Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10654 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude. |
id |
RCAP_ec6ec05f000b5def394bdc40b618c589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10654 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafiosInternet use by children and adolescents in Brazil: usage dynamics and challengesInfânciaAdolescênciaEducação e tecnologias digitaisChildhoodAdolescenceEducation and digital technologiesODS::04:Educação de QualidadeEste artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude.This article aims to present usage dynamics and some of the challenges for universal access and better use of the network by children and adolescents in Brazil. In this sense, are presented and analyzed some of the indicators on Internet access and use by children and adolescents from the ICT Kids Online Brazil and ICT Education surveys, coordinated by the Regional Center for Studies on the Development of the Information Society (Cetic.br). The ICT Kids Online Brazil survey is conducted through face-to-face visits at home. The ICT Education survey is conducted in person, in public and private primary and secondary Brazilian schools, in rural and urban areas. Both surveys are sample, annual and national in scope. Together they present a set of indicators that allow a better understanding of the socioeconomic and cultural ecosystem of which children and adolescents are part of Brazil. These indicators highlight the important role played by actors from different social sectors, especially with regard to public policy making, in securing digital rights as part of the rights of children and youth.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoDino, Luísa AdibCosta, Daniela2021-04-15T09:51:06Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10654porDino, Luísa Adib; Costa, Daniela - Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 25-412182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp68-84info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:12.399395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios Internet use by children and adolescents in Brazil: usage dynamics and challenges |
title |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios |
spellingShingle |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios Dino, Luísa Adib Infância Adolescência Educação e tecnologias digitais Childhood Adolescence Education and digital technologies ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios |
title_full |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios |
title_fullStr |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios |
title_full_unstemmed |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios |
title_sort |
Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios |
author |
Dino, Luísa Adib |
author_facet |
Dino, Luísa Adib Costa, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dino, Luísa Adib Costa, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Adolescência Educação e tecnologias digitais Childhood Adolescence Education and digital technologies ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Infância Adolescência Educação e tecnologias digitais Childhood Adolescence Education and digital technologies ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-15T09:51:06Z 2021-03 2021-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10654 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dino, Luísa Adib; Costa, Daniela - Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 25-41 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp68-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552509313482752 |