in providing basic human needs of older adults' in homecare, namely the understanding of the ageing process, adaptation of the physical environment, nutritional adequacy, tolerance, autonomy and family involvement. Conclusions: The use of Educational Technology had an impact on the praxis of the family caregiver through the supply of the basic human needs of the older person being cared for. This tool emerges as a useful complement to strengthen the abilities of the informal caregiver of the dependent older adult.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31T00:00:00Z
2022-01-21T15:23:39Z
2022-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
url https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-4938
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136427901976576