Potencialidades e constrangimentos da utilização de mapas de conceitos em história e geografia de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8327 |
Resumo: | O maior trunfo de qualquer professor é continuar a acreditar que é o único responsável pela aprendizagem e desenvolvimento do seu aluno. Isto alimenta a vontade de querer melhorar mais e sempre as suas técnicas. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber quais são as potencialidades e constrangimentos da utilização dos mapas de conceitos no âmbito da área curricular de História e Geografia de Portugal no 2º ciclo. Ao longo d e todo o projeto é ainda possível perceber: a relação dos alunos com a HGP e a relação dos alunos com os mapas de conceitos. Na revisão bibliográfica são abordadas três temáticas fundamentais para a elaboração deste projeto: i) as teorias da aprendizagem, ii) mapas de conceitos e iii) mapas concetuais e aprendizagem significativa. Este projeto contou com a participação dos 22 alunos do 5ºB que, ao longo de seis semanas, contribuíram sempre de forma ativa para o mesmo. O projeto segue uma abordagem qualitativa, tendo por base a metodologia de investigação-ação, onde é feito um “estudo de uma situação social com o objetivo de melhorar a qualidade da ação desenvolvida” (Elliott, 1992). Relativamente à análise dos dados recolhidos, esta evidenciou que: a) a utilização dos mapas conceptuais é aceite pela maioria dos alunos; b) as potencialidades dos mapas de conceitos se confirmam; e c) é possível contornar os constrangimentos dos mapas de conceitos. |
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Potencialidades e constrangimentos da utilização de mapas de conceitos em história e geografia de PortugalEnsino da HGPMapas conceptuaisPotencialidades e constrangimentos dos mapas de conceitosRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioTeachinf of HGPConceptual mapsPros and cons of the concept mapsO maior trunfo de qualquer professor é continuar a acreditar que é o único responsável pela aprendizagem e desenvolvimento do seu aluno. Isto alimenta a vontade de querer melhorar mais e sempre as suas técnicas. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber quais são as potencialidades e constrangimentos da utilização dos mapas de conceitos no âmbito da área curricular de História e Geografia de Portugal no 2º ciclo. Ao longo d e todo o projeto é ainda possível perceber: a relação dos alunos com a HGP e a relação dos alunos com os mapas de conceitos. Na revisão bibliográfica são abordadas três temáticas fundamentais para a elaboração deste projeto: i) as teorias da aprendizagem, ii) mapas de conceitos e iii) mapas concetuais e aprendizagem significativa. Este projeto contou com a participação dos 22 alunos do 5ºB que, ao longo de seis semanas, contribuíram sempre de forma ativa para o mesmo. O projeto segue uma abordagem qualitativa, tendo por base a metodologia de investigação-ação, onde é feito um “estudo de uma situação social com o objetivo de melhorar a qualidade da ação desenvolvida” (Elliott, 1992). Relativamente à análise dos dados recolhidos, esta evidenciou que: a) a utilização dos mapas conceptuais é aceite pela maioria dos alunos; b) as potencialidades dos mapas de conceitos se confirmam; e c) é possível contornar os constrangimentos dos mapas de conceitos.The greatest advantage of any teacher consists in believing that they are the main responsible for the learning and development of their student. This motivates them to get ever better and to perfect their techniques. The main goal of this project is to understand which are the pros and cons of the utilization of concept maps on the curricular scope of Portugal’s History and Geography of the 2nd grade. During this investigation project it is possible to understand: the relationship between students and HGP, and the relationship between students and the concept maps. In the bibliographic review there are three key themes for the project’s elaboration: i) the learning theories, ii) concept maps and iii) concept maps and real learning. For the elaboration of this project 22 students participated from the 5ºb class, during six weeks, always participated in an active way for the present project. The project follows a qualitative perspective, the method is investigation-action, where there is a “study of a social situation and the goal is to improve the quality of the action developed” (Elliott, 1992). According to the analysis of the facts, this showed that: a) the use of conceptual maps is accepted by the majority of the students; b) the potentials of the concept maps are confirmed; and c) it is possible to get around the constraints of the concept maps.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalSouta, Luís Manuel TeixeiraRepositório ComumVieira, Rita Alexandra Neves2015-04-15T14:12:23Z2015-022015-042015-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8327TID:201197286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:27.100738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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