A compreensão de textos como construção de modelos mentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2731 |
Resumo: | Neste estudo analisa-se o problema da compreensão de textos, numa abordagem de modelos mentais. A compreensão de textos é então considerada como a construção, avaliação e por vezes reconstrução do modelo mental inicialmente construído. Propõe-se um procedimento experimental para a análise dos efeitos de interacção das variáveis conhecimento anterior (variável do aprendiz) e assinalamento (variável textual), na compreensão de um texto de ensino. Apresenta-se ainda o programa STELLA, que corre no microcomputador Macintosh, como potencial instrumento de diagnóstico da estrutura de conhecimento, já que instrumentos deste tipo, aplicáveis a compreensão de textos, são imprescindíveis para a realização de uma investigação aprofundada sobre o assunto, mas são praticamente inexistentes. |
id |
RCAP_ec52f522521081a6bb114a353385ea38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A compreensão de textos como construção de modelos mentaisNeste estudo analisa-se o problema da compreensão de textos, numa abordagem de modelos mentais. A compreensão de textos é então considerada como a construção, avaliação e por vezes reconstrução do modelo mental inicialmente construído. Propõe-se um procedimento experimental para a análise dos efeitos de interacção das variáveis conhecimento anterior (variável do aprendiz) e assinalamento (variável textual), na compreensão de um texto de ensino. Apresenta-se ainda o programa STELLA, que corre no microcomputador Macintosh, como potencial instrumento de diagnóstico da estrutura de conhecimento, já que instrumentos deste tipo, aplicáveis a compreensão de textos, são imprescindíveis para a realização de uma investigação aprofundada sobre o assunto, mas são praticamente inexistentes.ABSTRACT: In this paper we discuss the question of text comprehension, using a mental models approach. Text comprehension is seen as a construction, evaluation and sometimes reconstruction of the mental model initially constructed. We present an experimental procedure for the analysis of the interaction effects between previous knowledge variables (the learner variable) and text signaling (the text variable), in the comprehension of an instructional text. We also present the STELLA program for the Macintosh microcomputer as a potential too1 in the diagnose of knowledge structure. These kind of tools are essential to any serious research on text comprehension, but they are difficult to find.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPALencastre, LeonorPereira, Duarte da Costa2014-03-22T12:33:15Z1990-01-01T00:00:00Z1990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2731porAnálise Psicológica, 8, 61-690870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:41.057930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais |
title |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais |
spellingShingle |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais Lencastre, Leonor |
title_short |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais |
title_full |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais |
title_fullStr |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais |
title_full_unstemmed |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais |
title_sort |
A compreensão de textos como construção de modelos mentais |
author |
Lencastre, Leonor |
author_facet |
Lencastre, Leonor Pereira, Duarte da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Duarte da Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lencastre, Leonor Pereira, Duarte da Costa |
description |
Neste estudo analisa-se o problema da compreensão de textos, numa abordagem de modelos mentais. A compreensão de textos é então considerada como a construção, avaliação e por vezes reconstrução do modelo mental inicialmente construído. Propõe-se um procedimento experimental para a análise dos efeitos de interacção das variáveis conhecimento anterior (variável do aprendiz) e assinalamento (variável textual), na compreensão de um texto de ensino. Apresenta-se ainda o programa STELLA, que corre no microcomputador Macintosh, como potencial instrumento de diagnóstico da estrutura de conhecimento, já que instrumentos deste tipo, aplicáveis a compreensão de textos, são imprescindíveis para a realização de uma investigação aprofundada sobre o assunto, mas são praticamente inexistentes. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990-01-01T00:00:00Z 1990-01-01T00:00:00Z 2014-03-22T12:33:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2731 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 8, 61-69 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130067718111232 |