Leituras do jornalismo impresso no romance Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38891 |
Resumo: | A obra do escritor José Saramago alimenta-se fecundamente do jornalismo, sobretudo da imprensa escrita. Disso é exemplo eloquente o romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, em que o protagonista lê quotidiana e obsessivamente a imprensa. Recriando o contexto histórico do Portugal de 1936, a composição romanesca saramaguiana demonstra como até uma imprensa manipulada e possível, por acção controladora da censura e da consequente falta de liberdade, é um espelho ou repositório informativo de uma época, sobretudo no ano crucial da propaganda do regime do Estado Novo, ao celebrar o X aniversário da Revolução de 1926. |
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Leituras do jornalismo impresso no romance Ano da Morte de Ricardo Reis de José SaramagoReadings of print journalism in the novel The Year of the Death of Ricardo Reis by José SaramagoImprensaJornalismoCensuraRomanceJosé SaramagoPressJournalismCensorshipNovelA obra do escritor José Saramago alimenta-se fecundamente do jornalismo, sobretudo da imprensa escrita. Disso é exemplo eloquente o romance O Ano da Morte de Ricardo Reis, em que o protagonista lê quotidiana e obsessivamente a imprensa. Recriando o contexto histórico do Portugal de 1936, a composição romanesca saramaguiana demonstra como até uma imprensa manipulada e possível, por acção controladora da censura e da consequente falta de liberdade, é um espelho ou repositório informativo de uma época, sobretudo no ano crucial da propaganda do regime do Estado Novo, ao celebrar o X aniversário da Revolução de 1926.The work of the writer José Saramago is richly nourished by journalism, especially the written press. An eloquent example of this is the novel O Ano da Morte de Ricardo Reis, in which the protagonist reads the press daily and obsessively. Recreating the historical context of Portugal in 1936, Saramago’s novel demonstrates how even a manipulated and possible press, through the controlled action of censorship and the consequent lack of freedom, is a mirror or repository of information of a time, especially in the crucial year of the propaganda of the Estado Novo regime, celebrating the tenth anniversary of the Revolution of 1926.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, José Cândido Oliveira2022-09-14T14:18:30Z2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38891por1645-568110.14195/2183-5462_39_985124042867info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-05T01:37:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:46.059639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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