A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/27686
Resumo: A Revista tem visibilidade internacional, através Cantárida/Cuiden, CINAHL, Latindex e SciELO Portugal. Incorporada na SciELO Citation Index, Web of Knowledge, Thomson Reuters
id RCAP_ebba077776ab43a2221ec7568b133703
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospitalInternship supervision in nursing : between the school and hospitalSupervisión de prácticas en enfermería : entre la escuela y el hospitalSupervisão de enfermagemOrganização e administraçãoEscolas de enfermagemHospitais de ensinoNursingSupervisoryOrganization and administrationSchoolsNursingHospitalsTeachingSupervisión de enfermeríaOrganización y administraciónEscuelas de enfermeríaHospitales universitariosA Revista tem visibilidade internacional, através Cantárida/Cuiden, CINAHL, Latindex e SciELO Portugal. Incorporada na SciELO Citation Index, Web of Knowledge, Thomson ReutersO estudo, de pendor qualitativo e interpretativo, debruça-se sobre as orientações e as práticas de supervisão de estágios em Enfermagem como analisador dos fenómenos de Articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital. É assim objetivo do artigo dar a conhecer aos intervenientes da supervisão de estágios, em particular aos supervisores e alunos estagiários, as lógicas implícitas e explícitas entre as duas organizações a partir de um modelo teórico de análise à Articulação interorganizacional construído. No quadro teórico-conceptual destaca-se a segunda vertente do estudo que consistiu na construção de um arquétipo de Configurações da articulação Escola de Enfermagem e Hospital em contexto de supervisão de estágio. A tipologia construída, e que agora se apresenta, permitiu realizar a leitura dos discursos e das práticas de supervisão em contexto de supervisão de estágio. A partir dos resultados e discussão deste exercício teóricometodológico é possível concluir que o estudo de caso revelou diferentes configurações de articulação, de intensidade e frequência por vezes inconstantes e variáveis, que refletem os desafios que se colocam no presente e que se anteveem para um futuro próximo, relativos à supervisão em Enfermagem no contexto de trabalho hospitalar.This qualitative and interpretive study focuses on guidelines and the supervision of clinical nursing practice as a means of analyzing the phenomenon of organizational articulation between the School of Nursing and the Hospital. Thus, the objective of the article is to understand supervision interventions during placements, in particular in relation to supervisors and placement students, and the implicit and explicit logic between the two organizations on the basis of the theoretical analytical of interorganizational articulation model constructed. The second approach consisted of the construction of an archetypal articulation of relationships between the School of Nursing and the Hospital in the context of supervision during clinical placements, It was from this constructed typology that it was possible to carry out a reading of the discourses and practices of supervision during clinical placements. On the basis of this theoretical-methodological case study it was possible to identify different configurations of articulation, with occurred with varying intensity and frequency, and which reflect the present and future challenges related to supervision in nursing in the hospital context.El estudio, de tendencia cualitativa e interpretativa, se centra en las directrices y las prácticas de supervisión de los periodos de prácticas en Enfermería, como analizador de los fenómenos de articulación interorganizativa entre la escuela de enfermería y el hospital. El objetivo del artículo es dar a conocer a aquellos implicados en la supervisión de las prácticas, en particular a los supervisores y a los alumnos en prácticas, las lógicas implícitas y explícitas entre las dos organizaciones a partir de un modelo teórico de análisis de la articulación interorganizativa construido. En el marco teórico-conceptual destaca la segunda vertiente del estudio, que consistió en la construcción de un arquetipo de configuraciones de la articulación entre la escuela de enfermería y el hospital en el contexto de la supervisión de las prácticas. La tipología construida, y que aquí se presenta, permitió realizar la lectura de los discursos y las prácticas de supervisión durante la supervisión del periodo de prácticas. A partir de los resultados y de la discusión de este ejercicio teórico-metodológico se puede concluir que este estudio de caso mostró diferentes configuraciones de articulación, de intensidad y frecuencia a veces inconstantes y variables que reflejan los desafíos que se exponen en el presente y que se prevén para un futuro próximo relacionados con la supervisión en enfermería en el contexto del trabajo hospitalario.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)Universidade do MinhoMacedo, Ana Paula2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/27686por0874-028310.12707/RIII1304www.esenfc.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/27686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:56.895557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
Internship supervision in nursing : between the school and hospital
Supervisión de prácticas en enfermería : entre la escuela y el hospital
title A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
spellingShingle A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
Macedo, Ana Paula
Supervisão de enfermagem
Organização e administração
Escolas de enfermagem
Hospitais de ensino
Nursing
Supervisory
Organization and administration
Schools
Nursing
Hospitals
Teaching
Supervisión de enfermería
Organización y administración
Escuelas de enfermería
Hospitales universitarios
title_short A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
title_full A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
title_fullStr A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
title_full_unstemmed A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
title_sort A supervisão de estágios em enfermagem : entre a escola e o hospital
author Macedo, Ana Paula
author_facet Macedo, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão de enfermagem
Organização e administração
Escolas de enfermagem
Hospitais de ensino
Nursing
Supervisory
Organization and administration
Schools
Nursing
Hospitals
Teaching
Supervisión de enfermería
Organización y administración
Escuelas de enfermería
Hospitales universitarios
topic Supervisão de enfermagem
Organização e administração
Escolas de enfermagem
Hospitais de ensino
Nursing
Supervisory
Organization and administration
Schools
Nursing
Hospitals
Teaching
Supervisión de enfermería
Organización y administración
Escuelas de enfermería
Hospitales universitarios
description A Revista tem visibilidade internacional, através Cantárida/Cuiden, CINAHL, Latindex e SciELO Portugal. Incorporada na SciELO Citation Index, Web of Knowledge, Thomson Reuters
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/27686
url http://hdl.handle.net/1822/27686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-0283
10.12707/RIII1304
www.esenfc.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132859556954112