A ilustração no design das capas da revista Renovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jéssica Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15324
Resumo: Dissertação de mestrado
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spelling A ilustração no design das capas da revista RenovaçãoRenovaçãoCapasIlustraçãoDesign gráficoModernismoCoversIllustrationGraphic designModernismDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDissertação de mestradoA revista Renovação (1925-1926) foi escolhida como tema de dissertação pela expressão grafica que as suas capas continham, assim como a decada em que existiu, sendo o seu estudo considerado como um contributo valido para a perceção do revivalismo das revistas literárias e a sua importância para a historia da ilustração portuguesa. A revista Renovação, chegou a ser um sucesso comercial, segundo as tiragens analisadas na época, possivelmente por abrir as suas paginas a ilustradores e escritores que não circulavam habitualmente no espaço anarquista. Para a formação de uma investigação sobre a temática anteriormente referida analisou-se, tanto a historia e cultura ilustrativa em Portugal na epoca moderna, como também se efetuou um estudo comparativo entre as diferentes revistas da decada, os seus autores e ilustradores. A publicação da revista Renovação e' essencial para o estudo da evolução da ilustração da epoca, contanto com a presença de personalidades nacionais relevantes do modernismo, como Stuart Carvalhais, Roberto Nobre ou Bernardo Marques. Esta revista destacou-se em relação a outras publicações, na importância atribuída ã dimensão estética e grafica, na autonomia que atribuiu aos ilustradores que desempenhavam o papel grafico de conceção da capa e também na irreverência dos seus artigos que defendiam os direitos de um povo e lutavam pela mudança de contexto politico da década. Esta investigação tem como objetivo a caracterização técnica, formal e estética das ilustraçoes das capas da revista Renovação, concebidas entre os anos de 1925 e 1926. Escolheu-se esta revista em especifico, pelo facto de estar restrita ã um período peculiar da historia portuguesa, entre a primeira república e o regime salazãrista que se seguiu. A Renovação, suplemento de um jornal anarquista, foi alvo de perseguição no seu único ano de existência, transmitindo assim um desejo de liberdade e luta perante os seus leitores, que podera ter tido algum impacto nã conceção das ilustrações da revista. No decorrer desta investigação pretendeu-se entender o grau de importância ilustrativa e conteudo vanguardista das capas da revista Renovação. Como resultado proclama-se a revista Renovação como uma publicação com relevância para o estudo do revivalismo do seculo XX, ou seja, um caso de estudo importante para a pertinência que a imprensa da decada de 20 teve na evolução tanto da ilustração como do design grafico.The magazine Renovação (1925-1926) was chosen as a dissertation theme by the graphic expression that contained its capes, as a decade in which it existed, being its study considered as a valid attribute for the perception of revival of literary magazines and its importance for the history of Portuguese illustration. The magazine Renevoção became a commercial success, according to print runs analyzed at the time, possibly because it opened there pages to, illustrators and Writers that did not usually circulate in ãnarchist space. Por the formation of an investigation on the subject previously described, both in the history and illustrated culture in Portugal in the modern era, as well as a comparative study between different magazines of the decade, their authors and illustrators. The publication of the magazine Renovação is essential for the study of illustration evolution, with the presence of relevant national personalities of modernism, such as Stuart Carvalhais, Roberto Nobre or Bernardo Marques. This magazine stood out in relation to other publications, with importance given to the aesthetic and graphic dimension, capacity that gave the illustrators that play the graphic design role of the cover and also irreverence of its articles that defend the rights of a people and fight for the changing political context of the decade. This research aims to characterize the technical, formal and aesthetic techniques of the covers of the magazine Renovação, designed between 1925 and 1926. This particular magazine was chosen because it is restricted to a peculiar period of Portuguese history, between first republic and the ensuing Salazar regime. The Renovação, supplement to an anarchist newspaper, was the target of persecution in its one year of broadcast, thus conveying a desire for freedom and struggle for its readers, which had some impact on the design of the magazines illustrations. In the course of this investigation, we intend to understand the degree of illustrative importance and the avant-garde content of the covers of the magazine Renovação. As a result, it proclaims a Renovação as a publication relevant to the study of twentieth-century revivalism, that is, a case study of relevance to the press of the 1920s in the evolution of both illustration and graphic design.Quelhas, VítorRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCardoso, Jéssica Gonçalves2020-01-20T11:06:18Z2019-12-102019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15324TID:202366553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:04.497343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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