Infraestruturas pedonais em espaços exteriores: um contributo para Albufeira acessível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mónica Maria Romão da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18140
Resumo: Este relatório profissional foi realizado tendo em vista a obtenção do grau de mestre ao abrigo do Despacho RT 033/2011, regime excecional para alunos detentores de uma licenciatura pré Bolonha de cinco anos. O Plano de Mobilidade e Transportes de Albufeira promove padrões de mobilidade mais sustentáveis, fomentando a utilização de modos de transporte mais ecológicos para as deslocações, tais como os transportes não motorizados e os transportes públicos. Apresenta como um dos objetivos específicos a necessidade de requalificar a rede pedonal. Considera que existência de um espaço público atrativo e ordenado que propicie a sua utilização (e.g. deslocações pedonais confortáveis e seguras, percursos acessíveis para todos), são aspetos importantes para a atratividade turística do município. Na requalificação das infraestruturas pedonais há que atender ao conceito de walkability (facilidade de andar a pé) que tem sido associado a múltiplos atributos: conectividade, acessibilidade universal, legibilidade, comodidade, conveniência, atratividade e convivialidade. O centro de Albufeira apresenta uma estrutura densa, compacta e com desníveis acentuados entre zonas. O espaço público apresenta restrições específicas de acessibilidade e mobilidade, devido ao traçado irregular da rede viária, estreitamento dos arruamentos, inclinações longitudinais acentuadas, pavimentos irregulares, etc. O município tem uma estratégia de Turismo Acessível, e incentiva o desenvolvimento de projetos de apoio à adaptação de espaços públicos, recursos e serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades especiais, com vista a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas. Em face da importância da requalificação da rede pedonal neste domínio, tem-se vindo a proceder à realização de estudos técnicos de análise e diagnóstico das condições de acessibilidade universal das infraestruturas pedonais. Neste relatório profissional, promove-se a acessibilidade universal nos espaços públicos, tendo em conta a diversidade humana, a inclusão social, a qualidade de vida, a sustentabilidade e a competitividade. São apresentadas normativas técnicas (inter)nacionais e um estudo de diagnóstico de barreiras urbanísticas, georreferenciadas, numa das zonas mais turísticas da cidade de Albufeira. Este estudo, teve como base um levantamento manual de todo o espaço público, sobretudo passeios, que deu origem a tabelas de verificação sobre a micro acessibilidade. Essa informação foi passada para um software SIG, que auxiliou na localização de todos os obstáculos existentes. Apresentam-se soluções técnicas que potenciam a acessibilidade e mobilidade no espaço público e clarificam-se quais as prioridades, em relação à circulação pedonal, nas diferentes zonas da área de intervenção.
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spelling Infraestruturas pedonais em espaços exteriores: um contributo para Albufeira acessívelAlbufeiraMobilidade sustentávelAcessibilidade pedonalAcessibilidade universalEspaço público exteriorPeãoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasEste relatório profissional foi realizado tendo em vista a obtenção do grau de mestre ao abrigo do Despacho RT 033/2011, regime excecional para alunos detentores de uma licenciatura pré Bolonha de cinco anos. O Plano de Mobilidade e Transportes de Albufeira promove padrões de mobilidade mais sustentáveis, fomentando a utilização de modos de transporte mais ecológicos para as deslocações, tais como os transportes não motorizados e os transportes públicos. Apresenta como um dos objetivos específicos a necessidade de requalificar a rede pedonal. Considera que existência de um espaço público atrativo e ordenado que propicie a sua utilização (e.g. deslocações pedonais confortáveis e seguras, percursos acessíveis para todos), são aspetos importantes para a atratividade turística do município. Na requalificação das infraestruturas pedonais há que atender ao conceito de walkability (facilidade de andar a pé) que tem sido associado a múltiplos atributos: conectividade, acessibilidade universal, legibilidade, comodidade, conveniência, atratividade e convivialidade. O centro de Albufeira apresenta uma estrutura densa, compacta e com desníveis acentuados entre zonas. O espaço público apresenta restrições específicas de acessibilidade e mobilidade, devido ao traçado irregular da rede viária, estreitamento dos arruamentos, inclinações longitudinais acentuadas, pavimentos irregulares, etc. O município tem uma estratégia de Turismo Acessível, e incentiva o desenvolvimento de projetos de apoio à adaptação de espaços públicos, recursos e serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades especiais, com vista a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas. Em face da importância da requalificação da rede pedonal neste domínio, tem-se vindo a proceder à realização de estudos técnicos de análise e diagnóstico das condições de acessibilidade universal das infraestruturas pedonais. Neste relatório profissional, promove-se a acessibilidade universal nos espaços públicos, tendo em conta a diversidade humana, a inclusão social, a qualidade de vida, a sustentabilidade e a competitividade. São apresentadas normativas técnicas (inter)nacionais e um estudo de diagnóstico de barreiras urbanísticas, georreferenciadas, numa das zonas mais turísticas da cidade de Albufeira. Este estudo, teve como base um levantamento manual de todo o espaço público, sobretudo passeios, que deu origem a tabelas de verificação sobre a micro acessibilidade. Essa informação foi passada para um software SIG, que auxiliou na localização de todos os obstáculos existentes. Apresentam-se soluções técnicas que potenciam a acessibilidade e mobilidade no espaço público e clarificam-se quais as prioridades, em relação à circulação pedonal, nas diferentes zonas da área de intervenção.This professional report was carried out in order to obtain a master´s degree under the RT 033/2011 exceptional regime for students holding a five-year pre-Bologna degree. The Albufeira Mobility and Transport Plan promotes more sustainable mobility patterns, encouraging the use of more environmentally friendly means of transport such as non motorised transport and public transport. It presents as one of the specific objectives the need to requalify the pedestrian network. It considers that the existence of an attractive and orderly public space that favours its use (e.g. comfortable and safe walking, accessible routes for all), are important aspects for the tourist attractiveness of the municipality. In the requalification of pedestrian infrastructures, it is important to consider the concept of walkability, which has been associated with multiple attributes: connectivity, universal accessibility, legibility, convenience, attractiveness and conviviality. Albufeira’s centre offers a dense, compact structure with accentuated gradients between areas. The public space presents specific accessibility and mobility restrictions, due to the irregular layout of the road network, narrow streets, accentuated longitudinal slopes, uneven pavements, etc. The municipality has an Accessible Tourism strategy and encourages the development of projects to support the adaptation of public spaces, resources and services of tourist interest to people with special needs, in order to ensure an inclusive welcome to all tourists. Given the importance of the requalification of the pedestrian network in this area, technical studies have been carried out to analyse and diagnose the conditions of universal accessibility of pedestrian infrastructures. This professional report promotes universal accessibility in public spaces, taking into account human diversity, social inclusion, quality of life, sustainability and competitiveness. It features (inter)national technical standards and a diagnostic study of urban barriers georeferenced in one of the most tourist areas of the city of Albufeira. This study was based on a manual survey of the whole public space, especially pavements, which produced check tables on micro accessibility. This information was passed to a GIS software, which helped in locating all the existing obstacles. Technical solutions are provided to enhance accessibility and mobility in the public space and to clarify which are the priorities, regarding pedestrian circulation, in the different zones of the intervention area.Pires Rosa, ManuelaSapientiaSilva, Mónica Maria Romão da2022-08-02T12:00:04Z2021-11-302021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18140TID:202914054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:22Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:56.131538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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