Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 |
Resumo: | Contexto e Objetivo: Cuidar de adultos mais velhos dependentes no domic?lio ? uma realidade cada vez mais frequente na atual sociedade envelhecida, advindo da? a necessidade de dotar os cuidadores com pr?ticas e saberes que, tradicionalmente, n?o estavam nos dom?nios das fam?lias. Esta investiga??o tem como objetivo analisar a efic?cia de uma Tecnologia Educativa na capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes em ambiente domiciliar. M?todos: Participaram 12 familiares cuidadores que acompanharam adultos mais velhos internados numa institui??o hospitalar de refer?ncia em traumas, situada em Fortaleza-Cear?-Brasil, um m?s ap?s o retorno ao domic?lio. Tratou-se de um estudo qualitativo assente na investiga??o-a??o mediante constru??o, aplica??o e avalia??o de uma tecnologia educativa (TE). A TE constru?da para o efeito, teve por base a Teoria das Necessidades Humanas B?sicas de Maslow e os pressupostos da educa??o para a sa?de. Resultados: Oito familiares cuidadores relataram a experi?ncia pr?via no cuidado aos adultos mais velhos no domic?lio e quatro revelaram um conhecimento superficial sobre o cuidar. A aquisi??o de conhecimento mediado pela aplica??o da Tecnologia Educativa conduziu ? ocorr?ncia de mudan?as no atendimento ?s necessidades humanas b?sicas de adultos mais velhos no cuidado domiciliar, designadamente, compreens?o do processo de envelhecimento, adapta??o do ambiente f?sico, adequa??o da alimenta??o, toler?ncia, resgate da autonomia e envolvimento da fam?lia. Conclus?es: A aplica??o da TE teve impacto na pr?xis do familiar cuidador, materializado no suprimento das necessidades b?sicas humanas da pessoa idosa cuidada. Esta ferramenta, desponta como complemento ?til para o refor?o das compet?ncias do cuidador informal do adulto mais velho dependente. / Backgroundand Aim: Caring for dependent older adults at home is an increasingly frequent reality in today's ageing society, resulting in the need to provide careers with the skills and knowledge which were not traditionally part of the family realm. This research aims to analyze the effectiveness of an Educational Technology in the training process of careers of dependent older adults at home. Method: Participants were 12 family caregivers who accompanied older adults admitted to a reference hospital in trauma, located in Fortaleza-Cear?-Brazil, a month after returning home. Eight family caregivers reported previous experience caring for older adults at home, and four revealed to have a superficial knowledge of the matter. This was a qualitative study based on action research through the creation, application and assessment of an educational program. The Educational Technology built for this purpose was based on the Theory of Basic Human Needs and the assumptions of health education. Results: Knowledge acquisition mediated by the application of Educational Technology led to changes in providing basic human needs of older adults' in homecare, namely the understanding of the ageing process, adaptation of the physical environment, nutritional adequacy, tolerance, autonomy and family involvement. Conclusions: The use of Educational Technology had an impact on the praxis of the family caregiver through the supply of the basic human needs of the older person being cared for. This tool emerges as a useful complement to strengthen the abilities of the informal caregiver of the dependent older adult. |
id |
RCAP_eba33590b44b536b803f8ed1f27b7040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentesEducational Technology intraining family caregivers of older peopleCuidador informal - Informal caregiverSa?de do adulto mais velho - Health of the older adultTecnologia educativa - Educational technologyEduca??o para a sa?de - Health educationContexto e Objetivo: Cuidar de adultos mais velhos dependentes no domic?lio ? uma realidade cada vez mais frequente na atual sociedade envelhecida, advindo da? a necessidade de dotar os cuidadores com pr?ticas e saberes que, tradicionalmente, n?o estavam nos dom?nios das fam?lias. Esta investiga??o tem como objetivo analisar a efic?cia de uma Tecnologia Educativa na capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes em ambiente domiciliar. M?todos: Participaram 12 familiares cuidadores que acompanharam adultos mais velhos internados numa institui??o hospitalar de refer?ncia em traumas, situada em Fortaleza-Cear?