Uso Problemático da Internet e Desempenho Académico em Estudantes Universitários. O Papel da Qualidade do Sono e da Perturbação Psicológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97797 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
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Uso Problemático da Internet e Desempenho Académico em Estudantes Universitários. O Papel da Qualidade do Sono e da Perturbação PsicológicaProblematic Internet Use and Academic Performance in University Students. The Role of Quality of Sleep and Psychological PerturbanceUso Problemático da InternetDesempenho AcadémicoEstudantes UniversitáriosSaúde MentalSonoProblematic Internet UseAcademic PerformanceUniversity StudentsMental HealthSleepTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntroduction: The internet is a useful tool. However, its problematic use (PIU) may have negative outcomes, including impairment of academic performance, sleep and mental health problems.Objectives: To study the correlates of academic performance and the relationship between problematic internet use (PIU) and academic performance, accounting for the mediation effect from sleep quality and psychological disorder.Methods: 474 higher education students (79.1% women), answered questions that evaluate internet use patterns and academic performance, the Generalized Problematic Internet Use Scale 2 (GPIUS2), the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) and the Basic Scale on Insomnia and Quality of Sleep (BASIQS).Results: 71.1% of the students began using the internet between the ages of 10 and 13 and 99.8% reported current daily use of 4.92±3.35 (mean±SD) hours. 34.1% reported poor control over the hours they usually spent online. 47.3% reported internet’s interference with academic performance (Interf_Rendimento) The variables Interf_Rendimento e Des_Acad correlated significant and negatively with each other. Des_Acad correlated significant and negatively with EUGPI2_CN (Consequências Negativas, or negative outcomes), EADS_Depressão and with quality of sleep (BASIQS_F1; BASIQS_T). Interf_Rendimento presented with significantly positive correlations with GIUPS2 and DASS’ total and dimensions and had no significant correlation with quality of sleep. Groups analysis found that the smaller the control over how many hours are spent online, the poorer the academic performance and the greater the interference with academic performance. Mediation analysis showed direct significant effects (c’) from EUGPI2_CN on academic performance and from all GIUPS2’s variables on perception of online activity’s interference with academic performance. Moreover, they allowed for the finding that preference for online social interactions and the use of internet for humor regulation have an impact on psychological disorder, which then reflects on the greater interference with academic performance.Discussion: PIU has an impact on the decrease of academic performance and on the perception that there is interference on academic performance by online activity. PIU is associated to an increase in psychological disorder, that has a mediator role on the relationship between PIU (preference for online social interactions; use of online activity to regulate mood) and online activity’s interference with academic performance.Conclusion: Preventive educative and therapeutic strategies should be implemented in order to prevent or resolve the negative consequences associated with PIU.Introdução: A internet é uma ferramenta útil. Contudo, o seu uso problemático (UPI) pode ter consequências negativas, nomeadamente no desempenho académico, qualidade do sono e saúde mental.Objetivos: Estudar os correlatos do desempenho académico e a relação do UPI com o mesmo, tendo em conta o papel mediador da qualidade do sono e da perturbação psicológica.Métodos: 474 estudantes do ensino superior (79.1% mulheres) preencheram questões para avaliar os padrões de uso da internet e o desempenho académico, a Escala do Uso Generalizado Problemático da Internet 2 (EUGPI2), a Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse (EADS-21) e a Basic Scale on Insomnia and Quality of Sleep (BASIQS).Resultados: 71.1% dos estudantes começaram a utilizar a internet entre os 10 e os 13 anos e 99.8% referiram uma utilização diária de 4.92±3.35 (média±DP) horas. 34.1% referiu pouco controlo das horas despendidas online. 47.3% referiu interferência da internet no rendimento académico (Interf_Rendimento). As variáveis Interf_Rendimento e Desempenho Académico (Des_Acad) correlacionaram-se significativa e negativamente entre si. O Des_Acad correlacionou-se negativa e significativamente com EUGPI2_CN (Consequências Negativas), EADS_Depressão e com a qualidade do sono (BASIQS_F1; BASIQS_T). A Interf_Rendimento apresentou correlações significativas positivas com o total e dimensões da EUGPI2 e da EADS-21 e não se correlacionou significativamente com a qualidade do sono. A análise de grupos permitiu constatar que quanto menor era o controlo no uso da internet, pior era o desempenho académico e maior a interferência no rendimento académico. As análises de mediação evidenciaram efeitos diretos significativos (c’) da EUGPI2_CN no desempenho académico e de todas as variáveis EUGPI2 na perceção da interferência da atividade online no desempenho académico. Permitiu ainda constatar que a preferência pelas interações sociais online e o uso da atividade online para a regulação do humor têm impacto no aumento da perturbação psicológica, o que se reflete na perceção de maior interferência da atividade online no rendimento académico.Discussão: UPI tem impacto na diminuição do desempenho académico e na perceção de que há interferência da atividade online no rendimento académico. O UPI está associado ao aumento da perturbação psicológica, que tem um papel mediador na relação do UPI (preferência pelas interações sociais online; uso da atividade online para a regulação do humor) com a interferência da atividade online no rendimento académico. Conclusão: Devem ser implementadas estratégias educativas preventivas e terapêuticas, de forma a prevenir ou resolver as consequências negativas decorrentes do UPI.FCT2020-03-192026-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97797http://hdl.handle.net/10316/97797TID:202713709porRocha, Álvaro Filipe Baptistainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:03:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:45.208168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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