Cultura visual na representação expressiva do desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aarão, Lígia Isabel da Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10927
Resumo: Este relatório é uma reflexão sobre a importância da alfabetização dos alunos em termos de cultura visual. Aborda-se a questão da cultura visual para além de um mero recurso didático ao serviço de uma aula. Isto é, considerou-se neste trabalho de investigação a cultura visual não como um meio, mas um fim em si mesmo, pois, é necessária para o desenvolvimento mental e criativo dos alunos, uma vez que ver, saber ler e interpretar imagens aumenta o seu espírito crítico. Mostrar imagens em sala de aula é uma responsabilidade do professor, porque ter um papel ativo no processo de aprendizagem motiva os alunos a questionarem sobre a sua cultura e a cultura de outros tempos e espaços. Pretende-se descrever, com esta dissertação, uma experiência de ensino através da ação e da reflexão, incidindo, essencialmente, através do fazer artístico e processo criativo, do conhecimento sustentado pela experiência e da leitura da obra de arte como processo para compreender o mundo.
id RCAP_ec2f0eb2bebef45e1336db84432f0747
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cultura visual na representação expressiva do desenhoCultura visualComunicação visualExpressão artísticaDesenhoEste relatório é uma reflexão sobre a importância da alfabetização dos alunos em termos de cultura visual. Aborda-se a questão da cultura visual para além de um mero recurso didático ao serviço de uma aula. Isto é, considerou-se neste trabalho de investigação a cultura visual não como um meio, mas um fim em si mesmo, pois, é necessária para o desenvolvimento mental e criativo dos alunos, uma vez que ver, saber ler e interpretar imagens aumenta o seu espírito crítico. Mostrar imagens em sala de aula é uma responsabilidade do professor, porque ter um papel ativo no processo de aprendizagem motiva os alunos a questionarem sobre a sua cultura e a cultura de outros tempos e espaços. Pretende-se descrever, com esta dissertação, uma experiência de ensino através da ação e da reflexão, incidindo, essencialmente, através do fazer artístico e processo criativo, do conhecimento sustentado pela experiência e da leitura da obra de arte como processo para compreender o mundo.This report is a reflection on the importance of literacy of students in terms of visual culture. It addresses the question of visual culture beyond mere teaching resource in the service of a lesson. This is considered in this research visual culture not as a means but an end in itself, because it is necessary for mental development and creative students, once they see, knowing how to read and interpret images increases your critical thinking. Display images in the classroom is a teacher's responsibility, because having an active role in the learning process motivates students to question about their culture and the cultures of other times and spaces. It is intended to describe in this dissertation, a teaching experience through action and reflection, focusing primarily through art making and creative process, supported by the knowledge and experience of reading the work of art as a process to understand the world .Universidade de Aveiro2013-08-08T11:38:49Z2012-12-20T00:00:00Z2012-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10927porAarão, Lígia Isabel da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:50Zoai:ria.ua.pt:10773/10927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:35.080484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura visual na representação expressiva do desenho
title Cultura visual na representação expressiva do desenho
spellingShingle Cultura visual na representação expressiva do desenho
Aarão, Lígia Isabel da Costa
Cultura visual
Comunicação visual
Expressão artística
Desenho
title_short Cultura visual na representação expressiva do desenho
title_full Cultura visual na representação expressiva do desenho
title_fullStr Cultura visual na representação expressiva do desenho
title_full_unstemmed Cultura visual na representação expressiva do desenho
title_sort Cultura visual na representação expressiva do desenho
author Aarão, Lígia Isabel da Costa
author_facet Aarão, Lígia Isabel da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aarão, Lígia Isabel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura visual
Comunicação visual
Expressão artística
Desenho
topic Cultura visual
Comunicação visual
Expressão artística
Desenho
description Este relatório é uma reflexão sobre a importância da alfabetização dos alunos em termos de cultura visual. Aborda-se a questão da cultura visual para além de um mero recurso didático ao serviço de uma aula. Isto é, considerou-se neste trabalho de investigação a cultura visual não como um meio, mas um fim em si mesmo, pois, é necessária para o desenvolvimento mental e criativo dos alunos, uma vez que ver, saber ler e interpretar imagens aumenta o seu espírito crítico. Mostrar imagens em sala de aula é uma responsabilidade do professor, porque ter um papel ativo no processo de aprendizagem motiva os alunos a questionarem sobre a sua cultura e a cultura de outros tempos e espaços. Pretende-se descrever, com esta dissertação, uma experiência de ensino através da ação e da reflexão, incidindo, essencialmente, através do fazer artístico e processo criativo, do conhecimento sustentado pela experiência e da leitura da obra de arte como processo para compreender o mundo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20T00:00:00Z
2012-12-20
2013-08-08T11:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10927
url http://hdl.handle.net/10773/10927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137527502733312