-Brasil, um m?s ap?s o retorno ao domic?lio. Tratou-se de um estudo qualitativo assente na investiga??o-a??o mediante constru??o, aplica??o e avalia??o de uma tecnologia educativa (TE). A TE constru?da para o efeito, teve por base a Teoria das Necessidades Humanas B?sicas de Maslow e os pressupostos da educa??o para a sa?de. Resultados: Oito familiares cuidadores relataram a experi?ncia pr?via no cuidado aos adultos mais velhos no domic?lio e quatro revelaram um conhecimento superficial sobre o cuidar. A aquisi??o de conhecimento mediado pela aplica??o da Tecnologia Educativa conduziu ? ocorr?ncia de mudan?as no atendimento ?s necessidades humanas b?sicas de adultos mais velhos no cuidado domiciliar, designadamente, compreens?o do processo de envelhecimento, adapta??o do ambiente f?sico, adequa??o da alimenta??o, toler?ncia, resgate da autonomia e envolvimento da fam?lia. Conclus?es: A aplica??o da TE teve impacto na pr?xis do familiar cuidador, materializado no suprimento das necessidades b?sicas humanas da pessoa idosa cuidada. Esta ferramenta, desponta como complemento ?til para o refor?o das compet?ncias do cuidador informal do adulto mais velho dependente. / Backgroundand Aim: Caring for dependent older adults at home is an increasingly frequent reality in today's ageing society, resulting in the need to provide careers with the skills and knowledge which were not traditionally part of the family realm. This research aims to analyze the effectiveness of an Educational Technology in the training process of careers of dependent older adults at home. Method: Participants were 12 family caregivers who accompanied older adults admitted to a reference hospital in trauma, located in Fortaleza-Cear?-Brazil, a month after returning home. Eight family caregivers reported previous experience caring for older adults at home, and four revealed to have a superficial knowledge of the matter. This was a qualitative study based on action research through the creation, application and assessment of an educational program. The Educational Technology built for this purpose was based on the Theory of Basic Human Needs and the assumptions of health education. Results: Knowledge acquisition mediated by the application of Educational Technology led to changes in providing basic human needs of older adults' in homecare, namely the understanding of the ageing process, adaptation of the physical environment, nutritional adequacy, tolerance, autonomy and family involvement. Conclusions: The use of Educational Technology had an impact on the praxis of the family caregiver through the supply of the basic human needs of the older person being cared for. This tool emerges as a useful complement to strengthen the abilities of the informal caregiver of the dependent older adult.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2022-01-21T15:23:39Z2022-01-212021-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208por2183-4938http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1372Osterne, Luiziany Pontes RiosSantos, Z?lia Maria de Sousa Ara?joCapelo, Maria Regina Teixeira FerreiraBranco, July Grassiely de OliveiraOsterne, Emanuelly Pontes RiosFilho, Manoel Pereira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:21Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:59.587439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes Educational Technology intraining family caregivers of older people |
title |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes |
spellingShingle |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes Osterne, Luiziany Pontes Rios Cuidador informal - Informal caregiver Sa?de do adulto mais velho - Health of the older adult Tecnologia educativa - Educational technology Educa??o para a sa?de - Health education |
title_short |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes |
title_full |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes |
title_fullStr |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes |
title_full_unstemmed |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes |
title_sort |
Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes |
author |
Osterne, Luiziany Pontes Rios |
author_facet |
Osterne, Luiziany Pontes Rios Santos, Z?lia Maria de Sousa Ara?jo Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira Branco, July Grassiely de Oliveira Osterne, Emanuelly Pontes Rios Filho, Manoel Pereira de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Z?lia Maria de Sousa Ara?jo Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira Branco, July Grassiely de Oliveira Osterne, Emanuelly Pontes Rios Filho, Manoel Pereira de Sousa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osterne, Luiziany Pontes Rios Santos, Z?lia Maria de Sousa Ara?jo Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira Branco, July Grassiely de Oliveira Osterne, Emanuelly Pontes Rios Filho, Manoel Pereira de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cuidador informal - Informal caregiver Sa?de do adulto mais velho - Health of the older adult Tecnologia educativa - Educational technology Educa??o para a sa?de - Health education |
