O marketing digital nos media sociais : o papel dos micro-influenciadores na Allianz Global Assistance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Carlos Bugarim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37252
Resumo: Este estudo pretende clarificar as dinâmicas do marketing nos meios online e, em particular, nos media sociais, depois de, como consequência da digitalização da sociedade, as empresas terem registado um decréscimo da eficácia das suas mensagens publicitárias disseminadas através dos chamados media tradicionais, como a televisão, a rádio e a imprensa. Assim, são explorados os fundamentos que levam a que o marketing digital seja cada vez mais preponderante nas estratégias de comunicação das marcas, e a forma como os media sociais permitiram uma aproximação sem precedentes entre empresas e consumidores, além de terem proporcionado, através das funcionalidades de criação e partilha de conteúdos, o aparecimento dos influenciadores digitais, utilizadores que ganharam notoriedade junto dos seus pares e que colaboram com as marcas atuando como intermediários entre elas e os seus clientes. A nível empírico e tomando como estudo de caso a Allianz Global Assistance, procedeu-se a entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área do marketing e com uma influenciadora digital, além de uma análise de conteúdo aos perfis de Facebook e Instagram da empresa. Concluiu-se que os media sociais podem ser vistos como muito mais que apenas canais comerciais e que os consumidores preferem cada vez mais contactar com produtos e serviços através dos influenciadores em detrimento das próprias marcas.
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