Leather carvings of mudéjar aesthetics at the Guerra Junqueiro House-Museum and Foundation – memories of al-Andalus in Portuguese lands

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Franklin
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.4000/medievalista.1344
Resumo: The author analyses three chairs and five upholstery pieces of the collection of the poet Guerra Junqueiro, nowadays at the House-Museum and Foundation bearing his name; these leather carvings show aesthetical peculiarities that turn them part of Mudejar art of Umayyad lineage that remained in the West of Iberia Peninsula after the Reconquest. The connections that such motives allow highlight Portugal as a deposit of continuities and adaptations of archaic aesthetics; they have remained in the elite’s leather art c. 1500-1600 before the Renaissance motives becoming dominant.   Bibliography Printed sources LIVRO das Posturas Antigas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1974. LIVRO DOS REGIMENTOS dos officiaes mecânicos da mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa (1572). Ed. e prefácio por Virgílio CORREIRA. 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LIVRO DOS REGIMENTOS dos officiaes mecânicos da mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa (1572). Ed. e prefácio por Virgílio CORREIRA. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1926.   Estudos AGUILÓ ALONZO, Maria Paz – “Cordobanes y guadamecíes”. in BONET CORREA, António – Historia de las artes aplicadas y industriales en España. Madrid: Editorial Cátedra, 1982, pp. 325-335. – El mueble clásico español. Madrid: Editorial Cátedra, 1987. – El mueble en España, siglos XVI-XVII. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas / Ediciones Antiqvaria, 1993. – “Cordobanes y guadamaciles”. in El arte en la piel. Vic: Museu de l’Art de la Pell / Fundación Central Hispano, 1998, pp. 17-31. – “Cordobanes y guadameciles”. Summa Artis LXV (1999), pp. 259-297.AL-RASI, Isa Ibn Ahmad – Anales Palatinos del Califa de Córdoba al-Hakam II, 360-361 H. – 971-975 J. C. Madrid: Sociedad Estudios y Publicaciones, 1967. ÁLVARO ZAMORA, María Isabel – “Encuadernaciones mudéjares”. Artigrama 23 (2008), pp. 445-481. ÁLVARO ZAMORA, María Isabel; MONDINGORRA LLAVATA, María Luz; GIASANTE, Donatella – Els vestits del saber. Enquadernacions mudèjars a la Universitat de València. Valência: Universitat de València, 2003. ANDALOUSIES. de Damas à Cordoue. Paris: Institut du Monde Arabe / Hazam, 2000. (AL-)ANDALUS: las artes islámicas en España. Madrid: Ediciones El Viso, 1992. ARIÉ, Rachel – Miniatures hispano-musulmanes: recherches sur un manuscrit arabe illustré de l’Escurial. Holanda: E. J. Brill, 1969. ART en la pell: cordovans i guadamassils de la col.lecció Colomer Munmany. Barcelona: Fundació la Caixa / Generalitat de Catalunya, 1992. (EL) ARTE en la piel – Colección A. Colomer Munmany. Madrid: Fundación Central Hispano / Museu de l’Art de la Pell, 1998. ASIA, ruta de las estepas: de Alejandro a Gengis Khan. Barcelona: Fundación La Caixa, 2001. 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Lisboa: Editora Prefácio, 2009. – “Eqqus cursare – uma viagem a partir do Festival Anual do Cavalo na Golegã”. Nova Augusta 22, (2010), pp.157-182. – “Estéticas em trânsito: a partilha do ornamento da cerâmica do Gharb al-Andalus com outros artefactos”. Arqueologia Medieval 12 (Outubro 2012), pp. 193-200. – “A grande viagem da flor quadripétala: um estudo a partir da fíbula da escultura “Nossa Senhora do Ó” do Museu Municipal Carlos Reis/Torres Novas”. Nova Augusta 24 (2012), pp. 183-196. – “Uma leitura do painel “Santiago aos Mouros” do Museu de Arte Sacra de Mértola – a equitação medieval e os artefactos da guerra a cavalo”. Arqueologia Medieval 12 (Outubro 2012), pp. 279-292. – “Os couros artísticos: modas e estéticas em trânsito”. in Sphera Mundi – Arte e cultura no tempo dos Descobrimentos / Congresso Internacional. Lisboa, 13-15 Outubro 2015. 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Colónia: Konemann, 2000.IEM - Instituto de Estudos Medievais2017-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.4000/medievalista.1344https://doi.org/10.4000/medievalista.1344Medievalista; No 22 (2017): MedievalistaMedievalista; No 22 (2017): MedievalistaMedievalista; n. 22 (2017): Medievalista1646-740Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/147https://medievalista.iem.fcsh.unl.pt/index.php/medievalista/article/view/147/134Direitos de Autor (c) 2017 Medievalistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Franklin2023-03-28T12:32:08Zoai:ojs2.medteste.fcsh.unl.pt:article/147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:49.122042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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O couro lavrado de estética mudéjar na Casa-Museu e Fundação Guerra Junqueiro – memórias do al-Andalus em terras portuguesas
