A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Viviana McGlinchey
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10929
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_ec0adccfaa9d6f774f9cb8c749e59b39
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de CoimbraExpressão criativaPortuguêsInterdisciplinaridadeCreative expressionPortugueseInterdisciplinarityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente Relatório de Final de Estágio, insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança e foi desenvolvido no ano letivo de 2018/2019 na disciplina de Expressão Criativa, com os alunos do 6º ano de Ensino Regular (2º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança) da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. As disciplinas de Expressão Criativa e Português, lecionadas, respetivamente, no 2º Ciclo do Ensino Artístico Especializado em Dança, e no Ensino Regular obrigatório, detêm uma importância significativa. Enquanto a primeira disciplina permeia o trabalho de criação e proporciona ferramentas essenciais para o desenvolvimento técnico-artístico, a segunda desenvolve bases fulcrais para o sucesso do aluno ao nível da interpretação, expressão oral e escrita. Neste sentido, o Estágio desenvolvido visa o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Expressão Criativa e Português, focando-se no domínio da Educação Literária, mais precisamente sobre a obra literária “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Em adição, este Estágio tem também como objetivo a apresentação pública de uma co-criação de Dança, dinamizada por estagiária e alunos, tendo como base a narrativa do livro referido acima. Da aplicação e avaliação do Estágio de prática pedagógica, conclui-se que a interdisciplinaridade promove a dinamização das aulas, auxiliando na aprendizagem e assimilação dos conteúdos programáticos, contribuindo para o entusiasmo geral dos alunos aquando da sua participação nas tarefas propostas. Este conceito deve ser fomentado através de práticas pedagógicas e metodológicas adequadas à aquisição de saberes. Neste estudo foi aplicado o método de investigação-ação e foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionários (mistos), diários de bordo, relatórios de observação e registo vídeo. No presente relatório apresentam-se os resultados da aplicação da temática da interdisciplinaridade e as consequentes reflexões e conclusões que partiram não só da prática de Estágio, mas também da extensa pesquisa bibliográfica que sustenta toda a fundamentaçãoABSTRACT - This Final Intership Report is part of the Master's Degree in Dance Teaching at Escola Superior de Dança and was developed in the academic year of 2018/2019 in the subject of Creative Expression with 6th year students (2nd year students when considering the Especialized Articulated Teaching in Dance) at Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. The subjects of Creative Expression and Portuguese taught, respectively, in Secondary School (Especialized Articulated Teaching in Dance and compulsory Regular Education) hold a significant importance in the student's specialization in Dance and in the level of their overall formation. While the first subject permeates creative work and provides essential tools for technical-artistic development, the second one develops fundamental foundations for the student´s success in terms of interpretation, oral and written expression. In this sense, this Internship aims the development of an interdisciplinary work between the subjects of Creative Expression and Portuguese, focusing on the field of Literary Education, more precisely on the children's play "A Fada Oriana" by Sophia de Mello Breyner Andresen. In addition, this internship also aims to work on a co-created Dance piece between trainee and students based on the narrative of the previously mentioned book Through the application and evaluation of this Internship, we conclude that interdisciplinarity dynamizes the classes, helpes with learning and assimilation of contents and contributes to the general enthusiasm of the students. This practice should be promoted through pedagogical and methodological practices that foster knowledge. In this study the action-research method will be applied through the use of the following collection instruments: questionnaire surveys (mixed) logbooks, observation reports and video recording. This report presents the results of the application of interdisciplinarity and the consequent reflections and conclusions that stem not only from the internship practice but also from the extensive bibliographical research that supports all the foundations in itInstituto Politécnico de LisboaEscola Superior de Dança de LisboaMarques, AnaRCIPLPereira, Viviana McGlinchey2020-01-03T17:29:07Z2019-11-062019-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10929TID:202328503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:16.965893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
spellingShingle A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Pereira, Viviana McGlinchey
Expressão criativa
Português
Interdisciplinaridade
Creative expression
Portuguese
Interdisciplinarity
title_short A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_full A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_fullStr A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
title_sort A interdisciplinaridade entre as disciplinas de expressão criativa e de português tendo como base a obra literária “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen - 2º ano da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
author Pereira, Viviana McGlinchey
author_facet Pereira, Viviana McGlinchey
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Viviana McGlinchey
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão criativa
Português
Interdisciplinaridade
Creative expression
Portuguese
Interdisciplinarity
topic Expressão criativa
Português
Interdisciplinaridade
Creative expression
Portuguese
Interdisciplinarity
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06
2019-11-06T00:00:00Z
2020-01-03T17:29:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10929
TID:202328503
url http://hdl.handle.net/10400.21/10929
identifier_str_mv TID:202328503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459018416128