O desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Angola : o caso do Aeroporto “4 de fevereiro", em Luanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5100 |
Resumo: | Os transportes são o principal elo de ligação entre as cidades, logo modernização e melhoria das infraestruturas contribuem para o desenvolvimento económico e social das regiões porque permite a deslocação de passageiros, mercadorias e correio a longas distâncias, possibilita interacção com as economias do mundo inteiro (Oliveira, 2009). Na atual economia multifacetada, o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, constituem importantes motores de fomento do desenvolvimento das regiões e dos países. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar a importância e a evolução do desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Angola, em particular a principal infraestrutura aeroportuária no país, o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda. Com o presente estudo, pretende-se responder à seguinte questão: Qual a real importância do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda para o desenvolvimento da região e do país? Para tal, torna-se necessária a resposta a vários objetivos propostos e identificados no trabalho. Os aeroportos têm como fim primordial facilitar as operações dos aviões nas suas descolagens e aterragens em suas infraestruturas, portanto não é de estranhar que a evolução e transformação de ambos elementos, aeroporto e o avião que desde os tempos remotos andam em paralelo (Cruzado, 2008). Será um estudo que vai abranger toda a área relacionada com a aviação civil em Angola, em especial as infraestruturas aeroportuárias, que são a base para o funcionamento dos transportes aéreos. Num país com a dimensão de Angola, não se pode colocar a hipótese da inexistência de transportes aéreo, seria uma queda drástica para economia, provocando repercussões praticamente em todos os sectores. O estudo terá em especial atenção na investigação da evolução e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias aliado ao desenvolvimento da aviação civil em Angola ainda, os papéis da ENANA, EP como gestor aeroportuário, do INAVIC como entidade reguladora da aviação civil em Angola, a evolução do conceito de aeroporto, a viabilidade económica dos aeroportos em Angola, na representação da mudança dos QFU (Direcção Magnética da Pista) do aeroporto 4 de Fevereiro, a importância da reabilitação dos aeroportos em Angola, um estudo mas abrangente do principal foco do trabalho, Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, algumas estratégias de melhoria a nível dos Bombeiros, o futuro destino do aeroporto 4 de Fevereiro depois da abertura do novo aeroporto que se encontra em fase de construção em Luanda, estratégias para diversificação do negócio, estratégias para o melhoramento da gestão do aeroporto, e ainda estratégias para o desenvolvimento das províncias em Angola de maneira que os aeroportos destas regiões consigam captar mais tráfego, beneficiando o aeroporto e a população destas províncias. Em termos metodológicos, pretende-se utilizar a análise exploratória de dados, a utilização da análise dos dados qualitativos e quantitativos. A presente dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional e em especial, em Angola, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais valia. O trabalho proposto é inovador, uma vez, não existir no momento, em Angola nenhum trabalho do género. |
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O desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Angola : o caso do Aeroporto “4 de fevereiro", em LuandaAERONÁUTICAAEROPORTOSAVIAÇÃOINFRAESTRUTURASANGOLALUANDATRANSPORTES AÉREOSMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO AEROPORTUÁRIAAERONAUTICSAIRPORTSAVIATIONINFRASTRUCTURESANGOLALUANDAAIRPORT MANAGEMENTOs transportes são o principal elo de ligação entre as cidades, logo modernização e melhoria das infraestruturas contribuem para o desenvolvimento económico e social das regiões porque permite a deslocação de passageiros, mercadorias e correio a longas distâncias, possibilita interacção com as economias do mundo inteiro (Oliveira, 2009). Na atual economia multifacetada, o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias, constituem importantes motores de fomento do desenvolvimento das regiões e dos países. A elaboração desta dissertação tem como objetivo estudar a importância e a evolução do desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Angola, em particular a principal infraestrutura aeroportuária no país, o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda. Com o presente estudo, pretende-se responder à seguinte questão: Qual a real importância do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda para o desenvolvimento da região e do país? Para tal, torna-se necessária a resposta a vários objetivos propostos e identificados no trabalho. Os aeroportos têm como fim primordial facilitar as operações dos aviões nas suas descolagens e aterragens em suas infraestruturas, portanto não é de estranhar que a evolução e transformação de ambos elementos, aeroporto e o avião que desde os tempos remotos andam em paralelo (Cruzado, 2008). Será um estudo que vai abranger toda a área relacionada com a aviação civil em Angola, em especial as infraestruturas aeroportuárias, que são a base para o funcionamento dos transportes aéreos. Num país com a dimensão de Angola, não se pode colocar a hipótese da inexistência de transportes aéreo, seria uma queda drástica para economia, provocando repercussões praticamente