A compreensão de textos como construção de modelos mentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lencastre, Leonor
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Pereira, Duarte da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2731
Resumo: Neste estudo analisa-se o problema da compreensão de textos, numa abordagem de modelos mentais. A compreensão de textos é então considerada como a construção, avaliação e por vezes reconstrução do modelo mental inicialmente construído. Propõe-se um procedimento experimental para a análise dos efeitos de interacção das variáveis conhecimento anterior (variável do aprendiz) e assinalamento (variável textual), na compreensão de um texto de ensino. Apresenta-se ainda o programa STELLA, que corre no microcomputador Macintosh, como potencial instrumento de diagnóstico da estrutura de conhecimento, já que instrumentos deste tipo, aplicáveis a compreensão de textos, são imprescindíveis para a realização de uma investigação aprofundada sobre o assunto, mas são praticamente inexistentes.
id RCAP_ec52f522521081a6bb114a353385ea38
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão de textos como construção de modelos mentaisNeste estudo analisa-se o problema da compreensão de textos, numa abordagem de modelos mentais. A compreensão de textos é então considerada como a construção, avaliação e por vezes reconstrução do modelo mental inicialmente construído. Propõe-se um procedimento experimental para a análise dos efeitos de interacção das variáveis conhecimento anterior (variável do aprendiz) e assinalamento (variável textual), na compreensão de um texto de ensino. Apresenta-se ainda o programa STELLA, que corre no microcomputador Macintosh, como potencial instrumento de diagnóstico da estrutura de conhecimento, já que instrumentos deste tipo, aplicáveis a compreensão de textos, são imprescindíveis para a realização de uma investigação aprofundada sobre o assunto, mas são praticamente inexistentes.ABSTRACT: In this paper we discuss the question of text comprehension, using a mental models approach. Text comprehension is seen as a construction, evaluation and sometimes reconstruction of the mental model initially constructed. We present an experimental procedure for the analysis of the interaction effects between previous knowledge variables (the learner variable) and text signaling (the text variable), in the comprehension of an instructional text. We also present the STELLA program for the Macintosh microcomputer as a potential too1 in the diagnose of knowledge structure. These kind of tools are essential to any serious research on text comprehension, but they are difficult to find.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPALencastre, LeonorPereira, Duarte da Costa2014-03-22T12:33:15Z1990-01-01T00:00:00Z1990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2731porAnálise Psicológica, 8, 61-690870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:41.057930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de textos como construção de modelos mentais
title A compreensão de textos como construção de modelos mentais
spellingShingle A compreensão de textos como construção de modelos mentais
Lencastre, Leonor
title_short A compreensão de textos como construção de modelos mentais
title_full A compreensão de textos como construção de modelos mentais
title_fullStr A compreensão de textos como construção de modelos mentais
title_full_unstemmed A compreensão de textos como construção de modelos mentais
title_sort A compreensão de textos como construção de modelos mentais
author Lencastre, Leonor
author_facet Lencastre, Leonor
Pereira, Duarte da Costa
author_role author
author2 Pereira, Duarte da Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Lencastre, Leonor
Pereira, Duarte da Costa
description Neste estudo analisa-se o problema da compreensão de textos, numa abordagem de modelos mentais. A compreensão de textos é então considerada como a construção, avaliação e por vezes reconstrução do modelo mental inicialmente construído. Propõe-se um procedimento experimental para a análise dos efeitos de interacção das variáveis conhecimento anterior (variável do aprendiz) e assinalamento (variável textual), na compreensão de um texto de ensino. Apresenta-se ainda o programa STELLA, que corre no microcomputador Macintosh, como potencial instrumento de diagnóstico da estrutura de conhecimento, já que instrumentos deste tipo, aplicáveis a compreensão de textos, são imprescindíveis para a realização de uma investigação aprofundada sobre o assunto, mas são praticamente inexistentes.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01T00:00:00Z
1990-01-01T00:00:00Z
2014-03-22T12:33:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2731
url http://hdl.handle.net/10400.12/2731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 8, 61-69
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130067718111232