“O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Moura Pinto de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13713
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
id RCAP_ec61c7bf29ed3cc17f8b5dace8389a8e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadoraFormação inicial e contínuaProfessor reflexivoInovação curricularNarrativas profissionaisDesenvolvimento profissionalIdentidade profissionalinitial and continuous trainingReflective teacherCurriculum innovationProfessional narrativesProfessional developmentProfessional identity371.124Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)Neste trabalho, pretendo dar a conhecer "O meu Baú Profissional", que desenterrei no início deste Mestrado, tornando esta dissertação um espaço para, através da utilização dos instrumentos teóricos e metodológicos que fui adquirindo ao longo da formação, construir uma narrativa que permitisse conceptualizar e mobilizar os saberes, competências e atitudes que constituem o meu conhecimento profissional, enquanto educadora de infância. O método (auto)biográfico-narrativo, que sustenta a metodologia utilizada, permitiu-me construir uma narrativa em busca de uma identidade profissional, à medida que fui mobilizando referentes, alguns pessoais e outros que estão no colectivo, manipulando-os de forma pessoal e autêntica. Para isso, organizei a narrativa em quatro marcos significativos: Tornar-se Educadora de Infância – à descoberta da profissão; A vivência da profissão – entre as incertezas, as conquistas e a inovação; Consciência Profissional… "desenterrando" o meu Baú Profissional e Em busca de uma identidade profissional. Em cada um deles, pretendo evidenciar quais as experiências de trabalho e formativas que mais contribuíram para a inovação das minhas práticas curriculares e para a (re)construção da minha identidade como profissional reflexiva. Com esta narrativa consegui olhar retrospectivamente para a minha vida profissional, procurando significados e sentidos, tendo por base uma selecção de documentos e registos que faziam parte do meu Baú e que organizei, de acordo com critérios de representatividade e relevância, para cada um dos marcos que balizam a minha trajectória profissional. Este processo meta-reflexivo implicou um diálogo entre o pensamento e a acção, iluminado por exemplos da prática e validado por comentários críticos de um observador externo. É preciso que os professores contribuam activamente para a produção de "conhecimento prático", a partir da análise e reflexão sobre as suas experiências em confronto com a teoria. Aspiro a que "O meu Baú Profissional", que aqui torno público, seja um contributo para a compreensão dos processos de (trans)formação da pessoa-professor, nos contextos profissionais e organizacionais que favorecem e limitam a construção das suas identidades.In this investigation, I pretend to review my "My professional box", which I dig up from the beginning of this masters‘ degree, giving to this dissertation a space to, using my theoretical instruments that I have acquired during my training, build a narrative to find meaning to conceptualize and mobilize theories, skills and attitudes that construct my professional knowledge as a kindergarten teacher. The method (self) biography – narrative, that supports the methodology used, allowed me to build a narrative in search of a professional identity, during which I mobilized references, some of them personal and others collective, manipulating them on a personal and authentic way. For this, I arranged the narrative in four significant marks: Become kindergarten teachers - the discovery of the profession; The experience of the profession - among the uncertainties, the achievements and innovation; Awareness Training ... "digging" my professional box and Looking for a professional identity. In each of them, I intend to highlight which work and formation experiences most contributes to the innovation of my curricular practices and the (re)construct of my identity as a reflective professional. With this narrative I accomplish to look back over my professional path, searching for meanings and senses, based on selected and registration documents that were part of my professional box which I organized according to criteria of representative and relevance from each of the marks that represent my professional career. This meta-reflexive process implied a dialogue between thought and action, enlighten by practical examples and validated by a critical comments of an external examiner. It is necessary that teachers contribute actively to the production of "practical knowledge" from the analysis and reflection on their experiences in conflict with the theory. I aspire that "My professional box", that I become public, can be a contribute to understand the (trans)formation process of the individual teacher, in professional and organizationally contexts that favor and limit the construction of their identities.Alonso, Maria Luísa GarciaUniversidade do MinhoOliveira, Mariana Moura Pinto de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:36.650179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
title “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
spellingShingle “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
Oliveira, Mariana Moura Pinto de
Formação inicial e contínua
Professor reflexivo
Inovação curricular
Narrativas profissionais
Desenvolvimento profissional
Identidade profissional
initial and continuous training
Reflective teacher
Curriculum innovation
Professional narratives
Professional development
Professional identity
371.124
title_short “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
title_full “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
title_fullStr “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
title_full_unstemmed “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
title_sort “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora
author Oliveira, Mariana Moura Pinto de
author_facet Oliveira, Mariana Moura Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alonso, Maria Luísa Garcia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Moura Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial e contínua
Professor reflexivo
Inovação curricular
Narrativas profissionais
Desenvolvimento profissional
Identidade profissional
initial and continuous training
Reflective teacher
Curriculum innovation
Professional narratives
Professional development
Professional identity
371.124
topic Formação inicial e contínua
Professor reflexivo
Inovação curricular
Narrativas profissionais
Desenvolvimento profissional
Identidade profissional
initial and continuous training
Reflective teacher
Curriculum innovation
Professional narratives
Professional development
Professional identity
371.124
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/13713
url http://hdl.handle.net/1822/13713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132481618706432