Aprender jogando: um estudo empírico sobre a ludicidade na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Joana P F
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2235
Resumo: O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio, concebido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. De acordo, com o referido no regulamento da Prática de Ensino Supervisionada do curso de mestrado habilitador à docência mencionado, neste relatório apresentam-se os dois estágios concretizados, no Pré-Escolar e no primeiro ciclo do ensino básico, consistindo de três componentes fundamentais: (1) o Enquadramento Institucional (organização e administração escolar); (2) a descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada baseada numa reflexão cuidadosa de todo o percurso de formação efetuada (incluindo a caraterização socioeconómica e psicopedagógica das turmas de estágio) e (3) a apresentação de um trabalho de investigação no contexto educativo de Pré-escolar, relativamente a uma prática pedagógica planeada e direcionada, suscetível de melhorar as competências cognitivas e sociais de cada criança do grupo onde decorreu o estágio. Neste contexto, foi realizada uma avaliação das diversas competências cognitivas e sociais do grupo de crianças do Pré-Escolar, após a implementação de uma prática pedagógica planeada e direcionada para a aquisição de competências, privilegiando a componente lúdica associada ao jogo didático, procurando motivá-las para o envolvimento da aprendizagem. Evidenciando a relação das competências adquiridas durante o jogo, com as habilitações literárias dos pais das crianças. Os resultados obtidos sugerem que a implementação de atividades didáticas, como os jogos realizados, promovem o desenvolvimento de diversas competências nos alunos, não devendo, por isso, ser menosprezado o caráter lúdico das mesmas, revelando-se uma mais-valia na idade pré-escolar para o desenvolvimento integral da criança.
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