Design e Consumo Sustentável: User Experience e User Interface Design no incentivo à partilha de bens de consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/5791 |
Resumo: | Numa década que se considera decisiva no combate às alterações climáticas, o consumo excessivo nos países desenvolvidos deve ser radicalmente repensado. Por outro lado, a disciplina de design gráfico trabalha muitas vezes precisamente para influenciar o consumo e segregar produtos e consumidores, criando muitas vezes produtos cuja única finalidade é apelar ao consumo, como a publicidade e as embalagens. O surgimento de novos sistemas digitais de comunicação dinâmicos e interactivos teve um impacto revolucionário na sociedade e no design, tendo expandido o campo de atuação da disciplina de design gráfico. Muito do conhecimento prévio do design gráfico editorial foi directamente aplicado no design gráfico de interfaces digitais, mas o seu carácter dinâmico e interactivo exige uma especialização, tendo surgido dentro da área do design gráfico especializações como UX (User Experience) e UI (User Interface). O presente projecto tem o objectivo desenvolver o design gráfico de uma interface digital de consumo colaborativo que facilite a partilha e a troca de bens de consumo entre amigos. Esta interface é resultado de uma investigação teórica desenvolvida e apresentada nesta dissertação sobre temas interligados como a sustentabilidade, o design, o consumo e o impacto das novas tecnologias digitais na sociedade e no design gráfico. O intuito desta plataforma é reduzir significativamente o desperdício e o consumo de novos bens, por considerar redundante que todos os membros de uma comunidade possuam determinados objectos que são apenas utilizados algumas vezes. Para atingir um objecto gráfico pertinente, será abordado o fenómeno de partilha, a sua história e estudos sobre os contextos em que acontece. Serão ainda utilizadas metodologias de HCI (Human Centered Design) e de Design UX através da análise de produtos congéneres quanto ao seu funcionamento e aos seus pontos fortes e fracos; entrevistas a utilizadores-tipo sobre o contexto em que partilham, quais as suas motivações ou relutâncias em fazê-lo; criação de personas, mapas de navegação e testes de usabilidade, para a obtenção de um produto pertinente que cumpra os parâmetros de uma boa usabilidade. |
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