topic |
Cuidador informal - Informal caregiver Sa?de do adulto mais velho - Health of the older adult Tecnologia educativa - Educational technology Educa??o para a sa?de - Health education |
description |
Contexto e Objetivo: Cuidar de adultos mais velhos dependentes no domic?lio ? uma realidade cada vez mais frequente na atual sociedade envelhecida, advindo da? a necessidade de dotar os cuidadores com pr?ticas e saberes que, tradicionalmente, n?o estavam nos dom?nios das fam?lias. Esta investiga??o tem como objetivo analisar a efic?cia de uma Tecnologia Educativa na capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes em ambiente domiciliar. M?todos: Participaram 12 familiares cuidadores que acompanharam adultos mais velhos internados numa institui??o hospitalar de refer?ncia em traumas, situada em Fortaleza-Cear?-Brasil, um m?s ap?s o retorno ao domic?lio. Tratou-se de um estudo qualitativo assente na investiga??o-a??o mediante constru??o, aplica??o e avalia??o de uma tecnologia educativa (TE). A TE constru?da para o efeito, teve por base a Teoria das Necessidades Humanas B?sicas de Maslow e os pressupostos da educa??o para a sa?de. Resultados: Oito familiares cuidadores relataram a experi?ncia pr?via no cuidado aos adultos mais velhos no domic?lio e quatro revelaram um conhecimento superficial sobre o cuidar. A aquisi??o de conhecimento mediado pela aplica??o da Tecnologia Educativa conduziu ? ocorr?ncia de mudan?as no atendimento ?s necessidades humanas b?sicas de adultos mais velhos no cuidado domiciliar, designadamente, compreens?o do processo de envelhecimento, adapta??o do ambiente f?sico, adequa??o da alimenta??o, toler?ncia, resgate da autonomia e envolvimento da fam?lia. Conclus?es: A aplica??o da TE teve impacto na pr?xis do familiar cuidador, materializado no suprimento das necessidades b?sicas humanas da pessoa idosa cuidada. Esta ferramenta, desponta como complemento ?til para o refor?o das compet?ncias do cuidador informal do adulto mais velho dependente. / Backgroundand Aim: Caring for dependent older adults at home is an increasingly frequent reality in today's ageing society, resulting in the need to provide careers with the skills and knowledge which were not traditionally part of the family realm. This research aims to analyze the effectiveness of an Educational Technology in the training process of careers of dependent older adults at home. Method: Participants were 12 family caregivers who accompanied older adults admitted to a reference hospital in trauma, located in Fortaleza-Cear?-Brazil, a month after returning home. Eight family caregivers reported previous experience caring for older adults at home, and four revealed to have a superficial knowledge of the matter. This was a qualitative study based on action research through the creation, application and assessment of an educational program. The Educational Technology built for this purpose was based on the Theory of Basic Human Needs and the assumptions of health education. Results: Knowledge acquisition mediated by the application of Educational Technology led to changes in providing basic human needs of older adults' in homecare, namely the understanding of the ageing process, adaptation of the physical environment, nutritional adequacy, tolerance, autonomy and family involvement. Conclusions: The use of Educational Technology had an impact on the praxis of the family caregiver through the supply of the basic human needs of the older person being cared for. This tool emerges as a useful complement to strengthen the abilities of the informal caregiver of the dependent older adult. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31T00:00:00Z 2022-01-21T15:23:39Z 2022-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 |
url |
https://doi.org/Osterne, L. P. R., Santos, Z. M. de S. A., Capelo, M. R. T. F., Branco, J. G. de O., Osterne , E. P. R., & Filho, M. P. de S. (2021). Tecnologia Educativa para capacita??o de familiares cuidadores de adultos mais velhos dependentes. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 7(1), 52?65. https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 https://doi.org/10.31211/rpics.2021.7.1.208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-4938 http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136427901976576 |