Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10059 |
Resumo: | O objetivo foi comparar a construção do aprendizado pelo método pedagógico tradicional no Brasil, ao do método de aprendizagem baseada em problemas, bem como a influência da construção, numa visão holística. Os referenciais teóricos analíticos foram as teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget, da mediação de Vygotsky, de aprendizagem significante de Rogers, a pedagogia do oprimido e da autonomia de Paulo Freire e o referencial da fenomenologia de Merlau-Ponty, admitindo como fenômeno o processo ensino- aprendizagem, bem como a contraposição entre o método pedagógico tradicional e a aprendizagem baseada em problemas, no ensino da Enfermagem. Procedeu-se a estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, interpretativista. Foram investigados quatro concluintes de Enfermagem de universidade que adota método tradicional pedagógico e quatro alunos de faculdade que adota o método de aprendizagem baseada em problemas, por entrevista semi-estruturada, baseada nas etapas da solução de problemas, essenciais ao exercício do Enfermeiro na prática do cuidar. Houve diferenças relacionadas à identificação de estrutura curricular, método pedagógico, segurança e adequabilidade na solução de problemas, com prejuízo para os alunos da Faculdade que empregava o método tradicional, corroborando a necessidade do rompimento dos paradigmas da prática educativa tradicional para formação de profissionais com autonomia de decisão. |
id |
RCAP_ec10478a4156b8f53d764fe0489f2d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10059 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicionalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMMÉTODOS DE APRENDIZAGEMPEDAGOGIAEDUCATIONLEARNINGLEARNING METHODSPEDAGOGYO objetivo foi comparar a construção do aprendizado pelo método pedagógico tradicional no Brasil, ao do método de aprendizagem baseada em problemas, bem como a influência da construção, numa visão holística. Os referenciais teóricos analíticos foram as teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget, da mediação de Vygotsky, de aprendizagem significante de Rogers, a pedagogia do oprimido e da autonomia de Paulo Freire e o referencial da fenomenologia de Merlau-Ponty, admitindo como fenômeno o processo ensino- aprendizagem, bem como a contraposição entre o método pedagógico tradicional e a aprendizagem baseada em problemas, no ensino da Enfermagem. Procedeu-se a estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, interpretativista. Foram investigados quatro concluintes de Enfermagem de universidade que adota método tradicional pedagógico e quatro alunos de faculdade que adota o método de aprendizagem baseada em problemas, por entrevista semi-estruturada, baseada nas etapas da solução de problemas, essenciais ao exercício do Enfermeiro na prática do cuidar. Houve diferenças relacionadas à identificação de estrutura curricular, método pedagógico, segurança e adequabilidade na solução de problemas, com prejuízo para os alunos da Faculdade que empregava o método tradicional, corroborando a necessidade do rompimento dos paradigmas da prática educativa tradicional para formação de profissionais com autonomia de decisão.The objective was to compare the construction of learning in traditional teaching method, in Brazil, to the method of problem-based learning, as well as the influence of construction, on a holistic view. The theoretical analytical referential were Piaget’s theory of cognitive development, Vygotsky's theory of mediation, Rogers’ significant learning theory, the pedagogy of the oppressed and of autonomy of Paulo Freire and Merlau-Ponty's phenomenology reference, considering the teaching-learning process as phenomenon, and the contrast between the traditional pedagogical method and problem-based learning, in the teaching of nursing. A descriptive, exploratory, cross-sectional study was conducted with qualitative interpretative approach. We investigated four nursing graduating from an university that adopts the traditional teaching and four students of a Faculty that adopts the method of problem-based learning, through a semi-structured interview, based on the steps of problems solving, essential to the exercise of nurses in care practice. There were differences related to the identification of the curriculum structure and of the teaching method as well as safety and suitability to solve problems, to detriment of students to that faculty where the traditional method was employed, confirming the necessity of breaking the paradigms of traditional educational practice for training of professionals with decision-making autonomy.2020-02-13T17:05:45Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10059porAmorim, Angela Valéria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:54.279086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional |
title |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional |
spellingShingle |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional Amorim, Angela Valéria de MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO APRENDIZAGEM MÉTODOS DE APRENDIZAGEM PEDAGOGIA EDUCATION LEARNING LEARNING METHODS PEDAGOGY |
title_short |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional |
title_full |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional |
title_fullStr |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional |
title_full_unstemmed |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional |
title_sort |
Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional |
author |
Amorim, Angela Valéria de |
author_facet |
Amorim, Angela Valéria de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Angela Valéria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO APRENDIZAGEM MÉTODOS DE APRENDIZAGEM PEDAGOGIA EDUCATION LEARNING LEARNING METHODS PEDAGOGY |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO APRENDIZAGEM MÉTODOS DE APRENDIZAGEM PEDAGOGIA EDUCATION LEARNING LEARNING METHODS PEDAGOGY |
description |
O objetivo foi comparar a construção do aprendizado pelo método pedagógico tradicional no Brasil, ao do método de aprendizagem baseada em problemas, bem como a influência da construção, numa visão holística. Os referenciais teóricos analíticos foram as teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget, da mediação de Vygotsky, de aprendizagem significante de Rogers, a pedagogia do oprimido e da autonomia de Paulo Freire e o referencial da fenomenologia de Merlau-Ponty, admitindo como fenômeno o processo ensino- aprendizagem, bem como a contraposição entre o método pedagógico tradicional e a aprendizagem baseada em problemas, no ensino da Enfermagem. Procedeu-se a estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, interpretativista. Foram investigados quatro concluintes de Enfermagem de universidade que adota método tradicional pedagógico e quatro alunos de faculdade que adota o método de aprendizagem baseada em problemas, por entrevista semi-estruturada, baseada nas etapas da solução de problemas, essenciais ao exercício do Enfermeiro na prática do cuidar. Houve diferenças relacionadas à identificação de estrutura curricular, método pedagógico, segurança e adequabilidade na solução de problemas, com prejuízo para os alunos da Faculdade que empregava o método tradicional, corroborando a necessidade do rompimento dos paradigmas da prática educativa tradicional para formação de profissionais com autonomia de decisão. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2020-02-13T17:05:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10059 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131226253033472 |