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Pereira, Franklin
Islamic legacy; Mudejar art; Carved leather; Portuguese furniture; Chairs
Legado islâmico; Arte mudéjar; Couro lavrado; Mobiliário português; Cadeiras
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description The author analyses three chairs and five upholstery pieces of the collection of the poet Guerra Junqueiro, nowadays at the House-Museum and Foundation bearing his name; these leather carvings show aesthetical peculiarities that turn them part of Mudejar art of Umayyad lineage that remained in the West of Iberia Peninsula after the Reconquest. The connections that such motives allow highlight Portugal as a deposit of continuities and adaptations of archaic aesthetics; they have remained in the elite’s leather art c. 1500-1600 before the Renaissance motives becoming dominant.   Bibliography Printed sources LIVRO das Posturas Antigas. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1974. LIVRO DOS REGIMENTOS dos officiaes mecânicos da mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa (1572). Ed. e prefácio por Virgílio CORREIRA. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1926.   Studies AGUILÓ ALONZO, Maria Paz – “Cordobanes y guadamecíes”. in BONET CORREA, António – Historia de las artes aplicadas y industriales en España. Madrid: Editorial Cátedra, 1982, pp. 325-335. – El mueble clásico español. Madrid: Editorial Cátedra, 1987. – El mueble en España, siglos XVI-XVII. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas / Ediciones Antiqvaria, 1993. – “Cordobanes y guadamaciles”. in El arte en la piel. Vic: Museu de l’Art de la Pell / Fundación Central Hispano, 1998, pp. 17-31. – “Cordobanes y guadameciles”. Summa Artis LXV (1999), pp. 259-297.AL-RASI, Isa Ibn Ahmad – Anales Palatinos del Califa de Córdoba al-Hakam II, 360-361 H. – 971-975 J. C. Madrid: Sociedad Estudios y Publicaciones, 1967. ÁLVARO ZAMORA, María Isabel – “Encuadernaciones mudéjares”. Artigrama 23 (2008), pp. 445-481. ÁLVARO ZAMORA, María Isabel; MONDINGORRA LLAVATA, María Luz; GIASANTE, Donatella – Els vestits del saber. 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Lisboa: Editora Prefácio, 2009. – “Eqqus cursare – uma viagem a partir do Festival Anual do Cavalo na Golegã”. Nova Augusta 22, (2010), pp.157-182. – “Estéticas em trânsito: a partilha do ornamento da cerâmica do Gharb al-Andalus com outros artefactos”. Arqueologia Medieval 12 (Outubro 2012), pp. 193-200. – “A grande viagem da flor quadripétala: um estudo a partir da fíbula da escultura “Nossa Senhora do Ó” do Museu Municipal Carlos Reis/Torres Novas”. Nova Augusta 24 (2012), pp. 183-196. – “Uma leitura do painel “Santiago aos Mouros” do Museu de Arte Sacra de Mértola – a equitação medieval e os artefactos da guerra a cavalo”. Arqueologia Medieval 12 (Outubro 2012), pp. 279-292. – “Os couros artísticos: modas e estéticas em trânsito”. in Sphera Mundi – Arte e cultura no tempo dos Descobrimentos / Congresso Internacional. Lisboa, 13-15 Outubro 2015. 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REAL, Manuel Luís – “Os Moçárabes do Gharb português”. in Portugal Islâmico: os últimos sinais do Mediterrâneo. Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia / Instituto Português de Museus, 1998, pp. 35-56. RICARD, Prosper – Pour comprendre l’art musulman dans l’Afrique du Nord et d’Espagne. Paris: Hachette, 1924. – “Sur un type de reliure des temps almohades”. Ars Islamica I (1934), pp. 74-79. RICE, David Talbot – “The pottery of Bizantium and the Islamic world”. in Studies in Islamic Art and Architecture in Honour of Professor K. A. C. Creswell. Cairo: The American University in Cairo Press, 1965, pp. 194-236. STIERLIN, Henri – Islão. De Bagdade a Córdova: a arquitectura primitiva do século VII ao século XIII. Colónia: Tachen, 2002. TORRES BALBÁS, Leopoldo – “De cerámica hispano-musulmana”. Al-Andalus IV (1939), pp. 412-432. – “Las yeserías descubiertas recientemente en las Huelgas de Burgos”. Al-Andalus VIII (1943), pp. 209-254. TORRES, Cláudio (org.) – Cerâmica islâmica portuguesa. 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