Envelhecimento, intergeracionalidade e bem-estar : um estudo exploratório com um programa intergeracional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantinho, Marisa Sofia Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2052
Resumo: Contexto: O envelhecimento tornou-se uma questão social relevante, havendo necessidade de novas oportunidades e sinergias, de forma a dignificar a vida dos mais velhos, tornando-os ativos e integrados na sociedade. Perante o fenómeno do envelhecimento à escala global, este projeto apoia-se num quadro de referência múltiplo, encarando o envelhecimento como um processo de otimização face aos acontecimentos de vida e oportunidades para a saúde, participação e segurança e aprendizagem ao longo da vida. Neste sentido, uma leitura positiva do envelhecimento pressupõe a otimização do funcionamento do indivíduo ao longo da vida, na dinâmica de ganhos e perdas, em busca do envelhecimento bem-sucedido. Por seu turno, a intergeracionalidade refere-se às interações sociais e trocas entre indivíduos pertencentes a diferentes gerações, promovendo a saúde mental, o bem-estar, entre outros. Para além da componente social que estas interações e trocas comportam, Programas assentes na interação social poderão promover ganhos no bem-estar e qualidade de vida. Objetivo: Pretende-se com este estudo exploratório elaborar, implementar e avaliar um Programa Intergeracional, envolvendo jovens e adultos mais velhos, com vista a aumentar o bem-estar e a qualidade de vida. Método: Para o efeito, foi criado um Programa Intergeracional de base psicomotora, envolvendo jovens e adultos mais velhos a residir na comunidade. Para a recolha de dados foram utilizados vários procedimentos designadamente, escalas de medida, “checklists” e entrevista. Resultados: O Programa Intergeracional foi frequentado por 21 participantes maioritariamente do género feminino (85,7%), sendo 11 jovens (M=19,5; dp=0,8) todos eles estudantes e solteiros, a frequentar o Ensino Superior e 10 adultos mais velhos (M=71,7; dp=6,7) reformados, predominantemente escolaridade básica (60%), maioritariamente casados (60%). Os resultados não evidenciaram ganhos estatisticamente significativos no bem-estar e qualidade de vida, tendo-se mantido os valores médios entre o início e fim do Programa. No entanto, uma análise do processo de intervenção aponta para uma visão positiva por parte dos participantes neste Programa Intergeracional. Na entrevista final os participantes destacaram que o Programa Intergeracional permitiu a interação entre gerações e a partilha de conhecimentos e aprendizagens, tendo contribuído para o bem-estar. Conclusão: Face a estes resultados preliminares, e dada a relevância da intervenção para a prática gerontológica, recomenda-se que se prossiga com estudos neste domínio.
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Por seu turno, a intergeracionalidade refere-se às interações sociais e trocas entre indivíduos pertencentes a diferentes gerações, promovendo a saúde mental, o bem-estar, entre outros. Para além da componente social que estas interações e trocas comportam, Programas assentes na interação social poderão promover ganhos no bem-estar e qualidade de vida. Objetivo: Pretende-se com este estudo exploratório elaborar, implementar e avaliar um Programa Intergeracional, envolvendo jovens e adultos mais velhos, com vista a aumentar o bem-estar e a qualidade de vida. Método: Para o efeito, foi criado um Programa Intergeracional de base psicomotora, envolvendo jovens e adultos mais velhos a residir na comunidade. Para a recolha de dados foram utilizados vários procedimentos designadamente, escalas de medida, “checklists” e entrevista. Resultados: O Programa Intergeracional foi frequentado por 21 participantes maioritariamente do género feminino (85,7%), sendo 11 jovens (M=19,5; dp=0,8) todos eles estudantes e solteiros, a frequentar o Ensino Superior e 10 adultos mais velhos (M=71,7; dp=6,7) reformados, predominantemente escolaridade básica (60%), maioritariamente casados (60%). Os resultados não evidenciaram ganhos estatisticamente significativos no bem-estar e qualidade de vida, tendo-se mantido os valores médios entre o início e fim do Programa. No entanto, uma análise do processo de intervenção aponta para uma visão positiva por parte dos participantes neste Programa Intergeracional. Na entrevista final os participantes destacaram que o Programa Intergeracional permitiu a interação entre gerações e a partilha de conhecimentos e aprendizagens, tendo contribuído para o bem-estar. Conclusão: Face a estes resultados preliminares, e dada a relevância da intervenção para a prática gerontológica, recomenda-se que se prossiga com estudos neste domínio.Background: Aging has become a relevant social issue, with the need for new opportunities and synergies in order to dignify the lives of older people, making them active and integrated in society. Considering the aging phenomenon at a global scale, this project is supported by a plural reference framework, conceiving aging as an optimization process in face of life events and opportunities for health, participation, security and lifelong learning. In this sense, a positive interpretation of aging presupposes the optimization of individual functioning throughout life, on the dynamic between gains and losses, in search for successful aging. In turn, intergenerationality refers to social interactions and exchanges between individuals of different generations, improving mental health, well-being, amongst others. Apart from the social component involved in these interactions and exchanges, Programs based on social interaction can promote gains in well-being and quality of life. Aims: This exploratory study aims to elaborate, implement and evaluate an Intergenerational Program, involving young people and older adults, in order to increase well-being and quality of life. Methods: To achieve the goals of the study, the research team created an Intergenerational Program of Psychomotor background, involving youngsters and community-dwelling older adults. Regarding the data collection process, several sources were used, checklist, several scales and interview. Results: This program was attended by 21 participants mostly females (85,7%), of which 11 were youngsters (M = 19,5; dp = 0,8), single and students attending higher education courses and 10 were older adults (M = 71,7; dp = 6,7) retired, with primary education (60%), the majority being married (60%). The results did not show statistically significant gains in well-being and quality of life, and the mean values between the beginning and end of the Program were maintained. However, an analysis of the intervention process points to a positive view on the part of the participants in this Intergenerational Program. In the final interview, the participants emphasize that the Intergenerational Program allowed intergenerational interaction and the sharing of knowledge and learning, promoting joy and well-being. Conclusions: Considering these preliminary results and given the importance of the intervention to gerontological practice, it is recommended that research in this domain continue to be advanced.2018-07-31T14:55:30Z2018-06-14T00:00:00Z2018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2052TID:201959070porCantinho, Marisa Sofia Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-14T07:40:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:54.018149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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