Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dino, Luísa Adib
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10654
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude.
id RCAP_ec6ec05f000b5def394bdc40b618c589
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafiosInternet use by children and adolescents in Brazil: usage dynamics and challengesInfânciaAdolescênciaEducação e tecnologias digitaisChildhoodAdolescenceEducation and digital technologiesODS::04:Educação de QualidadeEste artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude.This article aims to present usage dynamics and some of the challenges for universal access and better use of the network by children and adolescents in Brazil. In this sense, are presented and analyzed some of the indicators on Internet access and use by children and adolescents from the ICT Kids Online Brazil and ICT Education surveys, coordinated by the Regional Center for Studies on the Development of the Information Society (Cetic.br). The ICT Kids Online Brazil survey is conducted through face-to-face visits at home. The ICT Education survey is conducted in person, in public and private primary and secondary Brazilian schools, in rural and urban areas. Both surveys are sample, annual and national in scope. Together they present a set of indicators that allow a better understanding of the socioeconomic and cultural ecosystem of which children and adolescents are part of Brazil. These indicators highlight the important role played by actors from different social sectors, especially with regard to public policy making, in securing digital rights as part of the rights of children and youth.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoDino, Luísa AdibCosta, Daniela2021-04-15T09:51:06Z2021-032021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10654porDino, Luísa Adib; Costa, Daniela - Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 25-412182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp68-84info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:12.399395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
Internet use by children and adolescents in Brazil: usage dynamics and challenges
title Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
spellingShingle Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
Dino, Luísa Adib
Infância
Adolescência
Educação e tecnologias digitais
Childhood
Adolescence
Education and digital technologies
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
title_full Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
title_fullStr Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
title_full_unstemmed Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
title_sort Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios
author Dino, Luísa Adib
author_facet Dino, Luísa Adib
Costa, Daniela
author_role author
author2 Costa, Daniela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dino, Luísa Adib
Costa, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Adolescência
Educação e tecnologias digitais
Childhood
Adolescence
Education and digital technologies
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Infância
Adolescência
Educação e tecnologias digitais
Childhood
Adolescence
Education and digital technologies
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este artigo tem como objetivo apresentar dinâmicas de uso e alguns dos desafios enfrentados para a universalização do acesso e para o melhor aproveitamento da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. Neste sentido, são apresentados e analisados alguns dos indicadores sobre acesso e uso da rede por crianças e adolescentes, provenientes das pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, coordenadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A pesquisa TIC Kids Online Brasil é realizada por meio de visitas presenciais em domicílios. Já a pesquisa TIC Educação é realizada de forma presencial, em escolas brasileiras de ensino primário e secundário, públicas e particulares, de áreas rurais e urbanas. Ambas as pesquisas são amostrais, anuais e possuem abrangência nacional. Juntas elas apresentam um conjunto de indicadores que permitem melhor compreender o ecossistema socioeconômico e cultural do qual fazem parte crianças e adolescentes no Brasil. Tais indicadores evidenciam o importante papel desempenhado por atores de diversos setores sociais, especialmente no que se refere à elaboração de políticas públicas, para a garantia dos direitos digitais enquanto parte dos direitos da infância e da juventude.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15T09:51:06Z
2021-03
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10654
url http://hdl.handle.net/10400.2/10654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dino, Luísa Adib; Costa, Daniela - Uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: dinâmicas e desafios. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 1 (março 2021), p. 25-41
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol4iss1pp68-84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552509313482752