Consumos e emissões de poluentes dos transportes marítimos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Filipe Gonçalo Arede Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16984
Resumo: Os meios de transporte representam mais de 60% do consumo mundial de petróleo, e 80% das trocas mundiais em volume são feitas por via marítima sendo que praticamente todos estes navios têm um derivado do petróleo como fonte energética, mas devido à grande eficiência dos motores usados, as emissões de CO2 são reduzidas, mas em contrapartida devido ao tipo de combustível usado, as emissões de SOx são preocupantes. Neste trabalho é pretendido desenvolver uma ferramenta computacional que faça a estimativa de emissões poluentes provenientes do modo de transporte marítimo, de acordo com a metodologia EMEP/EEA. Desenvolvida no Visual Studio e aplicada ao caso de estudo dos navios cruzeiro, uma vez que ocorreram grandes investimentos em infraestruturas vocacionadas para estes navios, que representam um crescimento no setor marítimo. Os resultados obtidos demonstram que em 14 estadias de navios cruzeiro no Porto de Leixões, foram por estes emitidos um total de 9 toneladas de NOx, 6 toneladas de SOx e 808 quilos de Partículas, que extrapolando, por meio de proporcionalidade directa, para o resto do ano daria 24, 16 e 2 toneladas respectivamente. Nas viagens que ligam o Porto de Leixões aos restantes portos que fazem parte dos destinos dos navios cruzeiro, as emissões de poluentes desta mesma amostra resultou em cerca de 100 toneladas de NOx, 50 toneladas de SOx, 12 toneladas de CO e 2,5 toneladas de TSP. Os 6 navios de carga analisados totalizaram 67 toneladas de NOx e, ultrapassando os navios de cruzeiro, mais de 57 toneladas de SOx. Relativamente aos poluentes menos abundantes os resultados foram 6, 2,4 e 6,3 toneladas respectivamente para o CO, NMVOC e TSP. Na análise de sensibilidade foi concluído que a utilização do Bunker Fuel Oil, um derivado pesado do petróleo, relativamente ao Diesel Marítimo resulta sempre num aumento dos SOx e das , enquanto que nos restantes poluentes, para os navio-tanque, navios concebidos para o transporte de líquidos, chegava a diminuir as emissões poluentes.
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