Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Angela Valéria de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10059
Resumo: O objetivo foi comparar a construção do aprendizado pelo método pedagógico tradicional no Brasil, ao do método de aprendizagem baseada em problemas, bem como a influência da construção, numa visão holística. Os referenciais teóricos analíticos foram as teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget, da mediação de Vygotsky, de aprendizagem significante de Rogers, a pedagogia do oprimido e da autonomia de Paulo Freire e o referencial da fenomenologia de Merlau-Ponty, admitindo como fenômeno o processo ensino- aprendizagem, bem como a contraposição entre o método pedagógico tradicional e a aprendizagem baseada em problemas, no ensino da Enfermagem. Procedeu-se a estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, interpretativista. Foram investigados quatro concluintes de Enfermagem de universidade que adota método tradicional pedagógico e quatro alunos de faculdade que adota o método de aprendizagem baseada em problemas, por entrevista semi-estruturada, baseada nas etapas da solução de problemas, essenciais ao exercício do Enfermeiro na prática do cuidar. Houve diferenças relacionadas à identificação de estrutura curricular, método pedagógico, segurança e adequabilidade na solução de problemas, com prejuízo para os alunos da Faculdade que empregava o método tradicional, corroborando a necessidade do rompimento dos paradigmas da prática educativa tradicional para formação de profissionais com autonomia de decisão.
id RCAP_ec10478a4156b8f53d764fe0489f2d1b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10059
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicionalMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMMÉTODOS DE APRENDIZAGEMPEDAGOGIAEDUCATIONLEARNINGLEARNING METHODSPEDAGOGYO objetivo foi comparar a construção do aprendizado pelo método pedagógico tradicional no Brasil, ao do método de aprendizagem baseada em problemas, bem como a influência da construção, numa visão holística. Os referenciais teóricos analíticos foram as teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget, da mediação de Vygotsky, de aprendizagem significante de Rogers, a pedagogia do oprimido e da autonomia de Paulo Freire e o referencial da fenomenologia de Merlau-Ponty, admitindo como fenômeno o processo ensino- aprendizagem, bem como a contraposição entre o método pedagógico tradicional e a aprendizagem baseada em problemas, no ensino da Enfermagem. Procedeu-se a estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, interpretativista. Foram investigados quatro concluintes de Enfermagem de universidade que adota método tradicional pedagógico e quatro alunos de faculdade que adota o método de aprendizagem baseada em problemas, por entrevista semi-estruturada, baseada nas etapas da solução de problemas, essenciais ao exercício do Enfermeiro na prática do cuidar. Houve diferenças relacionadas à identificação de estrutura curricular, método pedagógico, segurança e adequabilidade na solução de problemas, com prejuízo para os alunos da Faculdade que empregava o método tradicional, corroborando a necessidade do rompimento dos paradigmas da prática educativa tradicional para formação de profissionais com autonomia de decisão.The objective was to compare the construction of learning in traditional teaching method, in Brazil, to the method of problem-based learning, as well as the influence of construction, on a holistic view. The theoretical analytical referential were Piaget’s theory of cognitive development, Vygotsky's theory of mediation, Rogers’ significant learning theory, the pedagogy of the oppressed and of autonomy of Paulo Freire and Merlau-Ponty's phenomenology reference, considering the teaching-learning process as phenomenon, and the contrast between the traditional pedagogical method and problem-based learning, in the teaching of nursing. A descriptive, exploratory, cross-sectional study was conducted with qualitative interpretative approach. We investigated four nursing graduating from an university that adopts the traditional teaching and four students of a Faculty that adopts the method of problem-based learning, through a semi-structured interview, based on the steps of problems solving, essential to the exercise of nurses in care practice. There were differences related to the identification of the curriculum structure and of the teaching method as well as safety and suitability to solve problems, to detriment of students to that faculty where the traditional method was employed, confirming the necessity of breaking the paradigms of traditional educational practice for training of professionals with decision-making autonomy.2020-02-13T17:05:45Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10059porAmorim, Angela Valéria deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:54.279086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
title Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
spellingShingle Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
Amorim, Angela Valéria de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA
EDUCATION
LEARNING
LEARNING METHODS
PEDAGOGY
title_short Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
title_full Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
title_fullStr Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
title_full_unstemmed Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
title_sort Método de aprendizagem baseada em problemas e método tradicional
author Amorim, Angela Valéria de
author_facet Amorim, Angela Valéria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Angela Valéria de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA
EDUCATION
LEARNING
LEARNING METHODS
PEDAGOGY
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
PEDAGOGIA
EDUCATION
LEARNING
LEARNING METHODS
PEDAGOGY
description O objetivo foi comparar a construção do aprendizado pelo método pedagógico tradicional no Brasil, ao do método de aprendizagem baseada em problemas, bem como a influência da construção, numa visão holística. Os referenciais teóricos analíticos foram as teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget, da mediação de Vygotsky, de aprendizagem significante de Rogers, a pedagogia do oprimido e da autonomia de Paulo Freire e o referencial da fenomenologia de Merlau-Ponty, admitindo como fenômeno o processo ensino- aprendizagem, bem como a contraposição entre o método pedagógico tradicional e a aprendizagem baseada em problemas, no ensino da Enfermagem. Procedeu-se a estudo do tipo descritivo, exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, interpretativista. Foram investigados quatro concluintes de Enfermagem de universidade que adota método tradicional pedagógico e quatro alunos de faculdade que adota o método de aprendizagem baseada em problemas, por entrevista semi-estruturada, baseada nas etapas da solução de problemas, essenciais ao exercício do Enfermeiro na prática do cuidar. Houve diferenças relacionadas à identificação de estrutura curricular, método pedagógico, segurança e adequabilidade na solução de problemas, com prejuízo para os alunos da Faculdade que empregava o método tradicional, corroborando a necessidade do rompimento dos paradigmas da prática educativa tradicional para formação de profissionais com autonomia de decisão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2020-02-13T17:05:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10059
url http://hdl.handle.net/10437/10059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131226253033472