em todos os sectores. O estudo terá em especial atenção na investigação da evolução e desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias aliado ao desenvolvimento da aviação civil em Angola ainda, os papéis da ENANA, EP como gestor aeroportuário, do INAVIC como entidade reguladora da aviação civil em Angola, a evolução do conceito de aeroporto, a viabilidade económica dos aeroportos em Angola, na representação da mudança dos QFU (Direcção Magnética da Pista) do aeroporto 4 de Fevereiro, a importância da reabilitação dos aeroportos em Angola, um estudo mas abrangente do principal foco do trabalho, Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, algumas estratégias de melhoria a nível dos Bombeiros, o futuro destino do aeroporto 4 de Fevereiro depois da abertura do novo aeroporto que se encontra em fase de construção em Luanda, estratégias para diversificação do negócio, estratégias para o melhoramento da gestão do aeroporto, e ainda estratégias para o desenvolvimento das províncias em Angola de maneira que os aeroportos destas regiões consigam captar mais tráfego, beneficiando o aeroporto e a população destas províncias. Em termos metodológicos, pretende-se utilizar a análise exploratória de dados, a utilização da análise dos dados qualitativos e quantitativos. A presente dissertação visa contribuir para uma melhoria a nível de enriquecimento da literatura face ao tema escolhido referente ao panorama nacional e em especial, em Angola, bem como, auxiliar os gestores e todos os demais interessados, na melhoria de tomada de decisão, constituindo deste modo, uma mais valia. O trabalho proposto é inovador, uma vez, não existir no momento, em Angola nenhum trabalho do género.The transports are the main link interaction between the cities, just modernizing and improving infrastructure with the goal to contribute for the economic and social development of the regions because it allows the movement of passengers, goods and mail over long distances (Oliveira, 2009). In the current multifaceted economy, the development of airport infrastructure is important engines of fostering development of regions and countries. The preparation of this dissertation is to study the importance and evolution of development of airport infrastructure in Angola, in particular the main airport infrastructure in the country, 4 de Fevereiro International Airport, in Luanda. With this study, we intend to answer the following question: What is the real importance of the 4 de Fevereiro International Airport in Luanda for the development of the region and the country? For this purpose, it is necessary to answer the identified and proposed various purposes. Airports have the primary purpose of facilitating the operations of aircraft in their takeoffs and landings in their infrastructure, so it is not surprising that the evolution and transformation of both elements, airport and airplane since ancient times walk in parallel (Cross, 2008). Will be a study that will cover the whole area related to civil aviation in Angola, particularly airport infrastructure, which are the basis for the operation of air transport. In a country, as the size of Angola, you can not put the hypothesis of the absence of air transport, would be a drastic drop for economy, causing repercussions in virtually all sectors. The study will pay special attention to investigate the evolution and development of airport infrastructure coupled with the development of civil aviation in Angola yet, the roles of ENANA, EP as airport manager, the Authority as the regulatory authority for civil aviation in Angola, the evolution of the concept airport, the economic viability of airports in Angola, in representation of the changing QFU (Directorate Magnetic Track) from 4 de Fevereiro International Airport, the importance of rehabilitation of airports in Angola, a comprehensive study but the main focus of the work, some improvement strategies at the level of Firefighters, the future fate of the 4 de Fevereiro International Airport, in Luanda, after the opening of the new airport under construction in Luanda, strategies for diversifying their business strategies to improve the management of the airport, and strategies for further development of the provinces in Angola so that airports these regions to capture more traffic, benefiting the airport and the population of these provinces. In methodological terms, we intend to use exploratory data analysis, the use of analysis of qualitative and quantitative data. This study aims to contribute to improving the level of enrichment of the literature over the chosen referring to the national scene and in particular in Angola theme as well as, assist managers and all other stakeholders, improving decision making, constituting this similarly, an asset. The proposed work is innovative, once again, does not currently exist in Angola no gender work. Keywords: Airport, Aviation, Evolution, Development, Infrastructure, 4 de Fevereiro Airport.2014-06-30T15:38:31Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5100TID:201199238porSilva, Sandra Marisa Veiga dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:35.701588Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Angola : o caso do Aeroporto “4 de fevereiro", em Luanda Silva, Sandra Marisa Veiga da AERONÁUTICA AEROPORTOS AVIAÇÃO INFRAESTRUTURAS ANGOLA LUANDA TRANSPORTES AÉREOS MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO AEROPORTUÁRIA AERONAUTICS AIRPORTS AVIATION INFRASTRUCTURES ANGOLA LUANDA AIRPORT MANAGEMENT |
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