Iniciativa de crowdsourcing na UM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19859 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_ec6b08f82cc1f9766c9c56f79a957dc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19859 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Iniciativa de crowdsourcing na UM681.3Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoO crowdsourcing tem vindo, diariamente, a posicionar-se como a melhor solução na resolução de desafios, quer a nível da variedade de soluções, quer a nível de velocidade com que as soluções surgem. Devido a estas características de partilha de soluções aliadas a um conjunto alargado de participantes, permite a obtenção de bens intelectuais de forma rápida e a baixo custo. Tentando perceber melhor os factores que condicionam o sucesso das iniciativas de crowdsourcing, esta dissertação foca a importância dos factores motivacionais que levam as pessoas a responder aos desafios lançados, bem como os mecanismos de incentivo que favorecem o surgimento de respostas de elevada qualidade. De forma a estudar estes factores motivacionais e os mecanismos de incentivo na prática, foi criada uma plataforma denominada de CrowdUM com o intuito de fornecer um serviço de crowdsourcing. Através da dinâmica online observada, bem como através de inquéritos realizados aos participantes, foi possível estudar a eficácia dos mecanismos de incentivo que se demonstraram mais relevantes. Com este estudo, obteve-se como resultado um conjunto de dados reais, provenientes da utilização da plataforma CrowdUM pelos seus membros, na qual e durante quatro meses surgiram alunos interessados nesta iniciativa, sendo que alguns deles participaram nos desafios lançados, motivados pelos incentivos que poderiam receber, caso fossem os vencedores. É com a informação resultante deste estudo científico que procuramos entender o comportamento dos nossos membros, perante os incentivos oferecidos na plataforma. Com estes resultados pretende-se aproximar os incentivos oferecidos noutras iniciativas de crowdsourcing com aqueles que favorecem o crescimento da nossa iniciativa. Esta aproximação de incentivos procura encontrar o equilíbrio entre os incentivos oferecidos e a participação dos utilizadores, de forma a que estes se sintam cada vez mais motivados a participar. Os incentivos oferecidos no CrowdUM têm em conta os estudos efectuados a outras plataformas de crowdsourcing por vários autores, que descreveram os incentivos utilizados nestas iniciativas. A conclusão deste estudo incorpora um conjunto de indicações/lições que foram apreendidas no decorrer de todo o processo e que serão importantes para futuras iniciativas que venham a ser lançadas, bem como para um possível aperfeiçoamento da plataforma criada.Crowdsourcing has been, daily, to position itself as the best solution to solve challenges, both within the range of solutions, both at the speed with which solutions emerge. Because of these features combined with solutions sharing a wide range of participants, allows to obtain intellectual property quickly and at low cost. Trying to better understand the factors that influence the success of crowdsourcing initiatives, this paper focuses on the importance of motivational factors that lead people to meet the challenges posed, and the incentives that favor the emergence of high-quality answers. In order to study these motivational factors and incentive mechanisms in practice was created a platform called CrowdUM in order to provide a service of crowdsourcing. Through the online dynamic observed, as well as through surveys to participants, it was possible to study the effectiveness of incentive mechanisms that have proved most relevant. With this study, we obtained as a result a set of real data from the use of the platform CrowdUM by its members, which for four months, students appeared interested in this initiative, some of whom participated in the challenges posed, motivated by incentives that they could receive if they were the winners. It is with this information from scientific studies that seek to understand the behavior of our members, before the incentives offered on the platform. With these results we intend to bring the incentives offered in other crowdsourcing initiatives with those who favor the growth of our initiative. This approach of incentives seeks to find the balance between incentives offered and the participation of users, so that they feel more motivated to participate. The incentives offered in CrowdUM take into account the studies carried out on other platforms, crowdsourcing by several authors, who described the incentives used in these initiatives. The conclusion of this study incorporates a set of instructions/lessons were learned during the whole process and that will be important for future initiatives that may be released, as well as a possible improvement to the platform created.Ramos, IsabelUniversidade do MinhoFigueiredo, Paulo Jorge Reis20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19859porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:04.999708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciativa de crowdsourcing na UM |
title |
Iniciativa de crowdsourcing na UM |
spellingShingle |
Iniciativa de crowdsourcing na UM Figueiredo, Paulo Jorge Reis 681.3 |
title_short |
Iniciativa de crowdsourcing na UM |
title_full |
Iniciativa de crowdsourcing na UM |
title_fullStr |
Iniciativa de crowdsourcing na UM |
title_full_unstemmed |
Iniciativa de crowdsourcing na UM |
title_sort |
Iniciativa de crowdsourcing na UM |
author |
Figueiredo, Paulo Jorge Reis |
author_facet |
Figueiredo, Paulo Jorge Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Isabel Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Paulo Jorge Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
681.3 |
topic |
681.3 |
description |
Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19859 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132704475709440 |