Internet e redes sociais : um estudo de caso com alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Alberto Tibúrcio Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17900
Resumo: No século XXI é inevitável falar em tecnologias da informação e comunicação e associado a esses conceitos surge a Internet. A sociedade está em constante evolução e a escola deve acompanhar essa evolução. Não podemos esquecer que os nossos alunos são nativos digitais, ou seja, conhecem bem as novas tecnologias, enquanto os professores fazem parte de outra geração e têm que se adaptar a esta nova realidade. Por isso os professores devem acompanhar a evolução para assim poder usar corretamente estas tecnologias na sala de aula. O aparecimento dos serviços da Web 2.0 alterou o modo como as pessoas interagem na Internet e verificamos que o surgimento das redes sociais contribui muito para isso. Há alguns anos atrás, a Internet era uma ferramenta de trabalho voltada, sobretudo, para instituições. Na última década e meia assistimos à massificação da Internet e hoje em dia já faz parte do quotidiano das pessoas. Atualmente muitas pessoas comunicam por correio eletrónico, por skype e nas diferentes redes sociais. A globalização contribuiu muito para isso. Os nossos jovens facilmente se adaptam às novas tecnologias e utilizam-nas, apropriando-se delas na sua vida quotidiana. Usam as redes sociais para se manterem permanentemente em contacto com os amigos e colegas. Neste trabalho, além de refletir sobre a prática pedagógica efetuada ao longo de seis anos de serviço, pretende-se saber como os jovens utilizam a Internet, mais precisamente, as redes sociais. Para isso foi realizado um estudo de caso que incidiu sobre 141 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de uma escola no concelho de Tomar. Para a recolha de dados foi utilizado um inquérito online, aplicado durante uma aula de TIC de modo a estudar e compreender o uso que os alunos dão às redes sociais. Os resultados a que chegámos permitem-nos concluir que o Facebook é a rede social mais utilizada onde os alunos passam um tempo considerável. Dos alunos inquiridos 88% têm conta criada em alguma rede social. Desses alunos 97% têm conta no Facebook e 3% no Twitter. Podemos concluir ainda que 51% dos alunos acedem diariamente a uma rede social. Quanto à duração da utilização da rede constatámos que 35% passam mais de duas horas, 23% até duas horas e 26% até uma hora. Algumas das atividades preferidas dos alunos são conversar com os amigos (92%) e jogar online (67%).
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Na última década e meia assistimos à massificação da Internet e hoje em dia já faz parte do quotidiano das pessoas. Atualmente muitas pessoas comunicam por correio eletrónico, por skype e nas diferentes redes sociais. A globalização contribuiu muito para isso. Os nossos jovens facilmente se adaptam às novas tecnologias e utilizam-nas, apropriando-se delas na sua vida quotidiana. Usam as redes sociais para se manterem permanentemente em contacto com os amigos e colegas. Neste trabalho, além de refletir sobre a prática pedagógica efetuada ao longo de seis anos de serviço, pretende-se saber como os jovens utilizam a Internet, mais precisamente, as redes sociais. Para isso foi realizado um estudo de caso que incidiu sobre 141 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de uma escola no concelho de Tomar. Para a recolha de dados foi utilizado um inquérito online, aplicado durante uma aula de TIC de modo a estudar e compreender o uso que os alunos dão às redes sociais. Os resultados a que chegámos permitem-nos concluir que o Facebook é a rede social mais utilizada onde os alunos passam um tempo considerável. Dos alunos inquiridos 88% têm conta criada em alguma rede social. Desses alunos 97% têm conta no Facebook e 3% no Twitter. Podemos concluir ainda que 51% dos alunos acedem diariamente a uma rede social. Quanto à duração da utilização da rede constatámos que 35% passam mais de duas horas, 23% até duas horas e 26% até uma hora. Algumas das atividades preferidas dos alunos são conversar com os amigos (92%) e jogar online (67%).In the XXI century it is impossible not to talk about information technology and the way it is linked to the Internet. Society is constantly evolving and schools must be able to evolve at the same speed. We can´t forget that our students are digitally very skillful because they know how the new technologies work, while the teachers, who belong to another generation, have to adapt to this new reality. Due to this fact the teachers must try to follow the progress in technology so that they can use it correctly in the classroom. The emergence of Web 2.0. has changed the way people interact in the Internet and we have noticed that the dawning of the social networks has contributed tremendously to that. A few years back the Internet was used mainly for work purposes in public and private institutions. In the last 15 years or so we have seen/witnessed a dramatic increase in the use of the Internet, and today it is a part of the daily life of many people. Many people communicate today via email, skype or social networks. Today we live in a global world which contributes to the fact that our communications are mainly done using the Internet. Our youngsters can easily use the new technologies and they use them on a daily basis, for example they use social networking to be permanently linked to their friends and colleagues. In this work we reflect about the six years’ experience in teaching, as well as the way our students use the Internet in general and the social networks in particular. In order to do that we used a case study with 141 students in years 7, 8 and 9 studying at a school in Tomar. To understand the way the students use social networks we applied an online questionnaire. The collect data allow us to conclude that Facebook is the social network most used by these students and where they spend a considerable amount of time. We observed that 88% of the students have a social network account. 97% of these students have account on Facebook and 3% on Twitter. We can also conclude that 51% of the students access the social network daily. The duration of network usage found that 35% pass over two hours, 23% pass up to two hours and 26% pass up to one hour. Some of the students' favorite online activities is chatting with friends (92%) and playing online games (67%).Cruz, SóniaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Carlos Alberto Tibúrcio Oliveira2015-06-23T10:28:11Z2013-09-1120132013-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17900TID:203017218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:14:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:14:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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