O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sónia Cláudia Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2237
Resumo: A realização desta investigação permitiu-nos entender de que forma podem os professores intervir no sentido de apoiar os pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para contextualizar esta temática, elaboramos uma reflexão crítica sobre o papel dos professores, dos pais e sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), salientando a importância da atuação dos professores no âmbito desta problemática. Na primeira parte deste trabalho abordamos a evolução histórica, a definição do conceito, as suas características, os tipos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), os critérios de diagnóstico, as causas e possíveis intervenções, bem como a importância da PHDA para os professores e pais. Apresentaremos também uma proposta de ação de formação dada por professores aos pais destas crianças. Na segunda parte, referente à componente empírica, inquirimos uma amostra de 71 Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, Educadores de Infância e Docentes do Ensino Especial, através de um questionário construído para o efeito, no sentido de percebermos qual o conhecimento dos docentes no que diz respeito às características desta problemática e se/como utilizam estratégias para apoiar Pais de Crianças com PHDA. O tratamento de dados através do programa SPSS 22 permitiu-nos concluir que Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, Educadores de Infância e Docentes do Ensino Especial, de uma forma geral apresentam um grau de conhecimentos bastante positivo para identificar a (PHDA) nos alunos. Verificamos ainda que em relação à utilização de Estratégias para Apoiar Pais de Crianças com PHDA, uma maioria afirma que utiliza estratégias de intervenção, embora não as explicitem adequadamente.
id RCAP_ec597b7c1db8bac538979ec0bbe5f070
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)Papel dos ProfessoresFormação para PaisA realização desta investigação permitiu-nos entender de que forma podem os professores intervir no sentido de apoiar os pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para contextualizar esta temática, elaboramos uma reflexão crítica sobre o papel dos professores, dos pais e sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), salientando a importância da atuação dos professores no âmbito desta problemática. Na primeira parte deste trabalho abordamos a evolução histórica, a definição do conceito, as suas características, os tipos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), os critérios de diagnóstico, as causas e possíveis intervenções, bem como a importância da PHDA para os professores e pais. Apresentaremos também uma proposta de ação de formação dada por professores aos pais destas crianças. Na segunda parte, referente à componente empírica, inquirimos uma amostra de 71 Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, Educadores de Infância e Docentes do Ensino Especial, através de um questionário construído para o efeito, no sentido de percebermos qual o conhecimento dos docentes no que diz respeito às características desta problemática e se/como utilizam estratégias para apoiar Pais de Crianças com PHDA. O tratamento de dados através do programa SPSS 22 permitiu-nos concluir que Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, Educadores de Infância e Docentes do Ensino Especial, de uma forma geral apresentam um grau de conhecimentos bastante positivo para identificar a (PHDA) nos alunos. Verificamos ainda que em relação à utilização de Estratégias para Apoiar Pais de Crianças com PHDA, uma maioria afirma que utiliza estratégias de intervenção, embora não as explicitem adequadamente.The realization of this research allowed us to understand how teachers can intervene to support parents of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). To contextualize this theme, we developed a critical reflection on the role of teachers, parents and the ADHD, stressing the importance of teachers on this issue. In the first part of this work an historical approach is made over the ADHD, its concept definition, characteristics, types, diagnostic criteria, causes and possible interventions, as well as the importance of ADHD for teachers and parents. We will also present a training action proposal given by teachers to these children’s parents. In the second part, referring to the empirical component, a sample of 71 teachers from the 1st basic education cycle, kindergarten teachers and Special Education Teachers, were inquired through a questionnaire constructed for this purpose. The aim was to realize what was the teacher’s knowledge level concerning the characteristics of this problem and if and how they use strategies to support Parents of Children with ADHD. The processing of data using SPSS 22 allowed us to conclude that, teachers from the 1st basic education cycle, kindergarten teachers and Special Education Teachers, in general, have a very positive of knowledge allowing them to identify ADHD in students. We also found that in relation to the use of Strategies to Support Parents of Children with ADHD, the majority says that they use intervention strategies, although they do not explicit them properly.2015-10-30T10:07:39Z2015-10-28T00:00:00Z2015-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2237TID:201338548TID:201338645porSilva, Sónia Cláudia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:57Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:05.745971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
title O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
spellingShingle O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Silva, Sónia Cláudia Ferreira
Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Papel dos Professores
Formação para Pais
title_short O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_full O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_fullStr O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_full_unstemmed O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
title_sort O Papel do Professor no Apoio aos Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
author Silva, Sónia Cláudia Ferreira
author_facet Silva, Sónia Cláudia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sónia Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Papel dos Professores
Formação para Pais
topic Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Papel dos Professores
Formação para Pais
description A realização desta investigação permitiu-nos entender de que forma podem os professores intervir no sentido de apoiar os pais de crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Para contextualizar esta temática, elaboramos uma reflexão crítica sobre o papel dos professores, dos pais e sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), salientando a importância da atuação dos professores no âmbito desta problemática. Na primeira parte deste trabalho abordamos a evolução histórica, a definição do conceito, as suas características, os tipos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), os critérios de diagnóstico, as causas e possíveis intervenções, bem como a importância da PHDA para os professores e pais. Apresentaremos também uma proposta de ação de formação dada por professores aos pais destas crianças. Na segunda parte, referente à componente empírica, inquirimos uma amostra de 71 Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, Educadores de Infância e Docentes do Ensino Especial, através de um questionário construído para o efeito, no sentido de percebermos qual o conhecimento dos docentes no que diz respeito às características desta problemática e se/como utilizam estratégias para apoiar Pais de Crianças com PHDA. O tratamento de dados através do programa SPSS 22 permitiu-nos concluir que Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, Educadores de Infância e Docentes do Ensino Especial, de uma forma geral apresentam um grau de conhecimentos bastante positivo para identificar a (PHDA) nos alunos. Verificamos ainda que em relação à utilização de Estratégias para Apoiar Pais de Crianças com PHDA, uma maioria afirma que utiliza estratégias de intervenção, embora não as explicitem adequadamente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30T10:07:39Z
2015-10-28T00:00:00Z
2015-10-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2237
TID:201338548
TID:201338645
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2237
identifier_str_mv TID:201338548
TID:201338645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625192161280